Para que serve e como fazer uma planilha de vendas e lucros

Aumente a lucratividade de sua empresa com um sistema automatizado de controle de vendas e lucros
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Sabia que com uma planilha de vendas e lucros é possível controlar de forma simples os resultados de seu negócio? Por meio dela, você melhora os processos de trabalho, faz um bom planejamento estratégico, diminui prejuízos e ajuda sua empresa a faturar muito mais.

Com essa aliada na gestão da empresa toda a contabilidade da empresa é simplificada, pois o responsável contábil terá muito mais controle e organização das informações financeiras e fiscais.

623a10d0698e796b835064f8 CTA Banner 1 v2 12

Um diferencial para os micro ou pequenos empreendedores, usando o controle de vendas e lucros é possível ganhar tempo, produtividade, ter uma visão mais inteligente de metas e resultados, além de elevar a qualidade de gestão e de desempenho dos funcionários. Acompanhe este post e entenda como aplicar essa ferramenta no dia a dia de seu negócio.

Por que fazer controle de vendas e lucros na sua empresa?

Para uma gestão eficiente e estratégica de uma empresa, é primordial ter um controle de vendas e de lucros.

No quesito lucro, se você conhece todos os dados referentes às receitas, despesas e fluxo de caixa, consegue conquistar as metas e resultados do planejamento empresarial, mas é importante também conhecer seus clientes e suas preferências de consumo.

Acrescentando em sua gestão o controle de vendas, é possível emitir relatórios dos produtos que geram mais lucros, em relação aos itens parados no estoque e outras informações para montar uma política comercial estratégica para um melhor desempenho da sua empresa.

Além disso, é possível também acompanhar o faturamento e o desempenho da equipe de vendas. Assim, fica mais fácil cobrar resultados e corrigir falhas no processo.

Esse controle pode ser feito manualmente em papel, por meio de uma planilha de vendas e lucros no formato Excel ou atrelada a algum software específico.

Vantagens em utilizar uma planilha de vendas e lucros

Veja algumas vantagens de ter esse controle na gestão de suas vendas logo abaixo!

Organização no planejamento

No planejamento das atividades comerciais, fica mais fácil contar com a planilha de vendas e lucros. As informações necessárias para estipular metas, objetivos e comissões ficam reunidas no mesmo lugar.

O controle de vendas ajuda também a planejar as compras e gestão de fornecedores. Além disso, para emitir relatórios de gestão é mais simples e rápido.

Previsibilidade

Com uma planilha de controle de vendas e lucros, é possível fazer previsões de faturamento, produtos mais vendidos, épocas de maior e menor volume de vendas. Assim, a gestão financeira da empresa é muito mais certeira para se programar para períodos mais difíceis e saber a hora ideal de expandir os negócios.

Redução de perdas

O volume de perdas é bem menor com uma gestão de vendas e lucros. Além disso, é fundamental para decisões de retirada de produtos do portfólio por baixa procura de clientes. E também para saber quais produtos vendem mais para investir neles.

Ademais, pela análise do comportamento dos clientes, é possível planejar melhor as compras, para evitar produtos parados no estoque que vão gerar prejuízos.

Por fim, permite verificar os pagamentos efetuados pelas vendas a prazo para evitar calotes e controlar juros e multas.

Melhor precificação

O preço adequado para os produtos faz uma grande diferença para os lucros da empresa. Com a planilha de vendas e lucros, é possível analisar a demanda de mercado, o poder aquisitivo dos clientes, custos de estoque e relacionamento com fornecedores.

Esses processos são mapeados e analisados para identificar pontos de melhoria e onde continuar investindo para o sucesso do negócio.

Agilidade

Maior agilidade no atendimento aos clientes é um ganho para a produtividade da empresa. Com processos mais organizados e controlados pela planilha de vendas e lucros, o cliente terá sempre as informações à mão, em caso de necessidade de consulta.

Ainda, o atendimento e acesso à informação ficam mais ágeis e a venda é realizada de forma mais assertiva. Isso porque, clientes mais satisfeitos, com suas necessidades prontamente atendidas, geram mais lucratividade para seu negócio.

No próximo tópico, você vai aprender a montar uma planilha de vendas com dicas importantes de informações que não podem faltar.

Como montar a planilha de vendas e lucros

Como já deve ter ficado explicado, uma planilha de vendas e lucros é uma boa ferramenta de gestão e controle de resultados. Mas é importante que nela conste informações dos clientes, das vendas à vista e a prazo, cobrança de juros e multa, comissão de vendedores e entre outros, além de estar integrada com o estoque de produtos para melhor controle.

