Ordem de produção: dicas para administrar sua empresa

Descubra como a ordem de produção pode ajudar a otimizar e organizar os processos da empresa, além de possibilitar o aumento de toda a produção.

23/Mai/2022
Empreendedorismo

Você sabe o que é ordem de produção? Conhecida também pela sigla OP, ela é um documento que consegue ajudar grandes empresas, como as indústrias, a tornarem a gestão e organização de processos mais otimizados. 

Ou seja, a ordem de produção torna possível administrar a empresa de maneira sustentável, entregando produtos e serviços de excelente qualidade e em menos tempo. Ela é uma das ferramentas mais utilizadas em processos de fabricação, afinal, a OP obedece todo o planejamento e programação necessário para a produção, isso inclui análises de estoque, estimativa de demandas e sazonalidade. 

Geralmente, a ordem de produção é enviada através de um sistema utilizado pela empresa, como o ERP, por exemplo. Para entender um pouco mais sobre a importância e  como fazer de forma correta esse documento, continue lendo este artigo!

Gerenciando ordens de produção em grande escala

A ordem de produção é um documento que faz parte do Planejamento e Controle de Produção, um processo realizado para organizar e gerenciar a cadeia produtiva da empresa. 

A OP lista todas as matérias-primas que são necessárias para a fabricação dos produtos, quais etapas de ordem de produção, as quantidades que serão fabricadas, os prazos de entrega e quais serão os horários de início e término do trabalho.

Ou seja, as ordens de produção são processos internos cujo objetivo principal é controlar e organizar a produção da empresa. 

Para fazer a ordem de produção, é necessário utilizar um sistema automatizado de processos e cabe ao gestor da área criar e preencher o documento. Detalhando corretamente todas as etapas do processo. 

Passo a passo para criar uma ordem de produção


Antes de iniciar de fato a OP, é importante mapear todo o ciclo de produção do produto. Entender quais as etapas de ordem de produção, principalmente, é fundamental para guiar durante a elaboração do documento. 

Para isso, é importante responder algumas perguntas para facilitar na hora de preencher as ordens de produção. São elas:

1. Tipo de ordem de produção?

Existem dois tipos de OP que podem ser realizadas, cada uma leva em consideração a realidade da empresa, são elas: 

  • Produção contínua: realizada em empresas que possuem produções em massa, feitas em períodos já determinados;
  • Produção encomendada: realizada por empresas que trabalham com produções sob encomenda de clientes. 

2. Gestão financeira

Todas as informações presentes na OP ajudam a esclarecer quais serão os custos envolvidos no processo de fabricação dos produtos. Sendo assim, fica mais fácil fazer o gerenciamento assertivo da saúde financeira da empresa. 

A ordem de produção oferece uma visão correta dos custos, considerando toda a necessidade de compra, ciclo de vida da produção e muito mais.

3. Controle de estoque

Os estoques das grandes empresas estão sempre sujeitos a mudanças, principalmente por conta das matérias-primas e itens utilizados na fabricação dos produtos. Considerando isso, podemos dizer que a OP facilita o entendimento do que deve ou sair do estoque e em qual período isso deverá acontecer.  

Isso ajuda a controlar os gastos com despesas desnecessárias, evita o desperdício de materiais e torna o estoque mais otimizado e produtivo. 

Ou seja, com as ordens de produção é possível ter uma visão macro do que será produzido, as quantidades e outras questões que envolvam o estoque.

Leia mais sobre o assunto em: Controle de estoque: por que implementá-lo na sua empresa? - Blog Omie

4. Organização dos processos

As informações e dados apresentados na ordem de produção são essenciais para apoiar e coordenar a comunicação entre os diferentes setores da empresa. Com isso, fica mais fácil acompanhar os processos e andamento das tarefas, diminuindo os erros e falhas no processo. 

É fundamental que esteja bem descrito e ressaltado na OP a data de conclusão do processo, só assim, serão evitados os atrasos e problemas que comprometam a qualidade dos produtos. 

O que precisa constar em relatórios de ordem de produção?

A função de uma ordem de produção é reunir todas as informações necessárias, de forma específica, para fabricar um produto. Fora isso, ela também contém um código que é utilizado para rastrear os produtos fabricados. 

Entre as informações que devem constar em uma ordem de produção completa estão: 

  • Qual o produto que será fabricado;
  • Qual a quantidade de produtos que serão fabricados;
  • Quais as matérias-primas que serão utilizadas;
  • Qual é a data de entrega - ressaltando, essa informação deve estar bem claro no documento;
  • A data de emissão;
  • O número do lote;
  • Um roteiro dos processos e recursos que serão utilizados durante o processo

Abaixo, a ordem de produção: exemplo

 

Quanto mais completa for a ordem de produção, mais dados e informações os colaboradores terão para produzir os produtos, seguindo sempre as orientações e exigências da empresa. Afinal, todas essas informações são fundamentais para o ciclo de produção. 

Como melhorar as ordens de produção?

Considerando que a ordem de produção envolve diferentes áreas de uma empresa, como vendas, estoque, financeiro e outras, é fundamental automatizar o fluxo de informações, integrando essas áreas. Tornando a comunicação e os processos mais eficientes, ágeis e seguros. 

Uma das melhores maneiras de melhorar as ordens de produção é utilizar um sistema de ERP. Esse software é a solução perfeita para otimizar e integrar todos setores da empresa em um único lugar. 

O uso de ERP vai auxiliar na:

  • Realização de relatórios para todas as etapas;
  • Garantir a segurança de dados;
  • Manter a comunicação entre as áreas de forma fluida, transparente e objetiva;
  • Oferecer uma visão a longo prazo;
  • Entre outras vantagens!

Ou seja, com o ERP não será mais necessário ficar procurando as informações em vários locais, todos os dados ficam armazenados em uma única base. Com essa integração, as ordens de produção passam a ser feitas de forma automatizada, afinal, todas as informações sobre os pedidos e processos de fabricação estão reunidos no mesmo lugar.  

Com a OP acontece uma troca de informações mais otimizada, clara e objetiva e como resultado, o planejamento e a programação do processo de fabricação fica mais assertivo. 

Ganhe escalabilidade e produtividade com uma boa ordem de produção

A ordem de produção é um documento extremamente importante para a produção nas grandes empresas. É por meio dela que os gestores e as equipes conseguem dar início ao processo de fabricação.

A OP abrange desde a administração de todos os processos de fabricação, desde o planejamento, a gestão da produção, passando pelo gerenciamento de compras até o processo de compra e controle de estoque.

Como organizar as demandas e preparar um fluxo eficiente, que ligue todas as etapas de planejamento e execução é um grande desafio para as grandes empresas, contar com um sistema ERP vai fazer toda a diferença!

Com ele, o retrabalho, itens desnecessários em estoque e atrasos serão reduzidos, tornando os processos mais ágeis, eficazes e assertivos. Conheça o sistema ERP da Omie, que conta com a funcionalidade de Ordem de Produção e vai ajudar sua empresa a ganhar ainda mais produtividade!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas