Para que serve e como fazer uma planilha de vendas e lucros

Aumente a lucratividade de sua empresa com um sistema automatizado de controle de vendas e lucros

07/Abr/2022
Finanças

Sabia que com uma planilha de vendas e lucros é possível controlar de forma simples os resultados de seu negócio? Por meio dela, você melhora os processos de trabalho, faz um bom planejamento estratégico, diminui prejuízos e ajuda sua empresa a faturar muito mais.

Com essa aliada na gestão da empresa toda a contabilidade da empresa é simplificada, pois o responsável contábil terá muito mais controle e organização das informações financeiras e fiscais. 

Um diferencial para os micro ou pequenos empreendedores, usando o controle de vendas e lucros é possível ganhar tempo, produtividade, ter uma visão mais inteligente de metas e resultados, além de elevar a qualidade de gestão e de desempenho dos funcionários. Acompanhe este post e entenda como aplicar essa ferramenta no dia a dia de seu negócio.

Por que fazer controle de vendas e lucros na sua empresa? 

Para uma gestão eficiente e estratégica de uma empresa, é primordial ter um controle de vendas e de lucros. 

No quesito lucro, se você conhece todos os dados referentes às receitas, despesas e fluxo de caixa, consegue conquistar as metas e resultados do planejamento empresarial, mas é importante também conhecer seus clientes e suas preferências de consumo.

Acrescentando em sua gestão o controle de vendas, é possível emitir relatórios dos produtos que geram mais lucros, em relação aos itens parados no estoque e outras informações para montar uma política comercial estratégica para um melhor desempenho da sua empresa.

Além disso, é possível também acompanhar o faturamento e o desempenho da equipe de vendas. Assim, fica mais fácil cobrar resultados e corrigir falhas no processo.

Esse controle pode ser feito manualmente em papel, por meio de uma planilha de vendas e lucros no formato Excel ou atrelada a algum software específico.

Vantagens em utilizar uma planilha de vendas e lucros

Veja algumas vantagens de ter esse controle na gestão de suas vendas logo abaixo!

Organização no planejamento 

No planejamento das atividades comerciais, fica mais fácil contar com a planilha de vendas e lucros. As informações necessárias para estipular metas, objetivos e comissões ficam reunidas no mesmo lugar.

O controle de vendas ajuda também a planejar as compras e gestão de fornecedores. Além disso, para emitir relatórios de gestão é mais simples e rápido.

Previsibilidade

Com uma planilha de controle de vendas e lucros, é possível fazer previsões de faturamento, produtos mais vendidos, épocas de maior e menor volume de vendas. Assim, a gestão financeira da empresa é muito mais certeira para se programar para períodos mais difíceis e saber a hora ideal de expandir os negócios.

Redução de perdas

O volume de perdas é bem menor com uma gestão de vendas e lucros. Além disso, é fundamental para decisões de retirada de produtos do portfólio por baixa procura de clientes. E também para saber quais produtos vendem mais para investir neles.

Ademais, pela análise do comportamento dos clientes, é possível planejar melhor as compras, para evitar produtos parados no estoque que vão gerar prejuízos. 

Por fim, permite verificar os pagamentos efetuados pelas vendas a prazo para evitar calotes e controlar juros e multas.

Melhor precificação

O preço adequado para os produtos faz uma grande diferença para os lucros da empresa. Com a planilha de vendas e lucros, é possível analisar a demanda de mercado, o poder aquisitivo dos clientes, custos de estoque e relacionamento com fornecedores.  

Esses processos são mapeados e analisados para identificar pontos de melhoria e onde continuar investindo para o sucesso do negócio.

Agilidade

Maior agilidade no atendimento aos clientes é um ganho para a produtividade da empresa. Com processos mais organizados e controlados pela planilha de vendas e lucros, o cliente terá sempre as informações à mão, em caso de necessidade de consulta.

Ainda, o atendimento e acesso à informação ficam mais ágeis e a venda é realizada de forma mais assertiva. Isso porque, clientes mais satisfeitos, com suas necessidades prontamente atendidas, geram mais lucratividade para seu negócio.

No próximo tópico, você vai aprender a montar uma planilha de vendas com dicas importantes de informações que não podem faltar.

Como montar a planilha de vendas e lucros

Como já deve ter ficado explicado, uma planilha de vendas e lucros é uma boa ferramenta de gestão e controle de resultados. Mas é importante que nela conste informações dos clientes, das vendas à vista e a prazo, cobrança de juros e multa, comissão de vendedores e entre outros, além de estar integrada com o estoque de produtos para melhor controle.

Ainda, no cabeçalho da planilha é importante definir os principais temas, que podem ser: 

  • título da planilha;
  • data da operação;
  • número da nota fiscal;
  • histórico de vendas realizadas;
  • valor da venda;
  • condição de pagamento à vista ou a prazo;
  • descontos aplicados;
  • valor líquido;
  • nome do vendedor;
  • percentual;
  • valor da comissão aplicada.

Outro fator é aplicar a cada coluna de dados a formatação adequada, por exemplo, em percentual de comissão, insira o formato de porcentagem %. Onde for valor em reais, insira o símbolo R$.

Conhecer as fórmulas de cálculo automático ajuda na configuração da planilha. Um exemplo é a fórmula SOMASE inserida no final de cada coluna. Desse modo, o cálculo do total fica automático. Assim, pode ser usada para cálculo do total de vendas realizadas, comissões aplicadas e outros.

Outras fórmulas podem ser criadas para realizar os cálculos automáticos necessários. Assim, é só alimentar a planilha diariamente, que todos os totais ao final das colunas serão atualizados automaticamente. Fica bem mais fácil!

Use softwares a favor da sua empresa

Para melhor rendimento da sua equipe de vendas, utilize softwares para otimizar o tempo e gerar relatórios automáticos de forma rápida. Um sistema ERP pode ajudar você nessa missão.

Acessar todo o histórico de seus clientes vai melhorar muito o atendimento e a qualidade do processo de vendas. Confira outros benefícios em usar um software ERP.

Otimizar o tempo

Usando o sistema de ERP gratuito, como o da Omie, seus dados ficarão disponíveis para acessar de qualquer lugar que estiver. Ainda, pode ser acessado pelo celular, computador ou tablet. O armazenamento fica em nuvem e todos os dados de gestão da sua empresa ficam reunidos em um só lugar.

Assim, sobra muito mais tempo para se ocupar de tarefas estratégicas de gestão. As atividades repetitivas e demoradas são executadas rapidamente no software.

Simplificar o processo

Os processos de sua empresa se tornam muito mais simples com o software ERP da Omie. Além disso, os processos manuais ficam mais rápidos quando são automatizados e integrados entre os vários setores da empresa. 

Ainda, o acesso à informação se torna mais simples, pois pode ser acessado sem perder tempo em buscar documentos físicos, evitando perdas e extravios.

Com toda a integração de dados, há redução no erro de preenchimento manual de documentos e melhora na performance de toda a equipe de colaboradores. Além disso, é mais tranquilo emitir relatórios de performance do seu negócio.

Controle de vendas e lucros em planilha de forma descomplicada 

Seu controle de vendas e lucros aparece no software Omie automaticamente por meio de relatórios emitidos no sistema. Desse modo, você consegue ver todo o processo de vendas e analisar as estratégias que mais deram resultados para tomar as melhores decisões de gestão da empresa.

Mas é possível também cadastrar e consultar a situação de cada cliente, definindo limite de crédito personalizado. Acompanhe o desempenho de cada um dos vendedores e o desenrolar das negociações com os clientes.

Emita automaticamente as notas fiscais eletrônicas integradas com o faturamento e o estoque de produtos. Aproveite essas e todas as outras funcionalidades do Sistema ERP Omie.

Faça de qualquer lugar, totalmente online, o controle de vendas do seu negócio. Assim, sua empresa vai ficar muito mais ágil no atendimento dos clientes e você vai ter mais confiabilidade nas informações geradas pelo sistema.

Tenha uma visão estratégica do seu negócio por meio do controle de vendas e lucros

Uma empresa que não tem uma base de dados confiável para ser consultada e que ajuda na tomada de decisão têm menos chances de atingir o sucesso. 

A organização da empresa é fundamental para sua sobrevivência, e isso se aplica também, e principalmente, na área contábil. Com uma simples planilha é possível ter uma visão geral e específica de todo o negócio, otimizando processos e ajudando o dono a ter uma visão mais inteligente, estratégica e consciente. 

Se, além disso, você quer superar qualquer barreira para seu crescimento, conheça o sistema ERP Omie e comece a gerenciar suas tarefas de forma simples, completa a qualquer hora e lugar. Fale com um especialista ainda hoje e veja tudo o que podemos fazer pela sua empresa.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas