Saiba o impacto da indústria 4.0 nos negócios

O que é indústria 4.0? Para entender esse conceito e a sua importância nos dias atuais, leia esse artigo e confira os pilares desse termo.

24/Ago/2020
Empreendedorismo

Já ouviu falar no termo Indústria 4.0? Usado para definir o desenvolvimento e a evolução da sociedade e da indústria, o conceito de indústria 4.0 é usado para designar as mudanças do modo como as pessoas lidam com a tecnologia no dia a dia.


Segundo a pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o ano de 2019 representou um avanço para a Indústria 4.0 no Brasil ao criar novos empregos no mercado e se adaptar às novas tecnologias. 


Por isso, para entender o que é Indústria 4.0 e quais benefícios ela pode gerar para o seu negócio, acompanhe o artigo abaixo. Aqui, você poderá sanar todas as suas dúvidas sobre esse processo que está ganhando espaço no mundo todo. Confira.


Entenda a Indústria 4.0

Mencionada pela primeira vez em 2011 em uma feira de tecnologia em Hannover, Alemanha, o conceito de Indústria 4.0 tem como objetivo propor mudanças ao modelo industrial implementado atualmente.


Parecida com a revolução causada pela internet no comércio on-line, a Indústria 4.0 é um conceito que define a descentralização de processos e difusão de aparelhos conectados, criando uma rede de produção e automação industrial. Além desse modelo, houve outros tipos, como:

 

  • Indústria 1.0: definido como o primeiro registro da indústria na história, a Revolução Industrial;
  • Indústria 2.0: representa o período da indústria automobilística, no qual a Ford introduziu a primeira linha de montagem,
  • Indústria 3.0: define os anos 70, em que eram criados os sistemas de automação industrial.


Pilares da Indústria 4.0

Nos últimos anos, os principais pilares da Indústria 4.0 têm sido a Internet das Coisas (IoT) e o Big Data. Eles foram os principais fomentadores para o desenvolvimento desse processo no mundo inteiro.


O IoT tem como objetivo conectar os ambientes e objetos físicos a uma rede mundial de computadores, que coleta e transmite as informações. Ou seja, esse é um conceito usado para definir a interconexão digital, capaz de reunir e repassar dados usados pela Indústria 4.0, como sensores de conexão.


Enquanto o Big Data é um termo usado para descrever a junção de um grande volume de dados, estruturados e não estruturados, armazenados e coletados em programas e softwares, na Indústria 4.0, ele tem como função qualificar as informações e torná-las relevantes para o empreendimento.


Benefícios da Indústria 4.0

Você sabe quais os benefícios da Indústria 4.0 para as empresas? Além de processos otimizados com sensores RFID (Identificação por Radiofrequência), toda a comunicação integrada possibilita mais flexibilidade e agilidade ao seu negócio. Veja abaixo outras vantagens.

 

Operação em tempo real

Ter processos e acompanhá-los em tempo real hoje em dia não é novidade, mas você sabia que essa é uma consequência da Indústria 4.0? Dispositivos interconectados e que permitem que os dados obtidos sejam administrados de forma ágil e segura é um resultado do Big Data


Descentralização dos processos

Um ponto que merece ser mencionado é a inclusão da Inteligência Artificial ao cotidiano empresarial. Integrada à gestão industrial, essa tecnologia ajuda no monitoramento constante dos processos, a fim de evitar que a identificação de erros só seja realizada no final da linha de produção.


Porém, a inclusão dessa tecnologia descentraliza os processos, o que gera a necessidade da machine learning. Ou seja, assim como os seres humanos, as máquinas também precisam “aprender” os processos, inserindo novos dados e padrões para que possam fazer as ações sozinhas.


Modularidade

Vale ressaltar também a modularidade. Com a inclusão de todas essas novas tecnologias da Indústria 4.0, essa estratégia visa a flexibilidade dos processos industriais.


Ela garante uma maior personalização dos produtos, excluindo a ideia da Ford sobre a linha de produção de que todos os produtos devem ser iguais. Além disso, aproveita e otimiza o espaço, como maquinários e equipamentos de produção aumentando a produtividade das indústrias.


Como adaptar a sua empresa a essa realidade?

Como você viu neste artigo, a Indústria 4.0 tem se expandido no Brasil e conquistado diversos setores. Vários processos começaram a se automatizar e ganharam mais tempo para criar uma relação com o consumidor.


Por isso, conheça um desses processos no artigo do blog Omie “Inteligência artificial: o que é e quais as vantagens”. Nesse conteúdo, você poderá entender um pouco mais sobre como as empresas estão lidando com esse novo cenário.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas