Kanban: o que é e quais seus benefícios

Veja como a metodologia do Kanban pode ser útil para organizar as atividades da sua empresa e incentivar a produtividade da sua equipe

09/Jun/2022
Empreendedorismo

Diversos métodos podem ser utilizados para organizar o fluxo de trabalho de uma empresa, e um dos mais populares é o Kanban. A metodologia surgiu no Japão e consiste em utilizar colunas e cartões para a organização das tarefas que devem ser executadas ou que já foram realizadas.

Ainda, esse sistema de organização visa tornar o fluxo de trabalho mais eficiente ao exibir em um quadro o status de todas as tarefas. Nesse sentido, pode ser feito tanto de forma manual, com post-its, quanto por meio de um software online, assim todos os colaboradores poderão ter acesso a ele. 

A visualização dos status das atividades ajuda a equipe a entender a situação das operações e o que ainda falta ser concluído. Essa ferramenta de gestão de tarefas também é útil para identificar gargalos no fluxo e solucioná-los. 

Além disso, pode ser utilizado por empresas dos mais variados segmentos. Acompanhe a leitura e saiba como usar o Kanban no dia a dia do seu trabalho. 

O que é Kanban e qual sua origem?  

Em linhas gerais, Kanban é uma ferramenta que serve para aumentar a produtividade organizando o fluxo de tarefas frente às demandas existentes. Foi desenvolvido na década de 40, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, que incorporou a metodologia ao Sistema Toyota de Produção.

No início, o objetivo era equilibrar o fluxo entre estoque de matéria-prima e linha de produção, para que não houvesse falta nem excesso de produtos, por meio de cartões que sinalizavam o andamento do processo produtivo. 

Com o passar dos anos, o quadro Kanban ultrapassou os muros da indústria e, hoje, é utilizado para o fluxo de tarefas em diferentes áreas, funcionando como ferramenta de gestão. 

No Brasil, o Kanban é conhecido há muitas décadas e já faz parte do dia a dia de vários empreendimentos que produzem ou prestam serviços. Aqui, são usados por quem deseja alcançar excelência em suas execuções diárias. 

Como usar o Kanban na sua empresa?

‍Depois de entender o que é Kanban, é preciso saber como ele funciona. Para utilizar o método, você deve listar todas as tarefas a serem executadas e distribuí-las em um quadro dividido em colunas. 

Na metodologia Kanban, as colunas mais comuns são “a fazer”, “em execução” e “feito”. Entretanto, você pode adicionar outros tipos de colunas, conforme o fluxo de trabalho da sua empresa. 

Nesse sentido, dentro de um departamento de marketing, por exemplo, você pode utilizá-lo para alinhar o fluxo da produção de conteúdo para as redes sociais. Assim, você lista os conteúdos a serem feitos, os que estão em execução e os que já estão prontos para publicar. 

Para tanto, faça o seu próprio quadro e adicione as tarefas, que podem ser representadas por cartões ou post-its. Conforme as atividades passam de um status para outro, mova os cartões entre as colunas. Dessa forma, todos saberão em qual situação se encontra cada tarefa.

Lembre-se de usar papéis de cores diferentes para cada tipo de atividade, a fim de facilitar o entendimento visual das etapas. 

Como colocar o Kanban em prática?

Como vimos, o Kanban é uma ferramenta totalmente visual para planejar e acompanhar fluxos de tarefas e engajar equipes em demandas urgentes. Hoje, você pode fazer uso desse recurso em meio físico ou digital, usando um quadro, post-its e uma caneta ou planilhas do Excel e software específicos. 

Caso prefira gerenciar as suas tarefas on-line, existem várias ferramentas que podem ser usadas com o método Kanban, como:

Essas plataformas têm as suas especificidades, vários recursos adicionais, possibilidades de personalização de colunas, aplicativo disponível para celulares, planos gratuitos e pagos. Basta usar a que você melhor se identifica.