Ainda, no cabeçalho da planilha é importante definir os principais temas, que podem ser:

  • título da planilha;
  • data da operação;
  • número da nota fiscal;
  • histórico de vendas realizadas;
  • valor da venda;
  • condição de pagamento à vista ou a prazo;
  • descontos aplicados;
  • valor líquido;
  • nome do vendedor;
  • percentual;
  • valor da comissão aplicada.

Outro fator é aplicar a cada coluna de dados a formatação adequada, por exemplo, em percentual de comissão, insira o formato de porcentagem %. Onde for valor em reais, insira o símbolo R$.

Conhecer as fórmulas de cálculo automático ajuda na configuração da planilha. Um exemplo é a fórmula SOMASE inserida no final de cada coluna. Desse modo, o cálculo do total fica automático. Assim, pode ser usada para cálculo do total de vendas realizadas, comissões aplicadas e outros.

Outras fórmulas podem ser criadas para realizar os cálculos automáticos necessários. Assim, é só alimentar a planilha diariamente, que todos os totais ao final das colunas serão atualizados automaticamente. Fica bem mais fácil!

Use softwares a favor da sua empresa

Para melhor rendimento da sua equipe de vendas, utilize softwares para otimizar o tempo e gerar relatórios automáticos de forma rápida. Um sistema ERP pode ajudar você nessa missão.

Acessar todo o histórico de seus clientes vai melhorar muito o atendimento e a qualidade do processo de vendas. Confira outros benefícios em usar um software ERP.

Otimizar o tempo

Usando o sistema de ERP gratuito, como o da Omie, seus dados ficarão disponíveis para acessar de qualquer lugar que estiver. Ainda, pode ser acessado pelo celular, computador ou tablet. O armazenamento fica em nuvem e todos os dados de gestão da sua empresa ficam reunidos em um só lugar.

Assim, sobra muito mais tempo para se ocupar de tarefas estratégicas de gestão. As atividades repetitivas e demoradas são executadas rapidamente no software.

Simplificar o processo

Os processos de sua empresa se tornam muito mais simples com o software ERP da Omie. Além disso, os processos manuais ficam mais rápidos quando são automatizados e integrados entre os vários setores da empresa.

Ainda, o acesso à informação se torna mais simples, pois pode ser acessado sem perder tempo em buscar documentos físicos, evitando perdas e extravios.

Com toda a integração de dados, há redução no erro de preenchimento manual de documentos e melhora na performance de toda a equipe de colaboradores. Além disso, é mais tranquilo emitir relatórios de performance do seu negócio.

Controle de vendas e lucros em planilha de forma descomplicada

Seu controle de vendas e lucros aparece no software Omie automaticamente por meio de relatórios emitidos no sistema. Desse modo, você consegue ver todo o processo de vendas e analisar as estratégias que mais deram resultados para tomar as melhores decisões de gestão da empresa.

Mas é possível também cadastrar e consultar a situação de cada cliente, definindo limite de crédito personalizado. Acompanhe o desempenho de cada um dos vendedores e o desenrolar das negociações com os clientes.

Emita automaticamente as notas fiscais eletrônicas integradas com o faturamento e o estoque de produtos. Aproveite essas e todas as outras funcionalidades do Sistema ERP Omie.

Faça de qualquer lugar, totalmente online, o controle de vendas do seu negócio. Assim, sua empresa vai ficar muito mais ágil no atendimento dos clientes e você vai ter mais confiabilidade nas informações geradas pelo sistema.

Tenha uma visão estratégica do seu negócio por meio do controle de vendas e lucros

Uma empresa que não tem uma base de dados confiável para ser consultada e que ajuda na tomada de decisão têm menos chances de atingir o sucesso.

A organização da empresa é fundamental para sua sobrevivência, e isso se aplica também, e principalmente, na área contábil. Com uma simples planilha é possível ter uma visão geral e específica de todo o negócio, otimizando processos e ajudando o dono a ter uma visão mais inteligente, estratégica e consciente.

Se, além disso, você quer superar qualquer barreira para seu crescimento, conheça o sistema ERP Omie e comece a gerenciar suas tarefas de forma simples, completa a qualquer hora e lugar. Fale com um especialista ainda hoje e veja tudo o que podemos fazer pela sua empresa.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
o que é expedição e quais seus benefícios
Entenda a expedição logística: o que é, como funciona e dicas essenciais para o processo. Saiba mais!
Conheça o que é OEE, entenda como ele é calculado e saiba mais sobre sua importância para medir a eficiência
Vamos tratar aqui sobre todas as operações que possibilitam um maior controle dos negócios e também da revolução chamada Omie.Cash