Escritório de contabilidade: vantagens em contratar este serviço

Entenda neste artigo todas as vantagens que o empresário terá ao contratar um escritório de contabilidade. Confira!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Quem empreende e sincronizou inicialmente seus passos em um plano de negócios, sabe que começou solidamente. Por isso, um business plan é essencial desde a fase embrionária da empresa, gerando, assim, muito mais probabilidade de sucesso. Outro fator de sucesso é a contratação de um escritório de contabilidade capaz de fazer o acompanhamento das mutações patrimoniais da empresa, com relatórios com robustas informações financeiras e gerenciais para que você possa acompanhar seu plano de negócios e adaptar a sua rota no tempo certo.

Mesmo em empresas de pequeno a médio porte, a contabilidade pode ser complexa e exigir a atenção total do gestor. Por esse motivo, muitas empresas optam por contratar um escritório de contabilidade que se dedique a essa tarefa e a realize de modo mais eficiente.

Banner CTA

Contar com essa ajuda profissional pode ser essencial para garantir a saúde financeira do negócio, além de permitir que o gestor se dedique mais aos processos estratégicos da companhia. Neste artigo, falaremos mais sobre as principais vantagens que o empreendedor garante ao contar com a assessoria dos serviços de contabilidade. Confira!

Por que contratar os serviços de um escritório de contabilidade?

Você sabe o que faz um escritório de contabilidade? O principal objetivo é realizar a apuração dos resultados fiscais e financeiros das empresas, gerenciando seus patrimônios da melhor forma possível. Ele também orienta os gestores e responsáveis quanto à administração das finanças de um negócio.

A contabilidade terceirizada pode ser aplicada desde uma pequena ou média empresa familiar até em uma grande multinacional. Isso ocorre porque já que existe uma infinidade de informações contábeis que precisam ser aplicadas e diversas vantagens que podem ampliar os negócios por meio da expertise de um contador de escritório especializado.

Terceirizar a contabilidade a profissionais especializados na área pode ser muito vantajoso para as empresas. Com isso, seus gestores poderão ter mais tempo para se dedicar a atividades que geram mais valor estratégico para o negócio, enquanto os contadores entram com toda a expertise e conhecimento especializado.

Quais as vantagens de contratar um escritório de contabilidade?

Uma consultoria de contabilidade eficiente e moderna é capaz de trazer inúmeras vantagens para o seu negócio, independente do segmento. A seguir, veja os principais benefícios de contratar um escritório de contabilidade.

Bom planejamento tributário

Uma das responsabilidades da contabilidade é estruturar o planejamento tributário da companhia, que precisa ser feito de forma cuidadosa para que a empresa possa aproveitar as melhores condições tributárias.

Ao contar com uma assessoria contábil, é possível desenvolver um planejamento que visa reduzir custos com o pagamento de tributos. Tudo é feito dentro da lei e aproveitando as regras da legislação que possibilitam essa redução.

Ademais, o escritório de contabilidade empresarial conta com profissionais capacitados, que têm todo o conhecimento necessário para identificar essas oportunidades que a legislação disponibiliza para assim elaborar o planejamento ideal para as empresas.‍

Foco no core business

Para que seja possível ter mais foco no core business, ou seja, na atividade principal da companhia, o empreendedor precisa contar com uma assessoria contábil. Isso porque, quando o gestor acumula todas essas responsabilidades, pode acabar ficando sobrecarregado.

Com a ajuda de profissionais especializados, é possível obter uma avaliação de custos e de desempenho financeiro, além de acompanhar o fluxo de caixa mais de perto. Além disso, o escritório também poderá assumir funções como a gestão dos saldos bancários em conta corrente da companhia e a criação de relatórios para monitorar a suficiência dos estoques.

Com todas essas atividades do escritório de contabilidade gerencial sendo feitas pelo escritório, gestores e colaboradores da empresa terão mais tempo para se concentrar nas estratégias de desenvolvimento do negócio.

Legislação trabalhista

Parte das responsabilidades da relação de serviços contábeis faz referência à folha de pagamento dos colaboradores e outros documentos que envolvem as relações trabalhistas da companhia.

Trata-se de uma grande responsabilidade. Por isso, essas atividades devem ser feitas da melhor maneira possível para evitar qualquer tipo de falha. Sendo assim, esse é mais um motivo para que esses processos sejam feitos por profissionais qualificados e que tenham respaldo de um escritório contábil.

Dessa forma, a empresa terá mais segurança em suas relações trabalhistas, garantindo que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. Ao contar com uma assessoria contábil, isso é possível.

Segurança de dados confidenciais

Outra questão muito importante na gestão de micro e pequenas empresas é manter os dados do negócio protegidos. Para garantir essa segurança, é possível contar com a ajuda de uma assessoria contábil, que manterá essas informações organizadas e armazenadas de forma segura.

Trata-se de uma preocupação a menos para os gestores, pois será um compromisso que o escritório assumirá com a empresa e poderá, inclusive, estar expresso no contrato firmado entre as partes.

Assim, os gestores poderão ficar tranquilos quanto à segurança dos dados contábeis da organização sem precisar se preocupar com backups, por exemplo, dos cadastros trabalhistas ou suas apurações fiscais.

Transparência na contabilidade

Um ponto muito importante para a contabilidade de uma empresa é a transparência financeira. Isso porque, ela permite que todos os gestores tenham acesso a cada movimentação do negócio.

Por isso, quando há uma assessoria financeira e contábil feita por um escritório, a transparência é garantida, já que os registros e análises das entradas e saídas são feitos pelo escritório.

Com isso, qualquer divergência ou movimentação estranha poderá ser facilmente identificada e esclarecida, mantendo todas as partes atualizadas sobre esses processos.

Economia de recursos

Quando uma empresa mantém um departamento contábil próprio, isso pode gerar despesas com a contratação e manutenção de colaboradores que podem afetar a saúde financeira do negócio.

Por esse motivo, optar por contratar um escritório contábil para assumir essas responsabilidades pode ser mais vantajoso, já que o empresário não terá que se preocupar com as questões trabalhistas desses profissionais.

Além disso, a empresa não terá que lidar com faltas, atrasos ou outras demandas que envolvam colaboradores próprios para cuidar da contabilidade. Nesse sentido, a contratação de uma assessoria acaba gerando uma redução de custos.

Leia também: Tecnologia em contabilidade: transformação digital nos serviços contábeis

Gestão financeira para pequenas e médias empresas

Sempre pensando à frente, a Omie possui um  sistema ERP online, integrado e sem complicação que ajuda na gestão da contabilidade da sua empresa, de forma a integrar todos os departamentos e informações, gerando máxima economia, rápida implementação e suporte total sempre que você precisar.

Com a Omie, você controla toda sua empresa em apenas um sistema 100% online. Além disso, o ERP online da Omie é o único completo que atende indústria, comércio e serviços, gerando inovação e crescimento para todos os portes.

Trata-se de infinitas possibilidades em 6 módulos. Um sistema simples, intuitivo e eficiente, pronto para impulsionar todos os perfis e tipos de negócio. Existe um Sistema ERP Omie perfeito para cada perfil. Descubra o seu!

Agora que ficou clara a importância de contratar um escritório de contabilidade para gerenciar, acompanhe nosso blog e confira mais informações sobre a gestão financeira de PMEs e como ganhar mais eficiência, produtividade e controle na gestão de seus recursos.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.