ROI: entenda a métrica e sua importância para os negócios

Você sabe qual a importância de calcular o ROI? Leia nosso artigo e veja como acompanhar essa métrica pode ajudar sua empresa a gerar lucros.

27/Out/2020
Finanças

O ROI é uma das métricas mais importantes de uma empresa, já que fornece estatísticas precisas sobre o retorno que os investimentos feitos pela companhia estão gerando. Com essa informação, é possível entender se as estratégias de desenvolvimento do negócio estão funcionando ou se é necessário fazer ajustes.


A métrica de retorno sobre investimento pode ser usada para analisar a eficácia de diversos tipos de investimento, desde campanhas de marketing e compra de novos equipamentos até alguma pesquisa que esteja sendo feita pela empresa. 


A partir das informações obtidas pelo ROI, é possível entender se vale a pena continuar com determinado investimento, se ele precisa de ajustes ou se é mais vantajoso encerrá-lo. Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a entender mais sobre o que é ROI e como calculá-lo da forma certa.

Como calcular o ROI?

Para calcular o ROI de um investimento é preciso, primeiramente, subtrair o ganho obtido com ele pelo valor que foi investido. Depois, divide-se este resultado pelo valor investido, e pronto. Obtém-se o ROI.


Para entender melhor o cálculo, veja a seguir a fórmula do ROI:


ROI = (Ganho – Investimento) / Investimento


Vale lembrar que, para que o resultado do cálculo seja o mais preciso possível, é necessário incluir na conta todo o valor investido e toda a despesa. Você também pode utilizar uma calculadora de ROI online para obter esses resultados de forma mais rápida e fácil.


Leia também: 5 dicas para um planejamento financeiro empresarial de sucesso!


Vantagens de utilizar o ROI

Saber calcular o ROI permite que as empresas avaliem precisamente se os seus investimentos estão de fato gerando resultados. Veja mais alguns dos principais benefícios em acompanhar essa métrica:

Redução de custos

Todo tipo de investimento que é feito e que não gera resultados precisa ser encerrado, caso contrário, pode acabar trazendo prejuízos para a companhia. Ao calcular o ROI, você encontra as informações necessárias para evitar esse tipo de perda, já que avalia seus investimentos profundamente.


Seja para avaliar as campanhas de marketing ou o material comprado para realizar as atividades do dia a dia, tudo isso pode ser analisado por meio do ROI. Assim, você investe somente naquilo que realmente traz lucros para o seu negócio.

Melhor métrica de lucratividade

Com o ROI, os investidores podem saber exatamente como está a situação de suas aplicações. Por isso, trata-se de um indicador importante para determinar a eficiência em decisões e alocação de recursos.


Além disso, também tem como objetivo mostrar que, em um certo período de tempo, podem haver oportunidades ótimas de investimento em cada ativo para auxiliar na maximização dos lucros.

Cálculo simples

Outra vantagem dessa métrica é que ela não implica na coleta de novos números para obter informações para o seu cálculo. Isso porque o ROI já é baseado nos dados financeiros da contabilidade da companhia.


Dessa forma, todos os dados financeiros necessários para seu cálculo estão disponíveis nas demonstrações emitidas pela contabilidade, o que facilita muito a análise dessas informações.

Prazo do Retorno de Investimento

Além de calcular o retorno sobre o capital de investimento, também é comum calcular o Prazo do Retorno de Investimento (PRI). Essa métrica indica qual o período necessário para que o investidor alcance o breakeven, ou seja, o ponto de equilíbrio contábil, e recupere o capital investido.

Como calcular o PRI

Para calcular o PRI de um investimento, utiliza-se o valor do capital aplicado. Além disso, o cálculo é feito por meio de uma unidade de tempo. Desse modo, é preciso somar os valores dos rendimentos acumulados, época após época, até que o valor total seja igual ao valor do investimento inicial. Veja a fórmula desse cálculo:


PRI = Investimento Total / Lucro Líquido


Quanto mais o investidor precisar esperar para ter de volta o valor do investimento e ainda lucrar com ele, menos atrativo ele será e mais prejuízo poderá ter. Por isso, ao calcular o PRI, você pode saber com antecedência qual o risco do investimento.

Gestão financeira eficiente

Após entender mais sobre como calcular o ROI e quais as suas vantagens para a empresa, foi possível descobrir como essa métrica pode ser benéfica para manter a saúde financeira do seu negócio.


Leia também o e-book exclusivo sobre gestão financeira e conheça dicas valiosas para administrar seus recursos financeiros, como evitar erros comuns nesse setor e ainda manter seu caixa sempre positivo. 



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas