Saiba quais são os canais de venda e implemente na sua estratégia

Uma loja pode ter vários canais de venda. Mas, você sabe quais os diferenciais de cada um e suas vantagens? Confira o artigo e descubra.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Um dos principais desafios de todas empresas, independente do seu porte ou setor de atuação, é implementar ações para aumentar o lucro. Para isso é preciso considerar seus canais de venda. Seja online ou offline, cada um deles possui suas particularidades.

É necessário criar estratégias específicas para atrair público-alvo e guiá-los para que a compra seja finalizada. Considerar a experiência do cliente desde o momento em que ele conhece o seu produto até o pós-venda é fundamental. Nisso, o marketing se faz essencial. 

São inúmeras as estratégias que você pode criar, mas é necessário entender o comportamento dos seus consumidores e clientes em potencial. Também é preciso pensar em formas de facilitar a finalização da compra para encorajá-los a adquirirem seu produto ou serviço. Confira o artigo para saber mais.  

O que são canais de venda?

Canais de venda são o meio utilizado para que o cliente possa comprar um produto ou serviço de uma determinada empresa. Por exemplo, uma loja de roupas em um shopping é um canal de venda. O cliente vai até o local, consegue ver o produto ao vivo, experimentar e então decidir se quer levá-lo ou não.

Uma loja virtual é outro exemplo de um canal de vendas. O consumidor acessa o site escolhe os produtos que deseja e recebe-os em casa ou busca o item no local disponibilizado pela empresa. 

Ao abrir uma empresa, o empreendedor precisa considerar a forma como seus clientes terão acesso aos seus produtos ou serviços. Ou seja, determinar quais serão os canais de venda. Mas, não só isso: ao decidir como será feita a comercialização, deve-se também considerar quais sãos as etapas a serem realizadas até que o produto chegue às mãos do consumidor. 

As opções de como comprar um produto que a empresa disponibiliza também podem mudar na medida que o negócio se expande e que surgem novas demandas. Por exemplo, um empreendimento pode começar vendendo somente online e depois criar uma loja física ou vice-versa. É sempre primordial entender que ao implementar um novo canal de venda, será necessário criar uma logística para o bom funcionamento. 

Os principais canais de vendas

As formas como um cliente pode adquirir um produto ou serviço são inúmeras. Com a internet, as possibilidades só aumentaram, o que também beneficiou muito as empresas que puderam expandir seu alcance sem a necessidade de ter lojas físicas em diversas regiões. Basicamente, é possível dividir os canais de venda entre online e offline e ambos oferecem múltiplas possibilidades. 

Canais de venda online 

Os canais de venda online são aqueles em que o consumidor realiza a compra pela internet. Ou seja, ele não precisa ir até uma loja para adquirir o produto, pode fazer isso do conforto de sua casa, com apenas alguns cliques. 

E-commerce

O e-commerce é a loja virtual de uma marca. Nesse caso, os produtos ou serviços são vendidos diretamente do site da empresa, não há um intermediário, todo o processo de venda é feito no e-commerce

Portanto, é responsabilidade da marca gerenciar todas as etapas, como controle do estoque, empacotamento e envio das encomendas. Além disso, a empresa também deve garantir o bom funcionamento do site, fazendo sua manutenção para garantir que as páginas estejam bem estruturadas e sem travar. Cabe a empresa também criar estratégias para continuamente aumentar as vendas no e-commerce.

Marketplace

O marketplace também é uma loja virtual, porém, diferente do e-commerce, nesse caso estão reunidas no mesmo website várias lojas de diversas marcas. Um exemplo são as  lojas Amazon e Magazine Luiza, que figuram entre os maiores marketplaces no Brasil.

Quando você visita um desses sites, é possível encontrar produtos de inúmeros vendedores comercializados no mesmo lugar. O que é uma vantagem para o consumidor porque ele consegue comprar tudo o que precisa em um site só, mesmo que de lojas diferentes. É como se fosse um shopping center virtual. 

Para as empresas, os marketplaces também oferecem vários benefícios. Dentre eles, o fato de que você não precisa se preocupar com a manutenção técnica do funcionamento do site, além disso, muitos marketplaces também oferecem o serviço de cuidar do processo de armazenamento do estoque, empacotamento e entrega. 

E-mail marketing

O e-mail marketing, como o próprio nome já indica, são as vendas realizadas diretamente pelo e-mail. A empresa cria uma campanha para promover e apresentar seus produtos e serviços através de e-mails. Dentro da própria mensagem, já disponibiliza a opção de clicar e realizar a compra. 

Para realizar vendas dessa forma, entretanto, é muito importante construir uma campanha de marketing efetiva para convencer o seu público-alvo a assinar a sua newsletter. Você precisa ter uma lista de e-mails qualificada, com pessoas que estão realmente interessadas no que a sua empresa comercializa. 

Redes Sociais

Redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest também funcionam como canais de venda. Você tem a oportunidade de criar um perfil para a empresa, fazer posts apresentados os produtos e serviços e inserir links diretos para a loja virtual ou marketplace. 

Além disso, elas são um espaço para fortalecer o relacionamento com leads e seus clientes, aumentar a visibilidade da marca e o engajamento. Nas redes sociais ainda é possível criar campanhas publicitárias, com diferentes tipos de anúncios

Você tem a opção de selecionar com maior precisão o público para o qual você deseja que os anúncios sejam direcionados. O que ajuda com que as campanhas tenham uma performance muito melhor.

Marketing de afiliado

O marketing de afiliados funciona da seguinte maneira: a empresa cria uma parceria com websites e influenciadores digitais, na qual eles divulgam o link de venda do seu produto ou serviço nas páginas ou redes sociais deles. Os consumidores fazem a compra diretamente deste link e as empresas e blogueiros parceiros ganham uma comissão por cada venda. 

Esta é uma forma de publicidade também da empresa e de conquistar uma maior visibilidade. Provavelmente, você já viu isso em publicações no Instagram, em que a pessoa apresenta um produto e já insere o link para a compra ou em artigos na internet, em que são recomendados itens específicos. 

Google Shopping

Você já procurou por um produto no Google e se deparou com uma lista de fotos deste item, com o link e o valor? Este é o Google Shopping. Já nos resultados da busca, o Google disponibiliza o link direto para os sites que possuem itens similares às palavras chaves buscadas. 

Os sites que aparecem nesses resultados são de empresas que anunciam pelo Google. Para ver mais produtos no Google Shopping, basta que a pessoa clique na opção “Shopping”, que fica abaixo da barra de busca e navegar pelas imagens. 

É como se fosse uma vitrine de várias lojas e funciona como uma forma de promover visibilidade e expandir o alcance dos seus produtos. Portanto, você continua responsável pela parte de organização e precisa saber como gerenciar suas vendas online.

Canais de venda offline

Os canais de venda offline são aqueles fora da internet, onde as vendas são realizadas pessoalmente ou via telefone. 

Loja física

A loja física é um dos formatos de venda mais tradicionais no mundo todo e que continua com um grande potencial. Nesse caso, a empresa tem um ponto de venda físico, onde comercializa seus produtos e os clientes visitam este endereço para fazer as compras. 

Muitas pessoas preferem esta opção porque querem ver o produto ao vivo, por exemplo, para avaliar melhor os detalhes, como a cor, os acabamentos e o tamanho. A experiência de compra é algo que influencia muito. 

Além disso, é a melhor alternativa quando você não quer esperar pela entrega do item, já quer sair com ele em mãos da loja. Porém, loja física e virtual também já estão se interligando e criando outras possibilidades. 

Isso acontece como quando a pessoa compra pelo site e escolhe a opção de pegar o produto na loja. Outra situação é quando o consumidor encontra um item que gostou na loja, mas o tamanho ou a cor que deseja não está em estoque e a loja permite que ele encomende o produto e receba na sua casa. 

Venda direta

A venda direta acontece sem que seja necessário ter uma loja física ou um site para fazer uma compra. O vendedor vai até a casa da pessoa, por exemplo, e apresenta os produtos que comercializa, onde o consumidor efetua a compra ali mesmo.  

Telemarketing

Por sua vez, o telemarketing é o modelo de vendas feitas por telefone. O consumidor liga para o número disponibilizado pela empresa e adquire o produto ou serviço que deseja. 

Essa é uma alternativa muito utilizada, por exemplo, por clientes que não gostam ou não possuem habilidades para efetuar compras online e querem adquirir um produto que não está disponibilizado em lojas físicas. 

Escolha os canais de venda que se adequam ao seu público

Se você quer abrir um novo negócio ou a empresa em que trabalha deseja alcançar mais pessoas, antes de decidir quais canais de venda utilizar, é imprescindível conhecer quem é o seu público-alvo

Onde eles compram? Quais meios de comunicação eles utilizam mais? O que eles priorizam ao efetuar uma compra? Estas são perguntas essenciais para se fazer. A resposta delas servirá como um guia valioso para entender quais canais de venda merecem o seu investimento e também como criar estratégias de marketing que chamem a atenção dos seus consumidores em potencial. 

Quer expandir as vendas da sua empresa para o mundo virtual, mas não sabe por onde começar? O CRM é um software que pode te ajudar muito nessa tarefa. Confira o artigo 5 benefícios do CRM para a sua empresa e saiba mais.

Bannner para conhecer o sistema

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
conheça os principais de indicadores de vendas
De leads a lucros: saiba como medir e melhorar seu desempenho com 8 indicadores de vendas.
Gestão de Vendas
Seu faturamento pode crescer ao realizar a gestão de vendas. Descubra como implementar na sua empresa!