Calendário de vendas 2024: conheça as principais datas e como aproveitá-las para vender mais

Os empreendedores podem se planejar com o calendário de vendas para aumentar o faturamento em datas especiais!
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As datas comemorativas são uma oportunidade de impulsionar as vendas. Logo, é importante que o seu negócio se planeje com um calendário de vendas com ações para todo o ano, a fim de otimizar suas estratégias comerciais. 

Algumas das principais datas comemorativas esperadas no mercado de vendas e e-commerce são o Dia das Mães, em maio, a Black Friday, em novembro, e o Natal, em dezembro. 

Acompanhe as principais datas para o calendário de vendas 2024 para aquecer suas vendas e fazer seu faturamento aumentar ainda mais.

As principais datas para o calendário de vendas 2024

As datas comemorativas são uma oportunidade para vender mais e, na era digital, você pode aproveitar as redes sociais para criar conteúdos especiais e engajar-se com seu público-alvo. 

É importante lembrar que não há problema se o seu produto não tiver uma ligação direta com a comemoração em questão. É possível alinhar a comunicação de suas promoções ao tema para garantir a visibilidade da sua loja nessas datas.

Isso porque a participação dos seguidores pode ser convertida em vendas e clientes fiéis da sua empresa. No e-commerce, podem ser feitos cupons de desconto e campanhas de indicação específicas para uma data comemorativa, por exemplo.

Aproveite para salvar o calendário abaixo sobre as principais datas comerciais de 2024:

Janeiro

  • 01/01 – Ano Novo

Fevereiro

  • 10 a 13/02 – Carnaval 
  • 14/02 – Quarta-feira de cinzas

Março 

  • 8/03 – Dia Internacional da Mulher
  • 15/03 – Dia do Consumidor
  • 20/03 – Início do Outono 

Abril 

  • 29/04 – Sexta-Feira Santa
  • 31/04 – Páscoa 
  • 23/04 – Dia Mundial do Livro
  • 28/04 – Dia do Frete Grátis 

Maio 

  • 1/05 – Dia do Trabalho 
  • 12/05 (segundo do domingo do mês) – Dia das Mães
  • 15/05 – Dia Internacional da Família
  • 28/05 – Dia do Hambúrguer

Junho 

  • 12/06 – Dia dos Namorados 
  • 20/06 – Início do Inverno
  • 28/06 – Dia do Orgulho LGBTQIA+
  • Durante todo o mês – Festa Junina

Julho 

  • 07/07 – Dia Mundial do Chocolate
  • 10/07 – Dia da Pizza
  • 13/07 – Dia Mundial do Rock
  • 20/07 – Dia do Amigo
  • Durante todo o mês – Férias Escolares 

Agosto 

  • 11/08 (segundo domingo do mês) – Dia dos Pais

Setembro 

  • 02 a 08/09 – Semana do Brasil 
  • 15/09 – Dia do Cliente
  • 22/09 – Início da Primavera

Outubro 

  • 04/10 – Dia Mundial dos Animais
  • 12/10 – Dia das Crianças
  • 15/10 – Dia do Professor
  • 31/10 – Halloween

Novembro 

  • 1/11 – Dia Mundial do Veganismo 
  • 13/11 – Dia Mundial da Gentileza
  • 29/11 – Black Friday

Dezembro 

  • 02/12 – Cyber Monday
  • 22/12 – Início do Verão
  • 25/12 – Natal
  • 26/12 – Boxing Day (Vendas pós Natal)

Como fazer um calendário comercial? 

Um calendário de vendas bem elaborado é uma ferramenta essencial para o sucesso da estratégia de qualquer negócio. Ele ajuda a planejar e organizar as atividades de marketing e vendas ao longo do ano.  

Dessa forma, você consegue programar as compras com fornecedores, contratar mais funcionários para períodos aquecidos, bem como planejar as campanhas de divulgação e promoções.

Quer criar um calendário de vendas e aproveitar as datas para impulsionar o faturamento? Confira o passo a passo: 

  • identifique datas significativas para o seu negócio ou setor; 
  • decida como o seu calendário será estruturado. Pode ser por trimestres, meses, semanas ou até mesmo dias, dependendo das necessidades específicas do seu negócio; 
  • estabeleça um orçamento, definindo quanto você está disposto a investir em cada campanha para alocar os recursos necessários; 
  • desenvolva um plano de conteúdo, com a criação de material de marketing (como imagens, vídeos, textos) alinhado com cada promoção; 
  • considere seu público-alvo, identificando suas necessidades e interesses para criar estratégias de marketing direcionadas para atrair e atender ao perfil dessas pessoas;
  • faça um planejamento realista, ou seja, não tente fazer muita coisa de uma vez. Comece com um calendário simples e vá adicionando atividades e estratégias aos poucos;
  • compartilhe seu calendário com sua equipe e com seus clientes para que todos estejam na mesma página;
  • defina metas mensuráveis, como KPIs (Key Performance Indicators) para avaliar o sucesso de cada campanha.

Quais as melhores estratégias para aproveitar datas comerciais?

Aqui estão algumas das melhores estratégias para aproveitar o calendário de vendas 2024 de forma eficaz: 

  • ofereça descontos, brindes, vale-compras, frete grátis e outras opções atrativas para o público escolher a sua loja e não os concorrentes; 
  • faça um planejamento estratégico de vendas com lançamento de produtos ou serviços que sejam específicos para a data comemorativa;
  • crie conteúdos que utilizem palavras-chave ligadas às datas comemorativas para melhorar sua performance na busca do Google, crie anúncios pagos, explore ao máximo as redes sociais e e-mail marketing, entre outras ações de marketing digital;
  • aproveite essas datas como oportunidade para resgatar clientes antigos e impulsionar ainda mais as suas vendas.

Outras dúvidas sobre um calendário de vendas 

Acompanhe outras informações sobre o tema para você se planejar com as datas especiais de 2024.

O que é o calendário comercial?

O calendário comercial é uma ferramenta utilizada por empresas para planejar e organizar suas atividades de marketing e vendas ao longo do ano. Inclui feriados, eventos sazonais, lançamentos e outras ocasiões que impactam as operações do negócio.

Qual a data que mais vende?

A data que mais vende pode variar dependendo do setor e do tipo de negócio. Mas, globalmente, a Black Friday e o Natal são consideradas as datas de destaque em termos de vendas para a maioria dos setores. 

O que é um calendário sazonal?

Um calendário sazonal é um tipo específico de calendário comercial, que se concentra em períodos do ano que apresentam características específicas, resultando em variações comportamentais e de consumo. Um exemplo são as estações do ano. 

Qual o melhor mês para as vendas?

Para o comércio, dezembro é o campeão de vendas por conta do Natal.

Planeje estratégias para vender o ano todo!

É claro que as datas comemorativas são importantes para aumentar as vendas, mas é preciso ter em mente que você pode ter bons resultados durante o ano todo. 

O importante é treinar sua equipe para oferecer um atendimento de excelência sempre, então lembre-se de manter uma boa comunicação com o seu consumidor, independentemente do calendário de vendas.

Se você vende no ambiente digital pode melhorar seus resultados contando com a tecnologia: confira os diferenciais do ERP para e-commerce e marketplace!

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