Ticket médio: saiba o que é e qual a sua importância nas empresas

Confira as métricas e algumas dicas de como aumentar o ticket médio da sua empresa
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É fundamental para quem tem um negócio estar atento às métricas e a mensuração de resultados com indicadores de desempenho, mais conhecidos como KPIs. Entre os KPIs mais conhecidos está o ticket médio, muito usado para análise da saúde financeira de qualquer empresa.

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Além disso, o ticket médio é muito importante para ajudar a avaliar o perfil e as preferências de consumo dos seus clientes. Inclusive saber quais são os gastos e como criar estratégias específicas para cada público.

Para saber mais sobre o conceito e como aplicar e calcular o ticket médio em sua empresa, confira o artigo completo abaixo!

O que é ticket médio?

O ticket médio é um indicador de performance de vendas, ou seja, ele representa qual foi o valor médio gasto pelos seus clientes em pedidos de serviços ou produtos. Assim, quanto maior o ticket médio, mais as pessoas estão dispostas a gastar em seu negócio.

Ele é muito importante para mostrar o comportamento do consumidor com a empresa, além de medir satisfação e retorno. É um ótimo indicador para analisar o lucro e até que ponto seu cliente está disposto a comprar mais produtos. Dessa forma, não é somente preciso sempre buscar novos consumidores, mas sim fidelizar os que já existem.

Existem duas formas principais para calcular o ticket médio. Uma delas baseadas no número de vendas realizadas e outra no número de clientes que adquiriram em determinado período.

O primeiro tipo, ticket médio de vendas, é utilizado para calcular as metas de vendas, saber a performance dos vendedores e traçar estratégias de precificação e promoções.

Já o ticket médio de clientes te ajuda a identificar os clientes que mais consomem, seus lucros e receita, além de ser utilizado para calcular o Lifetime Value (LTV). Nesse caso, o que é considerado é a quantia gasta por eles com seus produtos e serviços, e não a quantidade de vezes que cada um realizou uma compra.

Por que é importante analisar o ticket médio?

Essa é uma das métricas mais importantes de um empreendimento, principalmente pelo excesso de informações conseguidas para inúmeras ações, sejam elas, jornada do consumidor ou melhorias nos resultados.

Caso um cliente adquira o mesmo produto mais de uma vez, é preciso entender qual foi o motivo que o levou a repetir a compra, para então tentar aplicar em outras vendas e avaliar quais são os consumidores que mais contribuem para seu faturamento.

O ticket médio deve sempre ser analisado com base em um histórico, para demonstrar os resultados em intervalos. Sendo assim, é interessante que, a princípio, esse cálculo seja feito mensalmente, para que com o tempo você comece a perceber que o ticket médio varia conforme as questões sazonais do seu negócio, como, por exemplo, épocas específicas em que suas vendas costumam decolar e decair.

É importante que durante o cálculo você considere o histórico de vendas da sua empresa. Isso te possibilitará verificar com mais precisão a situação do ticket médio e traçar estratégias para trabalhar seu crescimento.

Como é feito o cálculo do ticket médio?

Na hora de calcular o ticket médio, lembre-se que você pode buscar um meio termo que considere tudo o que sua empresa comercializa ou algo mais específico, analisando determinados produtos e serviços.

Para a conta, defina um período de análise e separe o valor total faturado e o número de pedidos. Após isso, basta dividir o faturamento pelo número de pedidos. Separamos um exemplo para tornar a conta mais clara.

Suponhamos que sua empresa faturou, em dois meses, uma quantia de R$125 mil e nesse mesmo período foram vendidos 400 produtos. Sendo assim:

Faturamento total ÷ número de pedidos = ticket médio

R$125.000 ÷ 400 = R$312,50

No exemplo o período escolhido foi de dois meses, mas você é quem determina o intervalo de tempo.

11 dicas de como aumentar o ticket médio

Para finalizar a análise, existem algumas boas práticas para você observar e colocar em prática para saber como aumentar seu ticket médio e melhorar ainda mais as vendas. Confira abaixo as dicas:

1. Aumente a gama de produtos

Esse é um dos pontos que mais podem aumentar o seu ticket médio, afinal, quanto mais produtos e serviços você oferece, maior é a chance de o cliente comprar mais em sua empresa.

Dessa forma, observe a jornada de compra do seu cliente e entenda quais são as suas preferências. Além disso, vale fazer enquetes nas redes sociais para entender o que ele sente falta em sua loja e o que gostaria que você oferecesse.

2. Disponibilize frete grátis

Esse é um dos benefícios mais atrativos para os consumidores, principalmente se a sua loja é apenas e-commerce e não tem opção física. Além de trazer atenção do público, faz com que ele consiga comprar mais produtos e assim, o ticket médio aumenta.

Quando essa vantagem está atrelada a um valor específico, o cliente compra ainda mais para obter a vantagem. Exemplo: “compre R$200 reais e ganhe frete grátis”. Por isso, conheça os valores cobrados para o transporte para negociação, os materiais e as embalagens.

3. Faça kits de produtos

Os kits de produtos são muito comuns nos e-commerces e podem trazer ótimos resultados. O que torna os kits atrativos são os descontos oferecidos na aquisição de vários itens de uma vez.

Muitas vezes, o cliente entra na loja para comprar apenas um dos produtos, mas já tem o interesse nos demais e, quando se depara com a oportunidade de adquirir vários deles por um valor menor do que se fosse comprar individualmente, pensa que não pode deixar a oportunidade passar.

4. Aproveite as datas comemorativas

Datas especiais sempre movimentam o comércio e costumam atrair muito os clientes. No entanto, para realizar bonito nessas ocasiões, é preciso planejamento.

Por isso, é interessante que em todo início de ano você analise o calendário de vendas e formule diferentes promoções para essas datas. Uma dica extra é que você vá além das comemorações tradicionais e invista também em promoções para datas pouco exploradas, específicas do seu segmento.

5. Dê descontos progressivos

Essa estratégia, além de se encaixar em diversos tipos de negócio, costuma atrair até mesmo os consumidores que não estavam tão interessados em seus produtos.

Promoções do tipo “leve três e pague dois” ou 10% de desconto na segunda peça, 20% na terceira e assim por diante garantem que o cliente adquira mais de um produto ou serviço do seu negócio. Os descontos progressivos ajudam a movimentar suas vendas e fidelizar os consumidores.

6. Apresente produtos complementares

Para colocar essa estratégia em prática, faça um mapa completo de todos os produtos oferecidos por sua empresa e relacione-os entre eles.

Por exemplo, se o cliente está comprando uma camiseta, ofereça acessórios, bermudas e sapatos que combinem com a peça inicial. Então se ele está fechando um pacote de diárias em um hotel, ofereça também pacotes de passeios e passagens aéreas.

7. Crie programas de fidelidade

Sem dúvidas, pensar em maneiras de fazer com que o cliente volte a procurar pelo seu negócio é essencial para fazê-lo gastar mais com seus produtos.

Muitos consumidores preferem deixar seu dinheiro em estabelecimentos que confiam. Os programas de fidelidade são ótimas formas de atrair o cliente novamente.

Exemplos desses programas são descontos oferecidos após certa quantidade de compras ou brindes relacionados com os produtos adquiridos.

8. Faça campanhas com brindes

Essa estratégia é muito utilizada e incentiva os consumidores a gastarem mais, aumentando o ticket médio do negócio. Ela se resume a oferecer brindes a partir de determinado valor gasto.

Por exemplo, uma campanha onde o consumidor ganha um dos produtos da loja se gastar R$300 com outros itens. Isso estimula o cliente a consumir, pois, ele pensa: “Já gastei R$200, vou pegar mais alguns produtos para dar o valor e receber o brinde”, aumentando assim o ticket médio do estabelecimento.

9. Dê cupons de desconto

Oferecer cupons de desconto pode fazer com que os clientes voltem a comprar seus produtos ou serviços e ainda os indique para conhecidos, atraindo mais consumidores.

Essa estratégia é bem comum em aplicativos e em e-commerces, com promoções do tipo “convide um amigo e ganhe 10% de desconto”, e deve ser utilizada também em lojas físicas.

Esses cupons são como moedas de troca. Você oferece algo para o cliente e em troca ele vira aliado do seu negócio. Cupons de descontos que podem ser inseridos na primeira compra são muito utilizados.

Diz aí, quem é que nunca sentiu vontade de comprar um produto pela primeira vez quando viu o cupom oferecido pela influenciadora digital nos stories do Instagram?

10. Mantenha um bom atendimento

Investir na qualidade do atendimento faz toda a diferença. Além de contribuir para a fidelização, que já vimos ser muito importante para o crescimento do ticket médio, você estará também criando um ambiente favorável para que o consumidor adquira mais produtos.

Agilidade no retorno, cumprimento de prazos e suporte pós-venda bem estruturado são fundamentais para um bom atendimento.

11. Readequação de valores

Ficar de olho na concorrência é sempre bom e é importante também quando o assunto é o ticket médio. O preço dos produtos é um dos principais pontos considerados pelos compradores.

Se o preço for compatível com o que está sendo oferecido e tiver um custo-benefício atraente, você vai atrair cada vez mais clientes. No entanto, se a vantagem não compensar, logicamente os consumidores vão procurar por outra empresa.

Por isso, em algumas circunstâncias a readequação dos valores pode ser necessária e, acredite, fazer com que as vendas cresçam muito.

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