As datas comemorativas são uma excelente oportunidade de impulsionar as vendas. Logo, é importante que o seu negócio se planeje a partir de um calendário de vendas com ações para todo o ano, a fim de otimizar suas estratégias comerciais.
Algumas das principais datas comemorativas esperadas no mercado de vendas e e-commerce são o Dia das Mães, em maio, a Black Friday, em novembro, e o Natal, em dezembro. No entanto, essas não são as únicas oportunidades.
Neste artigo, acompanhe as principais datas do calendário de vendas 2024 para aquecer suas vendas e fazer seu faturamento aumentar ainda mais. Boa leitura!
As principais datas para o calendário de vendas 2024
As datas comemorativas são uma oportunidade para vender mais, principalmente na era digital. Afinal, as redes sociais podem ser usadas para criar conteúdos especiais e engajar a marca com seu público-alvo.
Vale lembrar que não há problema se seu produto não tiver ligação direta com a comemoração em questão. Basta alinhar a comunicação de suas promoções ao tema para garantir a visibilidade da sua loja nessas datas. A participação de seus seguidores pode ser convertida em vendas e clientes fiéis da sua empresa.
Em e-commerces, por exemplo, você pode oferecer cupons de desconto e campanhas específicas para uma data comemorativa, como o Dia dos Pais, em agosto, ou Dia do Cliente, em setembro.
Além disso, em alguns momentos do ano, é possível aproveitar meses inteiros para criar condições especiais de vendas. Por exemplo, você pode usar o mês das festas juninas como tema e, até mesmo, as férias escolares de julho.
Aproveite para conferir o calendário abaixo com as principais datas comerciais de 2024.
Janeiro
- 01/01 – Ano Novo.
Fevereiro
- 10 a 13/02 – Carnaval;
- 14/02 – Quarta-feira de Cinzas.
Março
- 8/03 – Dia Internacional da Mulher;
- 15/03 – Dia do Consumidor;
- 20/03 – Início do outono.
Abril
- 29/04 – Sexta-Feira Santa;
- 31/04 – Páscoa;
- 23/04 – Dia Mundial do Livro;
- 28/04 – Dia do Frete Grátis.
Maio
- 1/05 – Dia do Trabalho;
- 12/05 (segundo do domingo do mês) – Dia das Mães;
- 15/05 – Dia Internacional da Família;
- 28/05 – Dia do Hambúrguer.
Junho
- 12/06 – Dia dos Namorados;
- 20/06 – Início do inverno;
- 28/06 – Dia do Orgulho LGBTQIAP+;
- Durante todo o mês – Festa Junina.
Julho
- 07/07 – Dia Mundial do Chocolate;
- 10/07 – Dia da Pizza;
- 13/07 – Dia Mundial do Rock;
- 20/07 – Dia do Amigo;
- Durante todo o mês – Férias Escolares.
Agosto
- 11/08 (segundo domingo do mês) – Dia dos Pais.
Setembro
- 02 a 08/09 – Semana do Brasil;
- 15/09 – Dia do Cliente;
- 22/09 – Início da primavera.
Outubro
- 04/10 – Dia Mundial dos Animais;
- 12/10 – Dia das Crianças;
- 15/10 – Dia do Professor;
- 31/10 – Halloween.
Novembro
- 1/11 – Dia Mundial do Veganismo;
- 13/11 – Dia Mundial da Gentileza;
- 29/11 – Black Friday.
Dezembro
- 02/12 – Cyber Monday;
- 22/12 – Início do verão;
- 25/12 – Natal;
- 26/12 – Boxing Day (Vendas pós-Natal).
Como fazer um calendário de vendas?
Um calendário de vendas bem elaborado é uma ferramenta essencial para o sucesso da estratégia de qualquer negócio. Ele ajuda a planejar e organizar as atividades de marketing e a gestão de vendas ao longo do ano.
Dessa forma, você consegue programar as compras com fornecedores, contratar mais funcionários para períodos aquecidos, bem como planejar as campanhas de divulgação e promoções.
Quer criar um calendário de vendas e aproveitar as datas para impulsionar o faturamento? Confira o passo a passo:
- Identifique datas significativas para o seu negócio ou setor (aproveite nossa lista acima);
- Decida como o seu calendário será estruturado. Pode ser por trimestres, meses, semanas ou até mesmo dias, dependendo das necessidades específicas do seu negócio;
- Estabeleça um orçamento, definindo quanto você está disposto a investir em cada campanha para alocar os recursos necessários;
- Desenvolva um plano de conteúdo, com a criação de material de marketing (como imagens, vídeos, textos) alinhado com cada promoção;
- Considere seu público-alvo, identificando suas necessidades e interesses para criar estratégias de marketing direcionadas para atrair e atender ao seu perfil;
- Faça um planejamento realista, ou seja, não tente fazer muita coisa de uma vez. Comece com um calendário simples e adicione atividades e estratégias aos poucos;
- Compartilhe seu calendário com sua equipe e seus clientes para que todos estejam na mesma página;
- Defina metas mensuráveis por meio de indicadores de venda, como KPIs (Key Performance Indicators), para poder avaliar o sucesso de cada campanha.
Quais as melhores estratégias para aproveitar datas comerciais?
Aqui estão algumas das melhores estratégias para aproveitar o calendário de vendas nas datas comerciais de 2024 de forma eficaz.
Ofereça brindes aos consumidores
Ofereça descontos, brindes, vale-compras, frete grátis e outras opções atrativas para o público escolher a sua loja e não os concorrentes.
Planeje suas vendas
Faça um planejamento estratégico de vendas com lançamento de produtos ou serviços que sejam específicos para a data comemorativa.
Crie conteúdos referentes às datas comemorativas
Crie conteúdos que utilizem palavras-chave ligadas às datas comemorativas para melhorar sua performance e ranqueamento na busca do Google.
Utilize do marketing digital
Crie anúncios pagos, explore ao máximo as redes sociais e o e-mail marketing, entre outras ações de marketing digital.
Fortaleça o relacionamento com clientes
Aproveite essas datas como oportunidade para resgatar clientes antigos, fidelizar novos e impulsionar ainda mais as suas vendas.
Principais dúvidas sobre calendário de vendas
Acompanhe outras informações sobre o tema para você se planejar com as datas especiais de 2024.
O que é calendário comercial?
O calendário comercial é uma ferramenta utilizada por empresas para planejar e organizar suas atividades de marketing e o controle de vendas ao longo do ano. Inclui feriados, eventos sazonais, lançamentos e outras ocasiões que impactam as operações do negócio.
O que é calendário sazonal?
O calendário sazonal é um tipo de calendário comercial que se concentra em períodos do ano que apresentam características específicas, resultando em variações comportamentais e de consumo. Um exemplo são as estações do ano, muito seguido pela indústria da moda e seus segmentos.
Qual a data que mais vende?
Globalmente, a Black Friday e o Natal são consideradas as datas de destaque em termos de vendas para a maioria dos setores. Porém a data que mais vende pode variar dependendo do setor e do tipo de negócio em questão.
Qual o melhor mês para as vendas?
Para o comércio, dezembro é o campeão de vendas devido ao Natal. Mas é preciso lembrar que esse aspecto também pode variar conforme o tipo de negócio.
Planeje estratégias para vender o ano todo!
As datas comemorativas são ótimas oportunidade para aumentar as vendas, porém é preciso ter em mente que você pode ter bons resultados durante o ano todo. O mais importante é treinar sua equipe para oferecer um atendimento de excelência sempre.
Então, lembre-se de manter uma boa comunicação com o seu consumidor, independentemente do calendário de vendas.
Para que isso seja possível, é fundamental que sua rotina empresarial seja facilitada e otimizada, garantindo condições adequadas e tempo disponível para que você possa traçar as melhores estratégias de venda seguindo as nossas dicas.
Nesse sentido, não deixe de conhecer o sistema Omie e contar com todas as suas vantagens. Com ele, você otimiza seus processos administrativos e financeiros em um só lugar, podendo focar no crescimento da sua empresa.
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