Muitas pessoas querem saber como começar um pequeno negócio, principalmente devido ao desemprego no Brasil, que faz o empreendedorismo ser uma saída. Seja para ganhar uma renda extra ou mudar de vida, é possível ter sucesso ao partir do zero.
Para abrir um negócio, não basta investir dinheiro inicial. É preciso calcular e planejar bem os gastos desde o começo para não ter problemas.
A falta de conhecimento e de ideias pode ser um desafio para muitos que sonham em empreender, fazendo com que desistam no meio do caminho. Para manter a empresa funcionando dentro da lei, é essencial conseguir as inscrições, licenças e alvarás necessários.
Quer saber como abrir um pequeno negócio? Continue lendo e confira nossas dicas!
É possível abrir um pequeno negócio com pouco dinheiro?
Sim, é totalmente viável começar um pequeno negócio que dá lucro sem grandes investimentos. Pode ser mais complicado do que para quem tem mais recursos, mas é possível alcançar seus objetivos começando com pouco.
A falta de conhecimento em gestão pode levar ao fracasso das empresas que estão começando, por isso, é essencial se preparar bem para encarar esse desafio, independentemente dos recursos disponíveis.
Com um planejamento estratégico bem-feito, pesquisa de mercado e um toque de criatividade, é possível transformar uma ideia brilhante em um negócio de sucesso. A redução da burocracia e dos impostos, como a criação do Simples Nacional, tem ajudado a tornar o cenário mais favorável para os empreendedores.
O que saber antes de abrir um negócio?
Antes de saber como abrir um pequeno negócio e se aventurar no mundo do empreendedorismo, é fundamental adquirir mais informações e conhecimento. Esses dados são essenciais para elaborar um plano de negócios eficaz que permitirá o crescimento da sua empresa. Confira abaixo!
- Conhecimento de mercado: conhecer o mercado em que pretende atuar é muito importante. Faça uma pesquisa para compreender quem são seus potenciais clientes, o que desejam e conhecer a concorrência;
- Entendimento dos custos: é fundamental saber os custos envolvidos ao começar um negócio. Por isso, levante todas as despesas, desde gastos com documentação até custos operacionais;
- Explore suas ideias: quando pensar no seu futuro negócio, explore todas as ideias que surgirem. Use o brainstorming para ter várias ideias e transforme a melhor em um plano de negócios concreto, considerando as tendências de empreendedorismo;
- Escolha do nicho: considere sua experiência no nicho, possibilidades de inovação, saturação do mercado e investimento necessário. Pesquisas aprofundadas são fundamentais para escolher o nicho certo e viável para o seu negócio;
- Análise detalhada: na fase inicial, faça uma análise detalhada, que pode incluir pesquisas de mercado ou testes. Fazer as perguntas certas sobre sua ideia de negócio é essencial para transformá-la em um sucesso;
- Plano de contingência: se algo não sair como planejado, é bom ter uma estratégia para se adaptar e seguir em frente com o seu negócio.
Passo a passo de como abrir um pequeno negócio
Confira como abrir um pequeno negócio de forma estratégica para obter retorno em seu empreendimento.
1. Elabore um modelo de negócios
O modelo de negócio é essencial para dar nortear a empresa, garantindo que ela ofereça um produto ou serviço único, viável e que o público realmente precise.
Uma técnica bem conhecida para organizar esse modelo é o Canvas, que tem o objetivo de facilitar a compreensão completa do negócio, detalhando todos os elementos e etapas que fazem parte do empreendimento e integrando a organização.
Com ele, é possível resumir todas as informações importantes sobre o modelo de negócio da empresa, como recursos-chave, canais de vendas, relacionamento com o cliente, custos e fontes de receita.
2. Faça um plano de negócios
Esse plano funciona como um guia que define como a empresa vai operar, quais investimentos serão necessários, qual o público-alvo, qual será o produto/serviço e o que o diferencia, como serão as vendas, avaliação da concorrência, estrutura da empresa, orçamento disponível, projeções de curto, médio e longo prazo, planejamento financeiro, entre outros aspectos importantes.