O primeiro passo para colocar o Kanban em prática é mostrar os seus benefícios para todos que vão utilizá-lo. Depois, é importante que você identifique os projetos em desenvolvimento, analise as etapas de execução e veja quais podem ser inseridos no método. 

Feito isso, faça uma lista das atividades correspondentes a cada etapa do projeto, da produção ou da prestação de serviço, estipulando um cronograma e prazos para conclusão. Passe tudo para o quadro ou plataforma digital e comece a praticar o Kanban. 

Quais as vantagens de utilizar o Kanban na gestão de processos?

Sem dúvida alguma, o Kanban pode ser uma maneira positiva de promover a gestão de tarefas na sua empresa, já que o quadro permite que a equipe visualize o andamento dos processos em tempo real. Além disso, há várias vantagens na utilização do método. Acompanhe a seguir!

Comunicação integrada

Mesmo que o Kanban seja utilizado em um sistema automatizado, ao qual todos os colaboradores têm acesso, ou em um quadro na parede, o método estimula a comunicação interna. Isso porque, ao atualizá-lo com o status das tarefas, cada membro da equipe contribui para informar aos demais no que está trabalhando.

Priorização das atividades

Ao classificar a prioridade de cada atividade por meio de um sistema de cores, é possível se certificar de que as tarefas mais importantes, com prazo menor de entrega, sejam finalizadas primeiro. Dessa forma, a equipe já saberá o que priorizar no dia de trabalho, o que garante maior autonomia para todos.

Aumento da prioridade

Ao utilizar o sistema Kanban, também é possível fazer com que a equipe esteja mais focada em determinadas atividades. Quando o profissional se empenha em resolver uma tarefa por vez, sem ficar ansioso com a quantidade de trabalho, torna-se mais produtivo e ágil na execução das atividades. 

Estímulo do trabalho em equipe

O Kanban faz com que cada integrante da equipe entenda o seu papel no fluxo de trabalho e sua importância para que as tarefas sejam concluídas com sucesso. Ademais, em empresas onde o fluxo produtivo passa por diversos setores, o método ajuda os colaboradores a trabalharem em equipe

Controle sobre as atividades

Outra vantagem em utilizar o Kanban é que o gestor pode ter mais controle sobre o andamento das atividades, já que precisa apenas dar uma olhada no quadro para saber o que está acontecendo. Essa visão mais transparente sobre o status das tarefas também incentiva cada colaborador a finalizar sua parte do trabalho.

Flexibilidade do fluxo de trabalho

O Kanban permite mais flexibilidade ao fluxo de trabalho, pois o quadro pode ser facilmente personalizado conforme a necessidade da empresa. Logo, é possível adicionar ou remover colunas a qualquer momento, além de reorganizar as prioridades. Por isso, o método se adequa a companhias de diversos portes, com variada quantidade de colaboradores.

Autonomia do trabalho

Por mais que o Kanban seja um ótimo método para integrar equipes, a ferramenta também diz exatamente qual tarefa deve ser executada em cada etapa do dia. Com isso, os colaboradores sabem o que fazer e ganham autonomia. 

Como tornar a gestão da sua empresa ainda mais produtiva?

 

Aqui, vimos como funciona o Kanban e como essa metodologia pode ser aplicada em uma empresa para organizar melhor o fluxo de trabalho. Mas você também pode contar com a tecnologia para tornar a gestão mais eficiente. O sistema de gestão empresarial é um exemplo disso. 

Com essa tecnologia, o gestor tem mais controle sobre as operações da empresa, além de ter acesso a relatórios detalhados, com dados estratégicos que colaboram para tomada de decisões mais assertivas e gestão mais produtiva. 

Gestão eficiente 

Agora que você já sabe quais são as vantagens de utilizar o método Kanban no seu dia a dia de trabalho e como a tecnologia pode tornar seu sistema de gestão mais eficiente, fica fácil entender por que tantas empresas vêm obtendo sucesso após implantar sistemas de ERP Online. Quer saber mais sobre o assunto? Visite o site da OMIE.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas