ERP na nuvem é a solução certa para a sua empresa?

Conheça as funcionalidades do ERP na nuvem para a gestão de um negócio e descubra se esse sistema é o ideal para a sua ou para a empresa de seus clientes.

08/mar/2022
Gestão

 

Todo empreendedor que deseja a profissionalização do seu negócio precisa de uma ajuda com a gestão, encarando o desafio de ter que escolher um sistema de gestão que irá atender suas necessidades do dia a dia. Além de funcionalidades e módulos, é preciso optar também se haverá implementação ou não, como é o caso do ERP na nuvem, que só apresenta vantagens!

Para tomar uma boa decisão o empreendedor, ou contador que irá indicar o software ERP, precisa se basear em fatos analisados criteriosamente. É sobre isso que falaremos neste artigo. Confira!

O que é ERP?

 

ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, hoje em dia considerado uma ferramenta indispensável para o cotidiano corporativo, pois integra todas as áreas de uma empresa em uma única plataforma. Seu principal objetivo é otimizar os processos e, assim, contribuir para o bom desenvolvimento do empreendimento.

O ERP atua, principalmente, nas áreas financeira e contábil da empresa e seu software pode ser encontrado tanto em sua versão comum (local) quanto em sua versão na nuvem. Conheça-os a seguir.

O que é ERP comum? 

 

O ERP que chamamos de comum, local, ou on-premise, é instalado localmente no hardware e servidores da empresa , em seguida, gerido pela equipe de TI interna.

Este tipo de ERP exige um investimento maior, pois ocorre desde a compra da licença perpétua até o investimento em uma infraestrutura com hardware, servidores e contratação de profissional especializado, pois será necessário, também, o treinamento para capacitar os envolvidos na operação do software.

 

Em virtude desse grande investimento é que os sistemas ERP comuns são considerados como despesa de capital (CAPEX).

O que é ERP na nuvem?

 

O ERP na nuvem utiliza tecnologia de Cloud Computing, armazenando as informações em um servidor on-line, e exigindo menos esforço para manter e instalar. Além disso, não é preciso obter uma licença, já que se paga uma assinatura mensal. 

 

Esse sistema é considerado como despesa operacional (OPEX), ou seja, um custo adicional à organização - assim como custos de manutenção, custo de mão de obra, despesas com as instalações, etc.

 

O ERP na nuvem possui um poder menor de customização, entretanto, garante uma maior segurança, principalmente por conta de mecanismos como criptografia, backup automático e espelhamento de servidores.

Como funciona um ERP na nuvem?

 

A versão do ERP na nuvem opera de forma integrada a outras máquinas e permite que os colaboradores tenham acesso aos dados em qualquer lugar e horário, desde que acessando de um dispositivo conectado à internet, garantindo mobilidade e colaboração na utilização da ferramenta, sempre que necessário.

O ERP na nuvem é composto por três principais partes que fornecem todas as funcionalidades necessárias e, para isso, precisam estar integradas. São elas:

1. Aplicação

É como a porta de entrada dos dados, pois é através dela que os colaboradores inserem as informações que o sistema utilizará nas suas operações e que, posteriormente, serão visualizadas pelo gestor.

 2. Banco de dados

Local onde todas as informações coletadas serão armazenadas para uso na geração de insights e métricas necessárias para o negócio.

3. Framework

Por meio dela que um ERP pode ser adaptado para entregar os melhores resultados para cada tipo de negócio, já que é uma camada personalizável para que o empresário customize a ferramenta de acordo com suas demandas.

 

Nesse sistema em nuvem, como já há o pagamento mensal de sua assinatura, onde já estão acrescidas todas as despesas periódicas adicionais para suporte, treinamento, atualizações e infraestrutura, não há grandes investimentos a se fazer. Ou seja, é possível se programar mensalmente (ou anualmente, conforme plano escolhido), para esse custo. 

Por que indicar um ERP na nuvem para empresas?

Há grandes vantagens em assinar um sistema de ERP na nuvem, além de ser um sistema integrado e oferecer melhor comodidade a sua equipe ainda é garantido:

Segurança

A segurança dos dados é de responsabilidade do fornecedor, ou seja, é o provedor da tecnologia que fica responsável pela segurança da plataforma, não a empresa que contrata o serviço. É algo que garante tranquilidade ao gestor, já que se tem a certeza de que bons provedores estão sempre atualizados e as informações dos seus clientes estarão seguras.

Produtividade

A ferramenta de ERP conta com inúmeras possibilidades e agiliza todas as tarefas, já que distintos setores da empresa se integram com facilidade e velocidade ao preencher formulários e planilhas, facilitando a comunicação e ainda contribui para a redução de papéis. 

Redução de custos

Gastos com impressora e papel serão reduzidos ao utilizar ERP na nuvem, o que gera uma significativa redução de quantidade de documentos e relatórios físicos, contribuindo não só para o meio ambiente, mas também para a saúde financeira da empresa. Além disso, há uma economia no custo de manutenção do sistema, já que essa tarefa fica a cargo do provedor da plataforma e está incluso na assinatura.

Controle de processos

Resultados e processos de uma empresa podem e devem ser medidos. Isso facilita a verificação de possíveis e futuros ajustes que contribuirão para melhorias, reduzindo custos, aumentando eficiência das operações e produtividade dos colaboradores. Ou seja, nenhum detalhe foge aos olhos dos gestores e colaboradores, que precisam monitorar e validar os processos da empresa.