Ao traçar um plano, você define onde quer chegar com sua empresa e o caminho a seguir para alcançar objetivos e metas. Com metas bem planejadas e estratégias definidas previamente, o gestor evita prejuízos ao iniciar um negócio do zero.
Fazer pesquisas, estudar bastante e buscar softwares ou especialistas pode simplificar esse processo.
3. Pesquise o público-alvo
O planejamento da empresa está totalmente ligado ao conhecimento do público-alvo que será atendido pela sua marca. Isso ajuda a escolher a melhor localização para abrir a loja na cidade e a criar estratégias de marketing que realmente conversem com o seu público-alvo.
Para entendê-lo melhor, é importante sair a campo e fazer pesquisas, pedindo às pessoas da região que respondam a perguntas que ajudem a desvendar seus gostos e necessidades.
Ao investigar o cliente ideal, o empreendedor precisa conhecer a faixa etária estimada, onde esse público se concentra, quanto costuma gastar e quais são suas preocupações.
4. Definição da estrutura e localização
Estabeleça a estrutura física do seu negócio, considerando o layout, equipamentos e mobiliário necessários.
Em seguida, escolha uma localização estratégica que esteja de acordo com o perfil do seu público-alvo e seja acessível para fornecedores e clientes.
5. Formalize o negócio
No Brasil, tem uma variedade de tipos de CNPJ que você pode escolher para registrar sua empresa de acordo com suas condições e necessidades.
Para pequenos negócios, as opções mais comuns são:
- MEI (Microempreendedor Individual): faturamento de até R$ 81 mil ao ano, com impostos mais baixos;
- EI (Empresário Individual): para Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte;
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): permite abrir uma empresa sozinho sem precisar de muito capital.
Além disso, é preciso escolher um regime tributário, como Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, conforme a previsão de faturamento e a estrutura da empresa.
Para abrir um negócio, é necessário providenciar um Contrato Social, fazer o registro na Junta Comercial, obter o CNPJ e garantir o alvará de localização e funcionamento. O Contrato Social, elaborado por um contador, inclui detalhes sobre os sócios, capital social, CNAE, tipo de sociedade e regime tributário.
6. Divulgue sua empresa
Um negócio de qualidade, com um produto ou serviço incrível, não vai promover resultados se não for divulgado. As pessoas precisam saber o que você oferece para o negócio prosperar e se manter no mercado.
O marketing é a chave para traçar estratégias que atraiam clientes em potencial e convertam vendas. Com a internet, dá para aumentar a visibilidade do seu negócio de forma acessível, especialmente se estiver começando por conta própria, sem ajuda de profissionais.
É interessante focar em estratégias digitais sempre que possível, já que permitem uma análise mais detalhada dos resultados. Nas mídias tradicionais, é mais complicado medir o retorno.
Invista em redes sociais, blogs e e-mail marketing, que têm custos mais baixos e trazem visibilidade rapidamente.
Omie: a solução completa para o seu pequeno negócio
Abrir um pequeno negócio pode ser desafiador, mas se torna mais fácil ao se informar, pesquisar o mercado, identificar seu público-alvo e seguir os trâmites legais necessários.
Contar com a tecnologia é a melhor forma de fazer um negócio funcionar bem. Para isso, confie no sistema ERP da Omie, uma plataforma completa e integrada. Com funcionalidades que vão desde controle financeiro, emissão de notas fiscais e gerenciamento de vendas até gestão de estoque e acompanhamento de clientes, você facilita sua rotina empresarial.
Além disso, com relatórios financeiros detalhados, planejamento de fluxo de caixa, faturamento de serviços e monitoramento de negociações, metas e histórico dos clientes, você terá total controle sobre suas finanças de forma prática e eficiente.
Se você deseja abrir um negócio com o pé direito, experimente as funcionalidades da Omie e esteja um passo à frente na gestão do seu empreendimento!