Kanban: o que é e quais seus benefícios

Veja como a metodologia do kanban pode ser útil para organizar as atividades da sua empresa e incentivar a produtividade da sua equipe.

24/Ago/2020
Gestão

Diversos métodos podem ser utilizados para organizar o fluxo de trabalho de uma empresa, e um dos mais populares é o chamado “kanban”. A metodologia surgiu no Japão e consiste em utilizar colunas e cartões para a organização das tarefas que devem ser executadas ou que já foram realizadas.


Esse sistema de organização visa tornar o fluxo de trabalho mais eficiente ao exibir em um quadro o status de todas as tarefas. Pode ser feito tanto de forma manual, com post-its, quanto por meio de um software online, assim todos os colaboradores poderão ter acesso a ele. 


A visualização dos status das atividades ajuda a equipe a entender a situação das operações e o que ainda falta ser concluído. Essa ferramenta de gestão de tarefas também é útil para identificar gargalos no fluxo e solucioná-los. Além disso, pode ser utilizado por empresas dos mais variados segmentos. Acompanhe a leitura e veja como.

Como usar o kanban na sua empresa?

Após entender mais sobre o que é kanban, é preciso saber como ele funciona. Basicamente, para utilizar o método, é preciso listar todas as tarefas que precisam ser executadas e distribuí-las no quadro.


Na metodologia kanban, o quadro é dividido em colunas. As mais comuns são “a fazer”, “em execução” e “feito”. Entretanto, você pode adicionar outros tipos de colunas conforme o fluxo de trabalho da sua empresa. 


Depois, é preciso adicionar as tarefas, que podem ser representadas por cartões ou post-its. Conforme as atividades passam de um status para outro, é preciso mover os cartões entre as colunas. Dessa forma, todos poderão saber em que pé cada tarefa está.

Vantagens de utilizar o kanban na gestão de processos

O kanban pode ser uma boa maneira de promover a gestão de tarefas na sua empresa, já que o quadro permite que a equipe visualize o andamento dos processos, literalmente. Veja a seguir as principais vantagens desse método:

Comunicação integrada

Mesmo que o kanban seja utilizado por meio de um sistema automatizado, ao qual todos os colaboradores têm acesso, ou um quadro na parede, esse método estimula a comunicação interna. Isso porque, ao atualizá-lo com o status das tarefas, cada membro da equipe contribui para informar aos demais sobre o que está trabalhando.

Priorização de atividades

Ao classificar a prioridade de cada atividade por meio de um sistema de cores, é possível se certificar de que as tarefas mais importantes, ou que possuem um prazo para serem cumpridas, serão finalizadas primeiro. Dessa forma, a equipe já saberá o que priorizar no momento, o que dá mais autonomia para todos.

Aumento da produtividade

Ao utilizar o sistema kanban, também é possível fazer com que a equipe esteja mais focada nas atividades que precisa executar. Quando o profissional se empenha em resolver uma tarefa por vez sem ficar ansioso com a quantidade de trabalho, isso o torna mais produtivo.

Estímulo do trabalho em equipe

Principalmente em empresas onde, para que as atividades sejam concluídas elas precisam passar por diversos setores diferentes, o método ajuda os colaboradores a trabalharem em equipe. Cada um entende o seu papel no fluxo de trabalho e sua importância para que as tarefas sejam concluídas com sucesso.

Controle sobre as atividades

Outra vantagem em utilizar esse método é que o gestor pode ter mais controle sobre o andamento das atividades, já que precisa apenas dar uma olhada no quadro para saber o que está acontecendo. Essa visão mais transparente sobre o status das tarefas também incentiva os colaboradores a finalizarem sua parte do trabalho.

Flexibilidade do fluxo de trabalho

O kanban permite mais flexibilidade ao fluxo de trabalho, pois o quadro pode ser facilmente personalizado conforme a necessidade da empresa. É possível adicionar ou remover colunas a qualquer momento, além de reorganizar as prioridades. Por isso, o método se adequa a companhias de diversos portes, com variadas quantidades de colaboradores.

Como tornar a gestão mais produtiva?

Neste artigo, vimos como funciona o kanban e como essa metodologia pode ser aplicada em uma empresa para organizar melhor o fluxo de trabalho. Mas você também pode contar com a tecnologia para tornar a gestão mais eficiente. O sistema de gestão empresarial é um exemplo disso.


Com essa tecnologia, o gestor tem mais controle sobre as operações da companhia, além de ter acesso a relatórios detalhados, com dados estratégicos que podem fazer toda a diferença nas tomadas de decisões. Para entender melhor como a tecnologia contribui para aumentar a produtividade, leia nosso ebook exclusivo e saiba mais.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas