O IODE-PMEs é usado como um termômetro econômico de todas as empresas que possuem um faturamento anual de até R$50 milhões e compõem um dos cinco setores: Indústria, Serviços, Agropecuária, Infraestrutura e Comércio.
Antes de falarmos sobre o boletim de fevereiro, é importante entender o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs). Para criar o IODE-PMEs, foram analisados dados de forma agregada e anônima de mais de 90 mil clientes, correspondendo a 622 subclasses de CNAEs de 1.332 existentes.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse índice, confira abaixo todos os dados relevantes para os empreendedores desses 5 setores.
No mês de janeiro de 2022, o IODE-PMEs indicou que a média de movimentação financeira real cresceu cerca de 7,7% em comparação ao resultado de janeiro de 2021. Quando comparamos diretamente com dezembro, o índice mostra uma retração de 16,4% no último mês, que está diretamente relacionada à perda sazonal de fôlego que acontece nos primeiros meses de cada ano.
Confira a imagem a seguir:
IODE-PMEs – Janeiro /2022
Fonte: IODE-PMEs (Omie)
Quando falamos em aberturas por setor, podemos ver o crescimento em algumas áreas, e são elas: Comércio (+18,7%), Infraestrutura (+17,9%), Serviços (+4,7%) e Indústria (+8,8%). O único setor que sofreu impactos negativos foi a agropecuária com retração de -2,0%.
Impacto do covid-19 e suas variantes no funcionamento de PMEs
Apesar do espalhamento da variante Ômicron no ínicio do ano, a situação do país atualmente é muito diferente do início de 2021, pois a vacinação é a principal aliada para que as hospitalizações não disparem e, por isso, as empresas não precisam mais fechar ou restringir as suas vendas ou acessos.
Diante disso, mesmo com a alta de novos casos, houve um crescimento da movimentação financeira das PMEs do setor de Comércio e Serviços. Agências de viagem, por exemplo, estão voltando com a alta procura, pois muitas pessoas ficaram longos períodos dentro de casa em razão da quarentena e agora querem viajar com a família e os amigos.
Outro setor que mesmo com a pandemia está em crescimento é a Indústria, com destaque para empresas fabricantes de bebidas (+9% em comparação ao ano anterior). Mesmo com o vírus ainda existente e circulando no mundo todo, a vacinação trouxe bons resultados para diversos setores.
De modo geral, esses são alguns dados relevantes para destacarmos no boletim IODE-PMEs do mês de fevereiro. Use essas informações para acelerar o crescimento da sua empresa e garantir mais esforço da operação e um planejamento excelente e cada vez mais assertivo.
Quer saber mais sobre o IODE-PMEs e o que é? Temos um artigo completo que vai te mostrar como surgiu a ideia desse indicativo e vários outros dados. Aproveite e inscreva-se no site para acessar o e-book completo do IODE-PMEs e o boletim de fevereiro: https://www.omie.com.br/indice-economico