Guia definitivo de controle de vendas para aperfeiçoar sua gestão

Saiba como melhorar o controle de vendas do seu negócio com dicas estratégicas.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Sabemos que realizar o controle das vendas de uma empresa pode parecer uma tarefa complicada se pensarmos na quantidade de atividades e tarefas que envolvem esse processo. 

E para você entender como realizar esse processo de forma eficiente e viável para a sua empresa, separamos 8 dicas simples, porém essenciais, que vão te ajudar! Confira.

O que é o controle de vendas?

O controle de vendas é considerado uma função estratégica da empresa, já que compete a uma área que afeta diretamente o resultado dos negócios. 

O principal objetivo é melhorar a organização dos fluxos envolvidos nos processos de venda, desde a recepção da matéria-prima até a entrega da mercadoria ao cliente. Além de contribuir para planejar ações futuras. 

Por que é importante manter um controle de vendas na minha empresa?

Para garantir a sobrevivência de uma empresa e entender o desempenho de suas vendas, é preciso ter em mãos todas as informações relacionadas de forma correta e precisa.

Nesse sentido, o controle de vendas bem organizado e estruturado garante eficiência e melhoria dos processos, uma vez que uma operação otimizada de vendas, integrada com setores estratégicos, pode reduzir custos e trazer melhores resultados.

Mas para isso, é importante adquirir recursos que facilitem e centralizem a busca e a organização dos dados relacionados às vendas.

Como funciona a gestão de controle de vendas?

Uma boa gestão de vendas considera desde a prospecção e cadastro de clientes, até a gestão de estoques, análise de Curva ABC dos produtos, preços, vendas realizadas e perdidas, dentre diversos outros pontos.

Vale destacar, mais uma vez, que o processo de controle e gerenciamento de vendas pode trazer diversos benefícios para a sua organização, inclusive para outros setores relacionados e não só para a área de vendas. 

Como fazer um controle de vendas? 8 dicas eficientes

Ter um controle de vendas eficiente, com metas assertivas e boa performance, pode até parecer algo difícil de ser realizado, mas a boa notícia é: seguindo alguns passos básicos, é possível implantar essa realidade na sua empresa. Confira as dicas a seguir:

1. Registre todos os dados de suas vendas

Registrar todas as informações relacionadas às suas transações comerciais. Dessa forma, os seus relatórios serão muito mais precisos e poderão indicar melhores estratégias a partir de informações.

Com todos esses dados, você pode otimizar seu planejamento de compras e estoque e realizar promoções mais atrativas para o seu cliente, de acordo com possíveis sazonalidades, a sua necessidade e poder de compra.

2. Crie um planejamento com metas e objetivos

Só é possível traçar a melhor rota para os negócios após definir objetivos e metas a serem alcançadas. 

Por isso, é importante pensar: onde minha empresa quer chegar? Quais são os resultados que eu espero obter?

Então, comece a traçar o melhor caminho para atingir essas metas e responder a essas perguntas. 

Pense nas estratégias de vendas e crie planos para chegar nos seus objetivos, sempre com a ajuda de seus colaboradores, afinal, eles fazem parte dessa trajetória e podem sugerir ótimos planos operacionais.

3. Acompanhe e gerencie o trabalho da sua equipe de vendas

Esteja presente e acompanhe os resultados da sua equipe de vendas, pois são eles que podem impulsionar o sucesso da empresa ou motivar o declínio. 

Dessa forma, você pode entender a performance individual e elaborar melhores feedbacks aos responsáveis por cada canal de venda.

Além disso, com essa análise mais precisa e cuidadosa, você ainda garante o pagamento correto de comissões. Assim, é possível aumentar o nível de motivação da sua equipe e garantir colaboradores mais engajados e determinados a vender mais!

4. Faça um mapa do fluxo de vendas da sua empresa

Crie um mapa do fluxo de vendas da sua empresa para facilitar a vida dos seus vendedores. Dessa forma, ao final de cada etapa do fluxo, a tarefa seguinte pode ser exercida com muito mais clareza e rapidez pelo responsável.

Um exemplo básico de fluxo pode ser:

  • Prospecção: quando ações são feitas para atrair novos clientes;
  • Apresentação: ao apresentar a empresa aos contatos estratégicos obtidos na fase de prospecção;
  • Proposta: quando de fato se apresenta soluções interessantes através de uma proposta atrativa;
  • Negociação: quando se adequa valores aos interesses de empresa e cliente;
  • Follow up: acompanhamento do cliente em sua jornada até a decisão de compra;
  • Fechamento: realização efetiva da transação comercial.

5. Conheça os seus clientes e suas preferências

Nada como um atendimento personalizado e exclusivo, certo? Por isso, dedique-se a conhecer os seus clientes profundamente. 

Saiba das suas necessidades e preferências para oferecer sempre o melhor atendimento do mercado e garantir clientes fiéis e satisfeitos.

Para isso, é essencial otimizar o relacionamento com todos por meio de um sistema de controle de vendas integrado

Com esse processo sua equipe pode obter as informações necessárias para realizar o atendimento de forma personalizada, fazendo com que o seu cliente se sinta realmente valorizado.

6. Realize um controle eficiente de estoque

Com um planejamento de vendas e o registro das movimentações de entrada de compras e saída de produtos, você já tem o básico de uma gestão de estoque. Mas essa é uma operação que precisa de atenção constante.

Então, cruze as informações para descobrir quais produtos estão vendendo mais e menos, qual a demanda de compra de determinado item, dentre diversas outras possibilidades que podem garantir a melhor gestão de custos para a empresa.

7. Acompanhe os principais indicadores periodicamente

Para utilizar os dados obtidos pelo controle de vendas de forma mais estratégica, é muito importante utilizar alguns indicadores de desempenho, principalmente para medir custos, perdas, retorno de investimento e até a produtividade da equipe.

Além disso, todos esses indicadores devem ser medidos e analisados periodicamente, comparando com outros intervalos, para que melhorias possam ser aplicadas de forma contínua.

8. Adquira um bom sistema de gestão 

A tecnologia pode se tornar sua grande aliada em todas as dicas que mencionamos anteriormente. 

Afinal, realizar todos esses processos de forma manual pode ser bem trabalhoso e a sua equipe pode acabar perdendo produtividade, além de, consequentemente, estagnar o crescimento da sua empresa.

Todo o controle de vendas fica facilitado se você utilizar um sistema de gestão integrado, que realiza tarefas importantes em poucos cliques, permitindo análises mais rigorosas das vendas e de outros processos envolvidos com a área.

Como estruturar a estratégia de controle de vendas de forma definitiva?

Além de colocar em prática as dicas que citamos até aqui, fazer análises e estudos de mercado, para garantir que sua estratégia de controle de vendas funcione é essencial evitar o uso da famosa planilha de vendas

Isso porque muitas vezes ela não se integra facilmente com outros sistemas e ferramentas utilizadas no processo de vendas, o que pode resultar em duplicação de dados e dificuldade de obter uma visão 360 e atualizada das operações.

Além disso, a inserção manual de dados aumenta o risco de erros, como digitação incorreta de números ou fórmulas, o que pode levar a decisões equivocadas e impactar negativamente o desempenho das vendas.

Nesse cenário, adotar ferramentas modernas de controle de vendas, você pode impulsionar o desempenho comercial e alcançar melhores resultados de forma sustentável. 

Para explorar ainda mais como a tecnologia pode otimizar seu negócio, confira a solução da Omie para empreendedores.

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Market Share
Descubra o Market Share e como ele é importante para o seu negócio. Entenda o conceito e aprenda a calcular
canais de vendas
Conheça os diferentes canais de vendas e o motivo para criar uma estratégia para eles na sua empresa.
Marketing para pet shop
Saiba como o marketing para pet shop pode transformar seu negócio no ramo. Dicas práticas e eficazes para melhorar a