9 dicas de como aumentar as vendas de uma loja

Como destacar sua loja? Coloque em prática as dicas de como aumentar as vendas.
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Em um mercado competitivo, um empreendedor atento sabe que oferecer um ótimo produto ou serviço não é o bastante. Com a concorrência intensa, os consumidores avaliam diversos fatores, incluindo a experiência de compra e a reputação do negócio. Diante desse desafio, surge a pergunta: como aumentar as vendas de uma loja de forma eficaz?

A resposta envolve uma abordagem estratégica abrangente, com foco em táticas especializadas, especialmente aquelas baseadas no potencial dos recursos digitais. Ao implementar essas estratégias com maestria, é possível não só aumentar o faturamento, mas também conquistar e fidelizar os clientes-alvo. 

Se você busca insights valiosos para impulsionar o sucesso da sua loja, este artigo é o guia definitivo para você.

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9 dicas para aumentar as suas vendas

Aumentar as vendas é uma tarefa que depende do segmento, porte do negócio, entre outros fatores. No entanto, quando o cenário de contato com o cliente é em uma loja, alguns desafios ficam mais latentes, como o controle de estoque e a flexibilização de formas de pagamento e promoções.

Pensando nesse contexto, a seguir você encontrará 9 dicas valiosas para colocar em prática e começar a obter mais resultados. 

1. Treine sua equipe

O primeiro ponto é ter colaboradores que conheçam bem seu produto ou serviço, os diferenciais da sua loja e saibam como atender os clientes com qualidade. Para isso, é importante oferecer um treinamento de vendas para a equipe.

Com isso, seu time saberá como abordar os clientes, lidar com objeções e criar uma relação de confiança com eles. Mas é importante que o empreendedor sempre mantenha a equipe atualizada com as campanhas de marketing, promoções, mudanças em algum serviço oferecido e novidades, como os produtos que a loja vai receber. 

2. Tenha um bom canal de atendimento

Uma das estratégias de como aumentar as vendas de uma loja é ter canais de atendimento que funcionem. 

O ideal é oferecer diferentes modos de contato para o cliente, como:

  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • telefone ou chat;

Mas, só isso não basta, pois é necessário que o cliente seja atendido de forma rápida e eficiente em qualquer um desses canais.

Desse modo, ele pode tirar dúvidas sobre um produto ou política da loja, fazer reclamações ou conversar sobre qualquer outra questão. 

Por fim, para mostrar que sua loja busca oferecer um atendimento de excelência, é importante que os atendentes façam uma abordagem humanizada, ou seja, chamando o cliente pelo nome e escutando com atenção o que ele tem a dizer, a fim de encontrar a melhor solução.

3. Ofereça diferentes meios de pagamento

Além de uma variedade de canais de atendimento, um ponto que pode trazer comodidade ao cliente é oferecer as formas de pagamento mais usadas, como:

  • cartão de débito;
  • crédito;
  • boleto bancário;
  • pix. 

Isso é importante, pois cada consumidor tem um perfil diferente para lidar com as finanças e você não pode arriscar perder uma venda por deixar de ter o meio de pagamento que a pessoa tem costume de utilizar.

4. Aproveite as datas comemorativas

Sua loja pode aproveitar para vender mais em datas comemorativas, como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal ou outros eventos nos quais os consumidores têm o costume de presentear. 

Há ainda as datas em que as pessoas compram mais em busca de descontos, como Black Friday ou dia do consumidor.

A ideia é aproveitar essas celebrações para realizar promoções e investir em campanhas de marketing, especialmente com divulgação nas redes sociais, para impulsionar as vendas na sua loja.

5. Aposte na comunicação visual

É importante que sua loja tenha uma identidade visual para o público poder reconhecer sua marca. Logo, o ideal é ter um logotipo e uma cartela de cores específica para utilizar em etiquetas, sacolas, fachada, vitrine e até mesmo em seu site e redes sociais.

Aqui, a recomendação é que você tenha uma arte profissional, que transmita uma imagem positiva da sua loja e seja referência de seus produtos e serviços.

6. Trabalhe com marketing digital

Realizamos diversas atividades no ambiente online, por isso, uma das estratégias de como aumentar as vendas de uma loja é explorar o marketing digital

Para tanto, é preciso ter presença na internet e, mesmo que você não tenha um e-commerce, deve criar perfis do seu negócio nas redes sociais, publicando postagens com textos, imagens e vídeos para apresentar seus produtos, serviços e também para se aproximar do público.

Com o contato dos clientes, você pode aproveitar também o e-mail marketing, enviando promoções, descontos, novidades e até parabenizando em datas comemorativas, como no dia de aniversário.

7. Esteja presente no Google localização 

Falando em marketing digital, uma dica é estar presente no Google localização, um recurso para impulsionar as vendas locais. 

Apesar do grande volume de vendas online, as pessoas podem ter urgência na compra de algum item, preferindo se dirigir até uma loja física.

Desse modo, você pode mostrar sua loja e seu segmento para os potenciais clientes que estão usando o Google Maps e assim se valer de marcações diferenciadas, que funcionam como uma espécie de anúncio. 

O primeiro passo para explorar esse e outros recursos é fazer o cadastro da sua loja no Google Meu Negócio.

8. Tenha um bom site

Além de explorar as redes sociais e aparecer no Google localização, você pode se destacar investindo em um bom site, uma página que seja fácil de navegar, tenha um design agradável, que apresente diferentes canais de atendimento e seja responsiva, quer dizer, adaptada a diferentes tamanhos de tela.

Ao construir um site para sua loja, os clientes podem ver os produtos, por isso, faça boas imagens e de diferentes ângulos, além de uma descrição completa. 

Ter uma seção de FAQ (Perguntas Frequentes) sobre política de troca, cálculo de frete, como usar o produto e outras questões também é recomendado.

9. Invista em um bom sistema de gestão

Para não ter preocupação com estoque, controle de pagamentos, cadastro de clientes e finanças em geral, o ideal é contar com um sistema de gestão ERP.

Nele, você pode, em uma única plataforma, gerenciar toda a sua loja, garantindo o equilíbrio financeiro e a disponibilidade de produtos para atender o público com eficiência.Como destacar sua loja? Coloque em prática as dicas de como aumentar as vendas.

Dica extra: fique atualizado! 

O mercado é muito dinâmico, por isso os empreendedores precisam entender as tendências, mudanças no comportamento do consumidor e a importância das mídias digitais para sair na frente da concorrência. 

Portanto, a forma de oferecer produtos ou serviços e de abordar os clientes não pode ficar parada no tempo: é preciso um olhar atento para as mudanças do varejo e estar aberto para atualizar as estratégias adotadas para vender mais.

Dessa maneira, é possível pensar em como aprimorar não apenas os processos de gestão do negócio, mas também as técnicas de vendas para atender o seu cliente da maneira correta, considerando um bom relacionamento com ele e uma boa experiência em toda a jornada de compra.

Tecnologia para aumentar as vendas da sua loja

Como foi dito, há várias estratégias para aumentar as vendas, no entanto, investir em tecnologia é essencial para ter um controle preciso das finanças e pagamentos. Nessa hora, é bom contar com um software referência no mercado, como o Sistema Omie.

Com ele, você tem diferentes funcionalidades e uma plataforma fácil de utilizar. Assim, será mais simples colocar em prática as dicas de como aumentar as vendas de uma loja.

Quer conhecer todos os diferenciais desta tecnologia? Veja por que a OMIE é a parceira ideal para você aumentar seu faturamento!

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