Canais de venda: conheça os principais tipos e como escolher o melhor

Conheça os diferentes canais de vendas e o motivo para criar uma estratégia para eles na sua empresa.
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Um dos principais desafios de todas as empresas, independentemente do porte ou setor de atuação, é implementar ações para aumentar o lucro. Para isso é preciso considerar seus canais de venda. Seja online ou offline, cada um deles possui suas particularidades.

São inúmeras as estratégias que você pode criar, mas é necessário entender o comportamento e a jornada dos seus consumidores e clientes em potencial. Neste artigo você vai entender mais sobre isso.

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O que são canais de venda?

Canais de venda são todos os espaços, físicos ou online, por onde o cliente compra seu produto ou serviço. Por exemplo, uma loja de roupas em um shopping é um canal de venda. O cliente vai até o local, consegue ver o produto ao vivo, experimentar e então decidir se quer levá-lo ou não.

Uma loja virtual é outro exemplo de um canal de vendas. O consumidor acessa o site escolhe os produtos que deseja e recebe-os em casa ou busca o item no local disponibilizado pela empresa.

Para que servem os canais de vendas?

Os canais de vendas são os meios ou caminhos utilizados por uma empresa para distribuir seus produtos ou serviços ao consumidor final. Eles desempenham diversas funções críticas dentro do processo de vendas e marketing, garantindo que os produtos ou serviços cheguem aos clientes de maneira eficiente e eficaz.

A partir deles, é possível alcançar mais clientes, oferecer comodidade na compra e posicionar a marca com o objetivo de se diferenciar no mercado.

Por que ter uma estratégia de canais no seu negócio?

Diferentemente do que muitos empreendedores pensam, a quantidade de canais que a sua loja possui não necessariamente será proporcional ao seu faturamento. Ou seja: ter muitos canais não é garantia de ter muitas vendas.

Por isso, é indispensável que você consiga montar uma estratégia de canais pensando no seu público-alvo, no seu orçamento e nos seus objetivos de negócio. Dessa forma, você consegue ser mais efetivo nas escolhas, fazendo mais com menos.

Quais são os principais canais de vendas?

Os canais de venda podem ser online e/ou offline, oferecendo múltiplas possibilidades. Confira:

Canais de venda online

Os canais de venda online são aqueles em que o consumidor realiza a compra pela internet. Ou seja, ele não precisa ir até uma loja para adquirir o produto, pode fazer isso do conforto de sua casa, com apenas alguns cliques. São exemplos:

E-commerce

O e-commerce é a loja virtual de uma marca. Nesse caso, os produtos ou serviços são vendidos diretamente do site da empresa, não há um intermediário, todo o processo de venda é feito no e-commerce.

Portanto, a empresa também deve garantir o bom funcionamento do site, fazendo sua manutenção para garantir que as páginas estejam bem estruturadas e sem travar. Cabe a empresa também criar estratégias para continuamente aumentar as vendas no e-commerce.

Marketplace

O marketplace também é uma loja virtual, porém, diferentemente do e-commerce, nesse caso estão reunidas no mesmo website várias lojas de diversas marcas. Um exemplo são as lojas Amazon e Magazine Luiza, que figuram entre os maiores marketplaces no Brasil.

E-mail marketing

O e-mail marketing, como o próprio nome já indica, são as vendas realizadas diretamente pelo e-mail. A empresa cria uma campanha para promover e apresentar seus produtos e serviços por e-mails. Dentro da própria mensagem, já disponibiliza a opção de clicar e realizar a compra.

Redes Sociais

Redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest também funcionam como canais de venda. Você tem a oportunidade de criar um perfil para a empresa, fazer posts apresentados os produtos e serviços e inserir links diretos para a loja virtual ou marketplace.

Nessas redes sociais, ainda é possível criar campanhas publicitárias, com diferentes tipos de anúncios para alcançar mais consumidores.

Marketing de afiliado

O marketing de afiliados funciona da seguinte maneira: a empresa cria uma parceria com websites e influenciadores digitais, na qual eles divulgam o link de venda do seu produto ou serviço nas páginas, ou redes sociais deles. Os consumidores fazem a compra diretamente deste link e as empresas e blogueiros parceiros ganham uma comissão por cada venda.

Google Shopping

Você já procurou por um produto no Google e se deparou com uma lista de fotos deste item, com o link e o valor? Este é o Google Shopping. Já nos resultados da busca, o Google disponibiliza o link direto para os sites que possuem itens similares às palavras-chaves buscadas.

É como se fosse uma vitrine de várias lojas e funciona como uma forma de promover visibilidade e expandir o alcance dos seus produtos. Portanto, você continua responsável pela parte de organização e precisa saber como gerenciar suas vendas online.

Canais de venda offline

Os canais de venda offline são aqueles fora da internet, onde as vendas são realizadas pessoalmente ou via telefone.

Loja física

A loja física é um dos formatos de venda mais tradicionais no mundo todo e que continua com um grande potencial. Nesse caso, a empresa tem um ponto de venda físico, onde comercializa seus produtos e os clientes visitam este endereço para fazer as compras.

Muitas pessoas preferem esta opção porque querem ver o produto ao vivo, por exemplo, para avaliar melhor os detalhes, como a cor, os acabamentos e o tamanho. Afinal, a experiência de compra de um produto físico costuma ser potencializada presencialmente.

Venda direta

A venda direta acontece sem que seja necessário ter uma loja física ou um site para fazer uma compra. O vendedor vai até a casa da pessoa, por exemplo, e apresenta seus produtos e o consumidor efetua a compra ali mesmo.

Telemarketing

O telemarketing, por sua vez, é o modelo de vendas feitas por telefone. O consumidor liga para a empresa, ou ela mesma faz o contato para haver a compra.

Essa é uma alternativa muito utilizada, por exemplo, por clientes que não gostam ou não possuem habilidades para efetuar compras online e querem adquirir um produto que não está disponibilizado em lojas físicas.

Como escolher os melhores canais de venda para o seu negócio

Se você quer abrir um novo negócio ou a empresa em que trabalha deseja alcançar mais pessoas, antes de decidir quais canais de venda utilizar, é imprescindível conhecer quem é o seu público-alvo.

Onde eles compram? Quais meios de comunicação eles utilizam mais? O que eles priorizam ao efetuar uma compra? Estas são perguntas essenciais para se fazer. A resposta delas servirá como um guia valioso para entender quais canais de venda merecem o seu investimento e também como criar estratégias de vendas e marketing que chamem a atenção dos seus consumidores em potencial.

Por que a governança de dados é importante para as empresas?

Ao definir a comercialização nos canais de venda, considere a jornada do cliente, da descoberta à compra. Com o crescimento e digitalização das empresas, isso se torna mais complexo, exigindo dados bem estruturados e centralizados. Isso protege informações pessoais e cadastrais, permitindo ao time fazer uma gestão de vendas inteligente.

Por isso que é importante ter uma boa governança de dados: mais segurança para a empresa e seu cliente, em questões como a Lei Geral de Proteção de Dados, e também mais chances de fidelizar compradores e aumentar vendas.

Otimize suas estratégias e aumente suas vendas

Entender os canais de venda é crucial para distribuir produtos e serviços de forma eficiente, seja online ou offline. Como vimos, cada canal possui suas particularidades e vantagens, e saber escolher os melhores canais envolve conhecer o público-alvo e suas preferências.

Além disso, vimos que a governança de dados é essencial para proteger informações e sugerir compras de forma inteligente. Sendo assim, caso queira se aprofundar em como a tecnologia pode ajudar nessa centralização e governança, convidamos você a conhecer mais sobre as funcionalidades do ERP Omie.

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