Tabela de Preços: dicas de como fazer!

Aprenda a fazer uma tabela de preços de forma eficiente e rápida. Descubra quais fatores devem ser considerados.
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Fazer a tabela de preços é um dos grandes desafios dos empreendedores, afinal ao  determinar preço de um produto ou serviço envolve, diretamente, valores ligados à competitividade, atração e lucro para o negócio.‍

É importante escolher um preço atrativo, mas que cubra seus gastos e proporcione lucro.‍ A precificação errada, além de colocar sua empresa em risco, pode desvalorizar o seu produto. Confira o artigo para saber mais.

O que é uma tabela de preços?

Uma tabela de preços é uma relação que indica o preço de venda de cada produto e/ou serviço. É onde você define os valores mínimos e máximos de descontos, as margens de negociações e os cenários onde cada condição pode ser aplicada.

A tabela de preços serve como base para cada produto ser vendido por um valor condizente com o mercado, mas sem apresentar prejuízos. Portanto, para montar essa tabela é necessário planejamento financeiro para determinar os gastos embutidos em cada item, por exemplo, com a produção ou compra dos produtos, embalagem e impostos. 

Para ser possível fazer liquidações e oferecer cupons de descontos, procure calcular também qual o menor valor que o produto poderia ser vendido, sem prejuízo. Campanhas promocionais são um grande atrativo e podem atrair novos consumidores. Procure atualizar a tabela de preços periodicamente para que ela não fique desatualizada caso o custo da produção ou aquisição dos itens comercializados diminua ou aumente. 

Qual a importância de uma tabela de preços bem definida?

Saber precificar de forma correta seus produtos e serviços pode significar a sobrevivência da sua empresa. O preço possui um peso estratégico para qualquer negócio. Por meio dele você pode:

  • Aumentar as vendas e o faturamento;
  • Expandir a visibilidade de mercado da empresa;
  • Enfrentar as estratégias concorrentes.

Com uma tabela de preços bem definida, você consegue visualizar estrategicamente o posicionamento da sua empresa, mensurar a entrega dos resultados de forma satisfatória e avaliar a possibilidade de uma entrega satisfatória, sem arriscar entrar em dívidas ou perder qualidade na entrega do produto e/ou serviço.

Como precificar um produto

Ao definir o preço de um produto é importante não esquecer que ele deve ser atrativo o suficiente para estimular a compra e alto o bastante para gerar lucro. Ao seguir os quatro passos abaixo, você consegue tornar esse processo mais simples e evita se esquecer de detalhes importantes. 

1. Calcular o custo por unidade

Liste quais são os gastos de produção ou compra dos produtos, de armazenamento, embalagem, mão de obra e impostos. A partir disso, determine o valor de custo de cada item para ter a base da precificação. 

2. Contabilizar as despesas 

Um produto acarreta custos que vão além da sua produção, portanto, avalie estas despesas. Considere os custos fixos, como folha de pagamento, e variáveis como a emissão de um boleto. Importante não esquecer de considerar os valores gastos com o pagamento dos impostos.‍

3. Respeitar a margem 

Defina a margem de lucro que vai aplicar sobre cada produto, de modo que garanta o seu lucro e a sobrevivência do seu negócio. Respeitar essa margem é fundamental para manter a regularidade dos preços.‍

4. Estudar o mercado

Conhecer o mercado no qual a sua empresa está inserida é fundamental para criar uma tabela de preços condizente com o mesmo. Assim, você poderá determinar preços compatíveis com o mercado para competir com seus concorrentes. Inclusive, se você identificar formas de economizar para oferecer preços menores, pode usar essa vantagem para conquistar os clientes. 

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Como fazer uma tabela de preços? 

Quando você compreende cada etapa que constitui a criação de uma tabela de preços, fica mais fácil determinar os valores. É preciso se atentar aos detalhes para prevenir erros. 

Saiba como precificar os produtos 

Para realizar a precificação de produtos e serviços, faça uma lista dos custos e fatores que precisam ser considerados. 

Calcular o custo por unidade

Se a sua empresa é a responsável pela produção dos produtos que serão vendidos, calcule quais são os gastos com matéria-prima para cada item. Caso você revenda produtos que já são comprados prontos, considere o valor que eles são adquiridos.

Contabilizar as despesas 

A produção ou revenda de produtos acarreta despesas fixas, como aluguel, conta de luz e água, internet, impostos, salários dos funcionários, dentre outros. Além disso, também podem surgir outros gastos que não se repetem mensalmente. Liste todas essas despesas para compreender melhor o quanto a empresa gasta.

Respeitar a margem

Com todo esse planejamento feito, determine qual será a margem de lucro sobre o produto. Lembre-se que ela precisa estar alinhada com o mercado. Se você cobrar um valor muito acima, será difícil competir com os concorrentes. 

Estudar o mercado

Conhecer o funcionamento do setor que a sua empresa faz parte é indispensável e é nisso que entra a pesquisa de mercado. Isso te ajudará a precificar muito melhor os itens, mas, além disso, a criar estratégias de marketing efetivas para chamar a atenção do seu público-alvo.

Reúna as informações 

Depois que você realizou toda essa análise, incluindo custo por unidade, despesas e margem de lucro, anote cada um desses itens e analise-os em conjunto para criar a tabela de preços. Use uma planilha de Excel para organizar os preços. 

Mantenha as tabelas de preço sempre atualizadas

O preço dos produtos varia de acordo com as flutuações do mercado. Vários fatores influenciam no aumento ou redução dos preços e é preciso ficar de olho nisso para manter os valores sempre atualizados e evitar perder lucro. 

Por exemplo, se houver um aumento no preço das matérias-primas, pode ser necessário aplicar um ajuste no preço final. Por outro lado, se você conseguiu um fornecedor com um valor menor, essa é uma oportunidade de reduzir os valores e conquistar novos clientes. 

Use uma ferramenta segura e intuitiva 

Para fazer o gerenciamento dos preços e todo o controle financeiro da sua loja é possível contar com software feitos para gestão de comércio, como o oferecido pela Omie. Aqui, você encontra um programa com interface intuitiva, ou seja, fácil de usar, onde seus dados são guardados de forma segura, que oferece diversas ferramentas para otimizar o seu trabalho. 

Otimize e organize sua tabela de preços com segurança e praticidade

Você deve estar se perguntando o que todo esse tema da tabela de preço tem a ver com o ERP Omie. Entenda mais a seguir.

Tabela de Preços é uma ferramenta do sistema Omie que permite definir sua política comercial, garantindo competitividade e assegurando que todas as condições e limites estipulados sejam respeitados. Com a Omie, você pode criar quantas tabelas forem necessárias, conforme o seu negócio. Você precisa apenas:

  • Acessar configurações;
  • Incluir uma nova tabela;
  • Definir como a tabela deve ser chamada;
  • Apontar quais produtos fazem parte dessa tabela e para quais clientes ela deverá ser considerada;
  • Indicar como os preços deverão ser compostos;

Pronto, agora basta ativar a tabela de preço! A partir desse momento, quando um produto for incluído em um pedido de venda, as tabelas de preço serão sugeridas de acordo com o cliente e produto em questão, respeitando todas as condições definidas.

Para te ajudar ainda mais e incrementar a sua gestão, você pode ainda definir se essa tabela vale apenas por um período específico (importante para os empreendedores que fazem promoção pontual/sazonal, por exemplo), se define padrões de desconto e se o preço calculado deve ser arredondado.

Para completar, com Omie você consegue garantir que a segurança das condições comerciais previamente estabelecidas sejam respeitadas, pois é possível definir que o vendedor não consiga alterar o preço de venda caso já exista alguma tabela de preço específica para aquele produto. Saiba mais sobre tabela de preços com sistema Omie e otimize essa tarefa hoje mesmo!

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