Escalabilidade

Chega a um ponto em que a empresa decide expandir suas operações, após apresentar lucros consecutivamente, necessitando de mais fiscalização em sua receita. Assim, um ERP na nuvem oferece esse suporte para que a escalabilidade ocorra sem que os custos para isso fiquem excessivos.

Facilidade de acesso

Obtendo um ERP na nuvem, centraliza-se informações da empresa, dos concorrentes e do mercado através de gráficos, dashboards e relatórios. Essa ação facilita os acessos, servindo de base para decisões que poderão ser tomadas.

Micro, pequenas, médias e grandes empresas se beneficiam desse sistema de gestão na nuvem, já que o ERP estará sempre disponível, assim como os dados registrados nele, agilizando as operações da rotina empresarial e no atendimento aos clientes, gerando mais comodidade e segurança.

 

O ERP em nuvem automatiza ainda as tarefas operacionais da contabilidade e tira das costas do contador a sobrecarga pouco lucrativa, otimizando seu trabalho e aumentando sua produtividade. 

 

Ainda, um ERP disponibiliza ferramentas que garantem a integridade dos dados dos seus clientes, o que dá maior transparência para a gestão. 

ERP na nuvem Omie: sistema gratuito ou completo

A Omie possui o ERP certo para ajudar em sua gestão contábil. Conheça-os a seguir:

 

Omie.FIT

O Omie.FIT possibilita a gestão financeira da empresa, emite NFs e auxilia no controle do faturamento de forma simples. É um controle contábil automático e muito intuitivo que deixa seu trabalho mais tranquilo e seguro com um ERP gratuito.

 

Vantagens:

  • Gestão 100% online e integrada;
  • Confiabilidade e segurança de dados;
  • Excelente suporte;
  • Integração automática com a contabilidade da empresa.

 

Funcionalidades:

  • Emissão de notas fiscais: emita notas fiscais de produtos e serviços com apenas um clique;
  • Gestão financeira: controle o fluxo de caixa em tempo real, veja as contas a pagar e receber e faça conciliações bancárias de forma automática;
  • Suporte completo:  treinamentos exclusivos e a equipe de suporte disponível por chat, telefone ou e-mail;
  • Usuários ilimitados: crie novos usuários, modifique as permissões de acesso com facilidade sem limitações;
  • Segurança de dados: tenha todas as informações conservadas no datacenter que atende aos mais rigorosos padrões de segurança.

 

Omie.FIT é ideal para empresas com movimentação financeira de até R$180 mil/ano.

Sem custos e de forma simples, possibilita um sistema de gestão online completo.

 

Omie.FULL  

O Omie.FULL é um sistema ERP on-line, integrado e sem complicação que possibilita com sua gestão em nuvem a máxima economia, rápida implementação, com um gerenciamento simples, completo e ilimitado a qualquer hora e lugar.

Vantagens:

  • Gestão 100% online;
  • Implementação fácil: é só ativar e usar;
  • Segurança e integridade de dados;
  • A melhor equipe de suporte;
  • Criação e restrição de usuários ilimitada.

 

Funcionalidades:

  • Emissão de nota fiscal: automatize o processo de faturamento incluindo XML e emissão de boletos com emissão ilimitada de NF-e e NFS-e, integração com prefeituras de todo Brasil, cadastro ilimitado de clientes e inteligência artificial fiscal e tributária;
  • Gestão financeira: seu financeiro totalmente integrado a qualquer uma das operações diárias da sua empresa, contas a pagar e a receber, DRE gerencial, fluxo de caixa e relatórios gerenciais customizados, fim de conciliação bancária, emita boletos a baixo custo e recebimentos via Pix;
  • CRM e gestão de oportunidade: acompanhe os históricos de negociação e prospecções de forma simples através do funil de vendas, conte com o módulo de CRM com previsão de metas e controle de vendas e faça sua gestão de equipes comerciais;
  • Compras, estoque e produção: controle eficiente de estoque, gestão de entradas e saídas, curva ABC, relatórios personalizados, status em tempo real de cada etapa, importação automática de notas fiscais de compra e alimentação de SPED Bloco K automatizada;
  • Vendas e marketplace: monitore a performance dos seus produtos e serviços, em loja física ou virtual. Publique produtos nos principais e-commerces, conciliação de estoques físico e virtual, gerenciamento de orçamentos, pedidos e vendas e integração com todos os módulos do sistema;
  • Integração com o contador: Omie se integra automaticamente ao software contábil com total segurança e integração com todos os softwares do Brasil, dados acurados da empresa acessíveis ao contador em um painel exclusivo para as informações contábeis e fiscais.

 

Omie.FULL é o único sistema que atende comércio, indústria e serviços, do pequeno comércio à construção civil, da prestadora de serviço aos restaurantes e lanchonetes, possui ferramentas de gestão ideais para qualquer empresa prosperar com eficiência.

Facilite sua rotina contábil comum ERP na nuvem

Com todas essas informações, é fácil entender porque o sistema ERP é considerado essencial para o sucesso da rotina contábil de qualquer empresa que deseja evoluir.

Conheça a OMIE, que tem um sistema de ERP que oferece diversas facilidades e funcionalidades para o contador e veja seus negócios decolarem com segurança e precisão.

 

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas