Benefícios da automatização contábil para os profissionais

Quais impactos a era tecnológica causa no mundo do empreendedor contábil? A automatização contábil é uma tendência no mercado e um grande diferencial!

05/Mai/2022
Contabilidade

Rotinas contábeis jurássicas estão cada vez mais cedendo espaço para a modernização das operações, como é o caso da adoção da automatização contábil. Apesar dos processos de aprimoramento pelos quais a contabilidade passa há muitos anos e de todas as mudanças significativas que a profissão vem trilhando, nenhuma impactou tanto quanto o progresso da era da inteligência artificial.

A contabilidade está passando por uma mudança de padrão, impondo um novo posicionamento profissional dentro do mercado, de postura e entrega de valor. Algo que resgata a essência da profissão, porém de forma renovada e eficaz, adaptada ao mundo atual e atendendo às necessidades do mercado de maneira relevante, sem timidez.

Com um novo perfil, digital e consultivo, contadores e contadoras passam a ser um elemento absolutamente relevante para a evolução do ecossistema empreendedor, inclusive do ponto de vista dos empresários. Ainda, empresas destravam seus negócios e se tornam mais rentáveis ao serem acompanhadas por esses profissionais que têm competências de perfil consultivo.

Nesse sentido, com um processo reformulado, onde a tecnologia destituiu a velha figura do guarda-livros e do profissional informatizado ainda refém do fisco, contadores e contadoras, preocupados com o futuro da profissão contábil, sofrem forte pressão para se adequarem a essa mudança de mindset e buscam alternativas para construção e permanência no mercado.

Neste artigo, vamos saber mais sobre os reflexos que a automatização contábil causa no novo perfil, tanto do ponto da contabilidade quanto das empresas que contratam os serviços desses profissionais. Além disso, apontaremos as dificuldades para essa adequação e veremos como solucioná-las para destravar o seu negócio dentro dessa nova realidade.

Automatização contábil com o software de ERP

Os reflexos mais percebidos na automação das operações contábeis são o aumento de performance, a qualidade de entrega do time, a segurança nos processos e o aumento do ticket médio. A estratégia de utilizar sistemas que destravam as rotinas, impacta diretamente em toda estrutura, logo mais, veremos porquê.

De início, entenda que ao inserir o sistema ERP de gestão na sua empresa contábil e na empresa do seu cliente, aqueles papéis indo e vindo acabam! Isso porque, por meio do ERP de Gestão, a sua empresa contábil coleta remotamente todas as informações necessárias para o cumprimento de conformidades do fisco e todos os relatórios financeiros essenciais para o seu setor de contabilidade gerencial.

Com esse processo facilitado pelo ERP, seu setor fiscal terá um aumento considerável no desempenho para cumprimento das declarações acessórias e para a geração de impostos, já que além de ter acesso aos dados das empresas de forma remota e facilitada, o time ainda consegue fazer a integração dos dados com o sistema contábil já implantado em sua rotina.

Além disso, o setor de contabilidade gerencial também sofre um considerável impacto de performance, pois, durante esse processo remoto de coleta de dados, a integração contábil também acontece de maneira prática, resultando em maior instantaneidade para entrega de relatórios gerenciais e, consequentemente, entrega de valor consultivo ao cliente. 

Nesse sentido, o ERP de Gestão Omie, por exemplo, é um dos grandes diferenciais de automatização.

Mas o impacto também reflete na diminuição de custos, uma vez que o ERP elimina processos que demandam tempo para a execução de tarefas e evita uma grande mobilização da equipe para cumprir demandas exaustivas que nada agregam em valor.

Agora, você já deve ter percebido o quanto é possível, com a automatização de algumas rotinas, destravar o seu negócio contábil agregando valor para o cliente e aumento da credibilidade da sua empresa contábil no mercado. Mas os impactos positivos não param por aí.

Conheça os benefícios da automatização contábil

A contabilidade automatizada traz inúmeras vantagens que não são percebidas apenas pelos contadores, mas também por gestores e clientes. Esta ação permite um controle financeiro personalizado e uma análise muito mais aprofundada das finanças. 

Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios da automatização contábil.

Otimização de tempo

Uma das grandes dores das empresas contábeis é fazer um controle eficiente de processos e tarefas. Evitar gargalos na gestão e aquelas indesejadas multas aplicadas pelo fisco por falta de cumprimento de obrigações acessórias é um dos grandes desejos dos empresários contábeis. Dentro desse cenário, a contabilidade digital também oferece a possibilidade de gestão através de automação em sistemas.

Além disso, gerenciar o cumprimento de processos rotineiros e também eventuais, mensurando o tempo gasto para a execução de cada tarefa, entre outros benefícios, ajuda na precificação dos honorários contábeis. E é por esse e outros motivos que é muito importante que uma empresa contábil digital e consultiva também invista em plataforma de controle e gestão de processos.

Ainda, imagine que essa plataforma pode auxiliar o seu time no envio de impostos, folha de pagamento e outros documentos para os clientes por meio da automação de e-mail. Nesse sentido, sua equipe não vai precisar mais anexar documento por documento e enviar e-mail por e-mail. Esse desperdício de tempo com trabalhos repetitivos acabará quando você permitir que o robô dessa plataforma execute essa tarefa de forma automatizada.

Portanto, processos que demandam tempo, desperdiçam energia e não entregam retorno de valor na mesma proporção são substituídos por sistemas que realizam essas atividades em maior quantidade e menor tempo, aumentando consideravelmente a produtividade da empresa.

Melhorias no processo e equipe motivada

É exatamente isso! Ao aumentar a performance da empresa contábil com processos auxiliados pela inteligência artificial, o time entrega um trabalho com mais qualidade. Ainda, passa a existir tempo para que sejam feitas análises mais detalhadas durante o cumprimento de conformidades e geração de impostos. 

Assim, o piloto automático da equipe, imposto pela escassez de tempo, dá lugar a um trabalho consultivo e customizado. 

Além disso, os profissionais que trabalham com contabilidade deixam de se sentir meros robôs que desempenham trabalhos operacionais repetitivos e passam a se perceber como profissionais que têm habilidades cognitivas e conhecimentos técnicos capazes de transformar e destravar empresas através de um trabalho estratégico.

O impacto na equipe causado por essa transformação tecnológica gera uma percepção considerável de avanço e crescimento profissional. A cultura organizacional da empresa sofre alterações de engajamento porque o time se percebe como parte integrante da diferenciação que faz empresas evoluírem e preservarem empregos.

As rotinas burocráticas, agora facilitadas por robôs, passam a ser insumos para um propósito maior, onde os profissionais contábeis assumem o protagonismo da entrega de valor estratégico que impactam diretamente no ecossistema do empreendedor. Nesse momento, acontece um aumento de credibilidade no mercado jamais sentido antes por profissionais da área contábil.

Hoje, o antigo escritório de contabilidade se transformou em uma empresa de contabilidade que oferece serviços de atendimentos recorrentes, bem como serviços que auxiliam na gestão estratégica dos negócios, como BPO financeiro, planejamento tributário, assessoria em gestão de negócios, planejamento financeiro, entre outros.

Com toda essa alta performance, o ticket médio da empresa contábil aumenta consideravelmente. Colaboradores que integram o time passam a atender um maior número de clientes em sua carteira, evitando mais contratações e aumentando a lucratividade.

Nesse sentido, com um maior valor agregado ao serviço recorrente, respaldado por uma equipe consultiva que propõe melhorias e entrega de soluções, é possível aumentar o valor dos honorários. A empresa contábil eleva a entrega de valor (solução) através de diferenciação e, consequentemente, aumenta também a cobrança do valor de honorários contábeis.

A competitividade no mercado também é um dos reflexos que a automação contábil causa. O empreendedor em geral tem uma dor latente, a de precisar de uma contabilidade com mais tempo para a “consultabilidade”, com mais atenção e energia para auxiliá-lo em tomadas de decisão. E é através da estratégia digital que empresas contábeis se destacam no mercado e se tornam mais competitivas.

Enquanto alguns profissionais estão travados em processos tradicionais e ultrapassados, perguntando-se sobre o futuro da profissão contábil, os visionários estão se especializando e adaptando seus negócios à era digital, que chegou para revolucionar o mercado e apresentar uma nova forma de entrega.

Dicas especiais para acontecer a automatização contábil

Claro que há algumas dificuldades para que a empresa de contabilidade se enquadre nesse novo formato e essa dúvida que tanto amedronta sobre o futuro da profissão contábil tem muito sentido para os que estão rígidos nessa transformação. 

Mas até os profissionais que estão abertos para o novo e já em transformação sentiram esse receio sobre a exclusão no mercado, por isso estão em busca de renovação.

Sendo assim, uma das orientações que deixamos para você que quer avançar nessa transformação contábil é internalizar a importância da mudança de mindset, mas de dentro para fora. De nada adianta publicizar um posicionamento quando a operação ainda não está pronta e não faz parte da cultura e rotina da sua empresa contábil.

Além disso, é importante reavaliar o modelo de negócio da sua empresa contábil. Entender a diferença entre o tradicional, digital/consultivo e o modelo online, além de identificar qual a persona do seu cliente, o que vai fazer total diferença na entrega e no crescimento do negócio.

A contabilidade vive um momento de protagonismo jamais sentido em toda a sua história. Antes com a “consultabilidade” como essência sentida em teoria, hoje com a oportunidade de praticá-la e provar para o mercado a importância e o valor que a gestão contábil tem para a evolução de todo o ecossistema empreendedor.

Pronto para se tornar um profissional mais capacitado e produtivo? Confira tudo o que a Omie pode fazer por você e para seus clientes, além de aproveitar todas as vantagens em ser um dos nossos contadores parceiros!


Fabiano Azevedo

Fabiano Azevedo, contador consultor, CEO e sócio do escritório Tática Contabilidade. Como palestrante, com conteúdo voltado para o mercado de contabilidade e empreendedorismo, desenvolve um trabalho de disseminação de conhecimento na intenção de ser um fator de soma na vida profissional das pessoas.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas