Marketing para pet shop: como fazer e boas ideias na prática

Que tal aumentar as suas vendas e o conhecimento da sua marca? Com a aplicação do marketing em pet shop isso é possível. Saiba como começar!
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Independente do setor da economia, hoje, é inviável gerar receita sem contar com o marketing dos produtos ou serviços. No caso de pet shops, não é diferente, até porque não faltam concorrências para o mercado. Nesse contexto, o marketing para pet shop é imprescindível.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), há cerca de 139,3 milhões de pets no país. Para lidar com esse público é necessário saber como destacar o seu negócio entre a concorrência, e investir em canais e formas de divulgação é um passo para isso.

Ainda sobre questões quantitativas, segundo o Sebrae, o mercado pet movimenta cerca de R$ 35 bilhões ao ano e tende a crescer ainda mais. Os negócios relacionados ao mundo dos bichinhos vão desde hotéis até cuidados com a beleza, passando, é claro, pela área de medicina veterinária.

Quer saber como dar uma guinada no seu pet shop? Neste artigo, você vai conferir algumas boas estratégias para melhorar a receita do seu negócio. Vamos lá?

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Como fazer um bom marketing para pet shop?

Se a sua empresa está começando agora, o marketing pode ajudá-la a se tornar conhecida, ou se a marca já alcançou uma boa posição no mercado e o intuito é aumentar as vendas, ele também servirá para esse objetivo.

Isso porque, é possível direcionar os seus objetivos junto a um planejamento estratégico, que auxiliará na caminhada para o alcance das principais metas. Para começar, um bom investimento pode ser um e-commerce e anúncios nas redes de busca.

A seguir, confira algumas das principais estratégias utilizadas dentro do marketing digital para melhorar a visibilidade e venda dos produtos e serviços do seu pet shop.

Redes sociais

Hoje, dificilmente alguma pessoa não tem rede social, seja Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, WhatsApp ou qualquer outra das redes disponíveis. Investir em criar conteúdos para redes sociais é uma boa alternativa para se aproximar cada vez mais do seu público-alvo.

Quando falamos em criação de conteúdo para redes sociais é interessante que seja entendido onde o público do seu negócio está. Acredite, vídeos divertidos no TikTok podem ser uma boa opção para a sua empresa. Então, faça uma conta agora mesmo. Afinal, vídeos curtos e com um tom de entretenimento fazem parte da rotina de muitas pessoas e o formato deve crescer ainda mais.

Outra estratégia importante para redes sociais é mostrar os bastidores. Se a sua empresa é um hotel para cachorros, por exemplo, apresentar as principais acomodações e atividades realizadas dentro do hotel pode ser uma ótima ideia.

A utilização de redes sociais em uma estratégia de marketing está diretamente ligada a estar onde o público está, falar uma linguagem próxima a que eles usam no dia a dia e utilizar formatos que melhor engajem dentro da plataforma. O resto é teste e observação de indicadores-chave de performance (em inglês, os famosos KPIs).

SEO e blog

A estratégia de SEO (Search Engine Optimization, em português, otimização para mecanismos de busca) e blog é uma boa opção para quem busca melhorar o ranqueamento do site nos buscadores e alcançar diversos usuários diariamente sem pagar nada.

Com a construção de artigos otimizados, é possível alcançar a primeira página em uma busca e, até mesmo, a posição zero. Isso mesmo! O seu artigo de blog pode se tornar a resposta para a dúvida do seu público-alvo, o que traz autoridade para sua marca e mais tráfego para o seu blog e site.

Além disso, pode-se criar conteúdos mais completos, como guias, passo a passo e outras temáticas de interesse de seu possível cliente.

Mas para estar na primeira página, é necessário conhecimento e domínio das principais técnicas de SEO, como o uso da palavra-chave ao longo do texto e melhor resposta à pergunta feita no buscador.

E-commerce

As compras na internet, sobretudo após a pandemia, tiveram uma alta considerável. Assim, vender online é um caminho para quem quer ter outra forma de venda que não seja somente na loja física.

Mas é válido avaliar se existe orçamento e se é uma alternativa investir em um e-commerce. Entenda que quando integrado com outras estratégias de marketing, como anúncios em redes sociais e buscadores, as vendas aumentam, gerando mais lucro para os negócios.

A depender de quem são os seus concorrentes, pode ser que aderir ao e-commerce seja uma forma de estar à frente deles. Portanto, é preciso organizar um planejamento a longo prazo para vender na internet.

Vale fazer um estudo sobre a estrutura do negócio. Se for o momento certo, aposte em vender em um marketplace, por exemplo.

E-mail marketing

Pode parecer um recurso antigo, mas sim, o e-mail marketing ainda dá certo e gera vendas. Aposte na montagem de fluxos de automação, em gatilhos mentais e saiba a hora de entrar em contato.

Saiba qual o papel do e-mail marketing na sua estratégia, evite erros comuns e utilize boas ferramentas de mercado. Confira algumas das vantagens de usá-lo:

  • custo-benefício;
  • mensagens personalizadas;
  • listas segmentadas;
  • acesso a métricas de desempenho (KPIs);
  • nutrição de leads (possíveis clientes).

Merchandising

O merchandising é uma prática de marketing antiga, mas, por outro lado, completamente atual. Quem não gosta de consumir um produto de um local com o qual se identifica? Seja pelo apelo visual ou pelo produto ou serviço entregue, o merchandising faz parte dessa aproximação entre cliente e empresa.

Quando falamos de espaço físico, nos referimos ao merchandising visual. Quem nunca foi a um restaurante pelo simples fato de ele oferecer uma temática? Esse é um exemplo básico de merchandising visual, ou seja, a comunicação visual do espaço físico de uma loja.

Além disso, o seu petshop também pode explorar a ideia de oferecer brindes, fazer sorteios e promoções que fazem sentido dentro do contexto da estratégia de vendas.

O digital e o espaço físico

Quando falamos da união do digital com o espaço físico, uma boa prática é adicionar a loja ao Google Meu Negócio, ferramenta do Google que aponta a localização da loja dentro do mapa. Dessa forma, quando alguém pesquisar por petshops em uma determinada região, o seu negócio poderá ser encontrado.

A inserção da localização, além de ser uma forma de ser encontrado gratuitamente, também gera mais credibilidade e confiança do cliente com a loja. A plataforma permite, ainda, que o estabelecimento seja avaliado e que as pessoas comentem sobre o que você oferece aos clientes.

Leia também: Veja como colocar sua empresa no Google Maps

Outro ponto importante é o encurtamento de distâncias por meio de um atendimento mais fluido, como é o caso do uso do WhatsApp para tirar dúvidas, oferecer respostas mais rápidas e realizar vendas.

Venda mais com a aplicação de estratégias de marketing para pet shop

Ao longo do artigo, apresentamos diversas dicas e boas práticas de marketing para pet shop. Aplicando as ideias expostas, o seu negócio pode ir ainda mais longe e gerar mais receita.

Quantas dessas dicas já fazem parte da sua rotina? Não deixe de avaliar a melhor forma de aplicá-las. A tecnologia também é uma boa maneira de crescer o seu negócio, pois ela automatiza tarefas que gastam tempo e acabam levando parte da produtividade da sua equipe.

A redução de ações manuais e enfoque em outras áreas essenciais é de extrema importância para qualquer setor da economia. Procure entender como escolher o melhor software para o seu pet shop.

Um software para pet shop é capaz de resolver gargalos e melhorar processos de gestão financeira, já que integra todas as áreas da empresa e expõe dados importantes para serem analisados com frequência. Fale com um de nossos consultores e solicite uma proposta!

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