Veja como fazer um site para impulsionar o seu negócio

Saiba como fazer um site para sua empresa, com dicas simples e crie uma presença online para o seu negócio
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Saber como criar um site para sua empresa é essencial para garantir o sucesso, já que, cada vez mais, os negócios acontecem on-line, desde vendas por meio de e-commerce até a captação de novos clientes.

Com o aumento da concorrência no mercado e a facilidade de acesso à tecnologia, as pessoas buscam soluções na internet e marcar presença nesse território ajuda sua empresa a ser conhecida pelas pessoas.

O site de uma empresa é seu cartão de visitas on-line e pode ter impacto sobre as vendas. Quando um cliente em potencial acessa seu site e este não funciona da forma que deveria, as chances de essa pessoa desistir de navegar ou efetuar alguma compra são altas.

Assim, na hora de fazer um site para sua companhia, é preciso considerar alguns fatores. Acompanhe com atenção os pontos que trouxemos neste artigo.

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Identifique o tipo de site ideal para o seu negócio

Antes de criar um site, você precisa avaliar qual é o modelo de negócio e qual o seu objetivo com o endereço on-line, para então decidir o tipo de site empresarial. Cada estratégia envolve escolhas diferentes e você pode escolher mais de uma, se fizer sentido para sua empresa. Para entender melhor, conheça as opções e sua utilização.

‍E-commerce

O e-commerce é um site de vendas, ou seja, uma plataforma que permite que seus clientes comprem seus produtos on-line. Esse tipo de solução está cada vez mais popular, já que oferece comodidade para que as pessoas façam suas compras sem precisar sair de casa. Além disso, aumenta potencialmente as opções de produtos a que o consumidor tem acesso.

Entretanto, é muito importante saber como criar um e-commerce eficiente para que ele funcione sem problemas. Páginas lentas, que dão problema na hora de finalizar a compra ou em mostrar os produtos podem impactar, de forma negativa, a imagem da empresa e, consequentemente, suas vendas.

Também vale uma atenção especial às descrições dos produtos, com todos os detalhes que o cliente busca, fotos que mostrem o melhor de cada item e informações sobre pagamentos, entregas e devoluções.

Site institucional

Essa modalidade apresenta a história da companhia, seus valores e sua cultura. Além disso, é onde os clientes visualizam informações importantes, como número de contato e endereço, e conhece mais sobre os fundadores.

Ter um site institucional facilita que sua empresa seja encontrada nos buscadores (o Google, por exemplo), transmite credibilidade e é uma chance de mostrar uma imagem positiva da organização.

As mesmas dicas de carregamento e funcionamento do e-commerce se aplicam aqui: um site que traz uma navegação ruim dificilmente terá bom posicionamento no Google, além de afastar potenciais clientes.

Blog

Outro modelo de site para negócios é o blog corporativo. Nele você pode criar conteúdos relevantes para o seu público e, assim, atrair mais clientes. Também é uma forma eficiente de ser encontrado com mais facilidade nos buscadores e criar uma relação de credibilidade com possíveis consumidores.

Por meio de conteúdos ricos, sua empresa pode entregar muito mais valor ao cliente, por meio de conhecimento e dicas valiosas. O blog pode ser muito útil para apresentar, de forma indireta, seus serviços ou produtos e falar sobre como estes se aplicam no dia a dia do seu público.

Como fazer um site grátis?

Uma dúvida muito comum dos empreendedores é o valor que um site pode custar. Se o seu orçamento é limitado e você deseja apenas criar um site simples, pode utilizar plataformas gratuitas, como o WordPress ou o Blogspot, por exemplo.

No caso do WordPress, trata-se de uma plataforma de código aberto, ou seja, é possível configurar e customizar seu site empresarial como você achar melhor. Porém, vale contratar um desenvolvedor ou designer especializado para que o site seja desenvolvido com qualidade.

Vale lembrar que, mesmo ao criar um site grátis, é essencial que ele funcione sem problemas de usabilidade. Por isso, tenha sempre um profissional da área de tecnologia focado em mantê-lo funcionando perfeitamente e para testar o site frequentemente.

Como fazer um site do zero: dicas preciosas

Se você está criando um site do zero, independentemente de qual tipo, talvez pareça que é um projeto muito complicado. Embora tenha várias etapas, é possível fazer um site com qualidade, seguindo algumas dicas importantes. Confira:

Estabeleça objetivos

Seu site precisa ter um propósito, seja para apresentar sua empresa, seja para atrair mais clientes ou vender seus produtos. Antes de criar o site, defina os objetivos, para que suas funcionalidades atendam aos propósitos.

Dependendo da finalidade, o site terá diferentes tipos de recursos, como no caso de um e-commerce, que precisa ter funcionalidades de pagamento seguro, descrição dos itens à venda, fotos de boa qualidade, dentre outros.

Ao definir o objetivo, não se esqueça de analisar as metas de gestão e estratégia que sua empresa possui, pois o site é uma ferramenta poderosa para que ele seja alcançado.

Conheça seu público

Tão importante quanto sua presença on-line é saber quem acessa seu site. Ao conhecer seu público-alvo, você construirá páginas com mais eficiência, oferecendo exatamente o que é buscado pelos consumidores.

Se seus clientes são majoritariamente jovens, a forma de comunicar e apresentar as informações será uma. Se o público é composto por executivos, a linguagem e a aparência do site devem refletir os valores que eles procuram. Sites acessados por mães de primeira viagem devem atender outras demandas e assim sucessivamente.

Além  disso, procure entender o que eles buscam na sua página: conhecer mais do produto ou serviço? Informações de contato para aprofundar conhecimentos antes de comprar? Ou será que eles desejam comprar ali mesmo? Tudo isso pedirá conteúdos específicos.

Crie um domínio relevante

“Domínio” nada mais é do que o nome do seu site, aquele endereço digitado na barra do navegador, também chamado de URL. O domínio de um site é muito importante para que as pessoas certas o encontrem. Você pode registrar o seu domínio em empresas como o Registro.br ou o Hostgator.

Geralmente, é cobrada uma taxa anual para manter seu domínio no ar, mas não costuma ser um valor alto. Insira esse custo no seu orçamento e não se esqueça de anotar a data para renovar o registro e manter o site no ar. Além disso, escolha um domínio que contenha o nome da companhia e que não seja muito longo ou complexo de digitar.

Contrate um serviço de hospedagem

Outro passo importante é contratar um serviço de hospedagem para manter o site da empresa funcionando. Você pode encontrar serviços pagos e gratuitos, entretanto as versões pagas geralmente são mais estáveis e oferecem uma navegação mais rápida.

Sendo assim, é preciso levar em conta se as atividades feitas dentro do seu site exigirão um servidor mais potente ou não. Por exemplo, em sites de compra, onde o cliente passa mais tempo e o tráfego costuma ser alto, o serviço de hospedagem deve ser muito bom, para garantir o devido funcionamento.

Crie um conteúdo de valor

Muitas vezes, antes de realizar a compra, o consumidor procura informações sobre o assunto e, ao achar seu site, pode sentir mais confiança em buscar sua empresa para fazer negócio.

Por isso, é importante entender o que o público está procurando, produzir conteúdo para atender suas necessidades, oferecendo materiais completos, bem escritos e que agreguem valor para o leitor.

Busque avaliar os formatos de conteúdo que seu cliente deseja ver: artigos de blog, e-books, vídeos ou páginas de vendas e centre-se em desenvolvê-los. Invista em marketing de conteúdo para potencializar seus resultados com baixo custo.

Crie um site responsivo

Cada vez mais, as pessoas acessam a internet por dispositivos móveis, por isso é essencial que sua página seja responsiva. Isso quer dizer que ela terá uma boa performance no mobile ao adaptar o conteúdo e a estrutura do site do computador.

O foco deve estar em uma experiência agradável dos usuários em suas páginas, por isso tenha um cuidado especial ao estruturar seu site para que seja bem visualizado e acessado em celulares, evitando quebras no layout, diagramação das informações fora de ordem ou falha no carregamento de páginas e seções.

Crie uma identidade visual

É difícil encontrar uma empresa que não deseje ser reconhecida pelo público, mas, para chegar a esse ponto, é preciso percorrer um caminho com várias etapas. Uma delas é a construção de uma identidade visual.

No seu site, isso se apresenta com o uso constante de uma paleta de cores, fontes e até mesmo com a escolha de imagens e formatos de conteúdo apresentados. Procure investir na criação dessa identidade visual e aplique no site para ajudar no reconhecimento da sua empresa por parte dos clientes.

‍Ganhe mais produtividade na gestão

Agora que você já sabe mais sobre como criar um site para sua empresa, pode aproveitar os benefícios que essa ferramenta traz. Mas não esqueça que isso impactará a sua gestão, com o aumento de vendas, maior rotatividade de produtos e mais transações financeiras.

Para acompanhar tudo isso de forma mais ágil, produtiva e eficiente, invista em um sistema de gestão que automatize os processos da sua empresa e ganhe ainda mais benefícios com o uso da tecnologia no seu cotidiano.

Conheça o sistema de gestão da Omie e torne sua empresa ainda mais profissional e competitiva!

 

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