​​5 dicas de como agregar valor ao seu cliente

O cliente gostaria de muito mais, ele só não te conta isso. Conheça 5 formas de você agregar valor ao cliente, sem trabalhar mais por isso!
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O cliente deseja ser encantado. Para conseguir essa façanha, uma empresa precisa agregar valor ao seu produto ou serviço.

É com base nessa afirmativa que o Mundo Disney faz tanto sucesso. São táticas de marketing de encantamento que surpreendem os clientes e os fazem tornarem-se fãs e fiéis defensores de uma marca.

Para entender o que significa agregar valor em seu negócio, leia os próximos tópicos. Você vai ver também a explicação da importância de agregar valor e várias formas de superar as expectativas de seus clientes. Boa leitura!

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O que é agregar valor?

Agregar valor é também reconhecido como marketing de encantamento. É uma técnica de tornar sua marca irresistível para seus clientes.

Eles não vão querer a concorrência, porque seu produto/serviço entrega muito mais do que o desejo de seus clientes. É investir em uma experiência de consumo e atendimento que acontece superando expectativas dos consumidores.

Mas o valor pode mudar de pessoa para pessoa? Pode, mas ser bem atendido, receber um mimo e ter soluções adicionais para as necessidades de seus clientes sempre será uma boa prática. É o conhecido “fazer diferente” para se destacar e tocar as emoções dos clientes para virar uma paixão pela empresa.

Por que é importante agregar valor ao cliente?

A importância de agregar valor é mais bem percebida com exemplos reais. Veja a história das motos Harley-Davidson. A marca foi concebida com a mensagem de paixão pelo barulho do motor, que foi até patenteado, e é motivo de orgulho para os clientes. Inclui também o sentimento de pertencimento a um grupo exclusivo de clientes.

Toda loja Harley-Davidson possui um grupo de clientes que participa das decisões estratégicas do negócio. Reúnem-se em eventos de passeio com suas máquinas potentes, usando roupas da mesma marca, têm uma identidade própria e fazem reuniões frequentes para trocar ideias sobre suas paixões no interior da loja. O atendimento mais informal, ao som de um rock, traz um ambiente descontraído e super animado. Quem tem uma Harley, se intitula harleyro e não quer outra marca. E ai de quem contestar…

Para o empreendedor, toda essa paixão resulta em melhor performance de seus negócios e maior lucratividade. Ele deixa de ter clientes para ter fiéis defensores de sua marca, que geram propaganda espontânea e gratuita desses consumidores satisfeitos e encantados pelo valor agregado.

5 formas de agregar valor ao seu cliente

Mas como agregar valor ao meu cliente? Esse assunto precisa ser iniciado dentro da sua realidade. Ou seja, pensar no que hoje você já oferece para o seu cliente e o que ainda não oferece, mas sente que poderia fazê-lo para contribuir mais para a vida dele.

É a partir dessa lógica de raciocínio que pensamos em incrementar nosso atendimento e tornar a vida do cliente muito mais leve, e tornar a admiração que ele tem por você ainda maior.

 Veja algumas sugestões que você pode incluir na sua rotina profissional que não aumentarão sua carga de trabalho de forma considerável e podem trazer muito mais qualidade no seu relacionamento com o cliente.

Divulgar conteúdos relevantes

Se você está aqui é porque tem o hábito de buscar aprendizado, conhecimentos e novidades para você, sua empresa e seus clientes. Por que não tornar isso uma rotina para eles?

Ou seja, você pode criar uma lista de transmissão que será enviada pelo Whatsapp ou Telegram corporativo. Lembre-se de pedir autorização do seu cliente para isso, para não descumprir as diretrizes da LGPD.

Reúna de 3 a 5 notícias ou dicas relevantes que encontrar e as encaminhe uma vez por semana, no formato de newsletter, aquele e-mail com conteúdos que costumamos receber.

Crie uma playlist de músicas que combinem com sua empresa e o perfil de seus clientes, faça lives e interaja virtualmente com eles. E, depois, deixe o conteúdo salvo nas redes sociais.

Crie vídeos interessantes que viralize nas redes sociais para não postar só fotos e ofertas de produtos. Use técnicas de storytelling para criar esses vídeos. Para ilustrar, lembre-se das propagandas do Itaú e da Coca-Cola que contam histórias que emocionam e marcam a memória dos clientes. O vídeo da influencer Alice de 2 anos com a atriz Fernanda Montenegro comoveu centenas de pessoas.

Compartilhar a agenda do mês

Muitas pessoas não têm muita disciplina para controlar seus compromissos e reuniões, por exemplo. Por isso, pensar em compartilhar uma agenda virtual com seu cliente onde você já assinala os dias mais importantes, pode facilitar a comunicação, reduzir atrasos e melhorar o atendimento.

Há datas-chave para qualquer negócio, seja contabilidade, advocacia, medicina ou mesmo para o plantio das safras. Coloque as datas marcadas e, ao lado, qual o “compromisso” que seu cliente tem com você naquele dia, por exemplo: enviar algum documento, efetuar o pagamento do imposto, e por aí vai.

Quantos prejuízos podem acontecer só pela falta de controle de datas? Por isso, evite-os!

Sugerir inovações tecnológicas

Descobriu um software interessante? Uma tecnologia que pode ajudar seu cliente? Por que não contar para ele? Pode ser um bom programa de gestão, de controle de estoque, de treinamentos.

Muitas vezes os clientes não acompanham o que surge de novo no mercado de tecnologia. Pode ser uma forma de você gerar muito valor ao seu trabalho, com mínimo esforço.

Fazer as perguntas certas

Quando você está falando com o cliente, seu hábito principal é o de falar o que ele deve fazer ou perguntar como tem sido sua rotina?

As perguntas certas são a chave para você conhecer melhor o que seu cliente faz e, principalmente, o que ele precisa. Temos que tomar cuidado com respostas prontas e fórmulas de sucesso já escritas, pois cada caso é um caso e é preciso sentar e ouvir profundamente o que seu cliente tem para dizer, principalmente se você trabalha no setor contábil e quer ser um contador de sucesso.

Se você tiver o hábito de fazer perguntas que realmente sejam úteis para que seu serviço seja prestado de uma forma ainda melhor, é muito provável que você conseguirá otimizar seu atendimento e seu cliente ficará ainda mais satisfeito.

Buscar novas parcerias para agregar valor

Se você ou a sua empresa possui muitos clientes, certamente há muitos outros negócios interessados em te conhecer melhor. Isso abre campo para inúmeras parcerias.

Parcerias com influencers geram muita visibilidade para seu produto. Você envia o produto para alguns influenciadores digitais adequados ao seu ramo de negócio e eles divulgam nas redes sociais. Alguns aceitam permutas, outros têm sua tabela de valores.

Clubes de descontos, associações e tantas outras oportunidades para você oferecer ao seu cliente são benefícios por continuar vinculado a você. Um exemplo são os clubes de marcas de cápsulas de café. Na caixa da cápsula, vem um código que você cadastra no site da fabricante e tem acesso a produtos e descontos exclusivos de acordo com o volume e a frequência de compra.

Sim, como dito no início, as pessoas esperam alguns serviços de você, mas se você oferecer mais, surpreendê-las e gerar mais valor, certamente elas irão enxergar o seu trabalho como algo que vai muito além de apenas cumprir a sua obrigação. Portanto, pensar em formas de como agregar valor ao serviço, além de trazer diferenciais de mercado, ajuda, e muito, na fidelização dos seus clientes.

‍Encante seu cliente todos os dias

Depois de ler essas 5 dicas, não pare por aí. Tem muito mais que você pode fazer para agregar valor ao seu cliente. Adote a prática de encantar seu cliente todos os dias.

Mantenha o padrão elevado de atendimento; estabeleça uma comunicação constante entre gestores, equipe e clientes para avaliar a qualidade do produto e do serviço prestado; escute atentamente o cliente que reclama, pois o que fica calado, pode estar insatisfeito e nunca mais voltar. Busque trazer soluções às dores dos clientes.

Pense em todos os detalhes das atividades de seu negócio. Desde o primeiro contato, aos processos internos, até a venda e o pós-venda. Muitas empresas perdem clientes no pós-venda por falta de assistência e atenção às solicitações desses clientes. Agregar valor é fazer muito mais do que seu cliente está esperando de sua empresa e sem ele te pedir.

Faça pesquisas das melhores práticas de mercado para atendimento a clientes. Mantenha-se atualizado com as melhores soluções do seu nicho. Nós podemos te ajudar. Acesse o blog da Omie e confira vários outros artigos que vão te auxiliar a surpreender seus clientes!

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