O contador de 2019

O fim de ano é uma época de repensar e planejar o próximo ano, mas, e o futuro da contabilidade, como será?

18/Dez/2018
Omie Smart

Normalmente a época de final de ano é um momento de reflexão sobre diversas coisas que acontecem em nossas vidas, além de uma oportunidade para estabelecermos novas metas e objetivos. Sabemos que muitas destas metas acabam ficando pelo caminho, mas em muitos casos ocorrem acontecimentos realmente importantes e significativas, gerando novos horizontes e mudando o destino.

No mundo empresarial é ainda mais comum que as empresas se reciclem, repensem o que de importante será definido para este próximo ano nesta época. Afinal de contas, em um mundo cada vez mais competitivo, a revisão dos objetivos e o desafio de novas metas ajudam a todos gerando mais fôlego e disposição para conquistas. Mais do que isto, é uma questão de sobrevivência.

Levando isto para o setor de serviços contábeis, não podemos não enxergar um mercado cada vez mais mutável, principalmente se lembrarmos que teremos um novo governo a partir de janeiro. O otimismo para a retomada do crescimento é algo que deve nos inspirar a querer crescer.

Contadores estão sendo cada vez mais obrigados a entender os novos aspectos do mundo corporativo, principalmente conceitos de gestão financeira, planejamento estratégico, marketing e mídias sociais. Tudo isso afeta muito os seus negócios, que não funcionam mais como antigamente.

Ajudar o seu cliente a crescer e a prosperar é o segredo.

Desse jeito todo mundo ganha, você, o cliente, o mercado e até o Brasil. É um efeito cascata que pode tirar definitivamente a palavra crise dos jornais diários.

O Brasil conta com mais de 6 milhões de pequenas e médias empresas, praticamente todas orientadas por contadores. O grande desafio atual destas empresas é se manter. Precisamos entrar em uma política de prosperidade, podendo gerar riqueza, crescer a economia e manter o crescimento.

E trata-se realmente de um grande desafio, afinal de contas, o trabalho proposto para um contador hoje extrapola aquilo que ele estudou e o qual ele sempre fez, a arte da contabilidade. Fazer deste desafio uma oportunidade é um grande diferencial e acreditamos, irá diferenciar a empresa contábil moderna no mercado deste futuro próximo.

Revisar portfólio de serviços, criar expertise para realizar consultoria estratégia e financeira, buscar eficiência de seus processos de automação com o uso de tecnologia. Estas novas formas de se relacionar com mercado são, sem dúvida alguma, algumas das premissas que devem ser revisadas.

E que tal começar agora?

É sempre começando de algum ponto que se determina o futuro, quanto mais você esperar, menos a evolução e o resultado virão, pode ter certeza.

Ano novo, vida nova, esperamos que sua empresa contábil seja um dos agentes de mudança que precisamos.

Wagner Xavier

Wagner Xavier é Diretor de Contas Especiais na Omie.
Com vasta experiência no mercado de tecnologia voltado para contadores e um fã confesso do bom rock ’n’ roll.
Quer falar com ele? wagner@omie.com.br

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas