Segmentação de mercado: vantagens para o seu escritório contábil

Você sabia que a segmentação de mercado possibilita que o seu escritório ofereça serviços personalizados e diferenciados? Confira!

03/Out/2017
Contadores

Você oferece serviços personalizados para melhor atender às necessidades dos seus clientes? A personalização é uma tendência que está atingindo a grande maioria das atividades econômicas no Brasil e no mundo. Por isso, você não deve deixar esse ponto de fora da estratégia comercial do seu escritório.

O contador 2.0 já está de olho nesse movimento e, provavelmente pensando: como embarco nessa? Minha experiência vem mostrando que a segmentação é a melhor forma para o escritório de contabilidade ser "sob medida" para seus clientes e fazer frente à nova demanda.

Confira nesse texto quais são os principais ganhos ao segmentar a atuação do seu escritório contábil e não fique para trás!

A importância da segmentação de mercado

O cenário empresarial tem passado por um período de transformação digital no qual  as empresas estão lutando para manter uma boa presença online e cada vez mais, apresentando diferenciais nos seus produtos e serviços para chamar a atenção  e ter sucesso na captação de clientes e para isso se faz necessário:

  • Empatia: para identificar suas reais necessidades;
  • Criatividade: para desenvolver soluções para as necessidades encontradas;
  • Investimento em tecnologia: para auxiliar o seu escritório e otimizar esses processos.

Se você quer que seu escritório contábil se mantenha saudável e em constante crescimento, é primordial se preocupar em captar novos clientes assim como fidelizá-los. Para isso, a segmentação deve ser uma das principais ações de gestão do escritório contábil, isso porque ela permite que seus serviços sejam oferecidos com diferencial para seus clientes e assim, se destacar frente a concorrência.

Motivos para adotar o modelo de segmentação de mercado

Já foi falado nesse artigo, que segmentar a atuação do seu negócio ajuda a criar um diferencial para os seus serviços e que o cliente ao perceber esse diferencial, permite com que sua empresa se destaque frente à concorrência, porém os benefícios da segmentação, não param por aí.

Veja a seguir quais são as principais vantagens que a estratégia de segmentação proporciona para a sua empresa.

Conhecimento profundo sobre o seu cliente

Ao definir melhor o nicho de mercado em que seu escritório irá atuar você consegue aprofundar o conhecimento da sua empresa sobre o seu cliente. Isso acontece porque ao invés de se trabalhar com uma grande variedade de personas e suas informações respectivas, você consegue afunilar essa quantidade de informações devido a um número muito menor de perfis dos seus clientes.

Conhecer o consumidor profundamente traz muitos ganhos para o seu escritório, mas o principal deles é ter o poder cada vez mais forte de descobrir quais são suas dores, ou seja, suas reais necessidades e então, trabalhar em maneiras para solucioná-las.

Desenvolvimento de novos serviços

Ao identificar as dores dos seus principais consumidores, seu escritório não vai simplesmente ficar parado, não é mesmo? Ele vai buscar em sua estratégia comercial, maneiras de suprir essas dores e assim, aumentar os resultados na captação de clientes.

O desenvolvimento de novos serviços é a resposta do seu escritório às dores identificadas e é aí que nasce a personalização dos serviços, pois os clientes possuem necessidades diferentes. A personalização de serviços é aplicada a fim de resolver um problema específico de um cliente também específico e não, generalizar para todos a mesma solução.

Enquanto empresas dedicadas ao e-commerce demandam muito apoio na questão da substituição tributária, uma empresa de serviços pode ter dificuldades para lidar com a folha de pagamento. Escolhendo com que tipo de cliente atuar, você também consegue treinar sua equipe adequadamente nos assuntos mais pertinentes ao ramo.

Como implementar a segmentação no seu escritório

Para começar a trabalhar com esse modelo de atuação, é preciso analisar seus clientes e buscar agrupá-los em nichos específicos. Você pode utilizar o método de curva ABC de clientes como um auxílio durante essa análise.

Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action)
Ciclo PDCA (fonte: Portal Administração)

Após essa análise, basta que você determine qual é o segmento que irá trabalhar, manter o foco no segmentos definidos ao elaborar as estratégias de comunicação e monitorar os resultados e ajustar aquilo que você identificar que deve ser otimizado.

Uma boa dica é contar com um bom software para auxiliar sua empresa em todos os processos internos, para que seu escritório seja mais produtivo como o ERP da Omie que é parceiro do contador que vai apoiar no sucesso dos seus clientes e facilitar sua vida por meio da integração. Conheça!

Roberto Dias Duarte

Conselheiro da Omiexperience, workaholic, pai de uma garota e empreendedor entusiasmado. Um programador que adora marketing e vendas. No raro tempo livre, assiste Netflix e joga Poker.

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