Como aplicar o desenvolvimento de pessoas em seu negócio

Descubra os benefícios de realizar treinamento e desenvolvimento de pessoas em sua empresa. Faça o curso da Omie Academy e saiba como ter uma equipe de alto desempenho.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Reter talentos é uma das grandes dificuldades do mundo empresarial. Mas contar com uma política interna de desenvolvimento de pessoas pode ser a solução para esse desafio.

Veja neste artigo vamos abordar o que é desenvolvimento de pessoas e como ele pode impulsionar seus negócios. Entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas e conheça ferramentas e a importância de desenvolver pessoas. Ao final, confira uma dica de um curso grátis para atualizar seus conhecimentos sobre o assunto.

Desenvolvimento de pessoas: o que é?

Desenvolvimento de pessoas é uma política de valorização dos colaboradores de uma empresa, envolvendo ações para desenvolver competências e melhorar os resultados organizacionais.

Um exemplo é estabelecer um plano de carreira em que o trabalhador visualize no qual pode chegar para ter crescimento profissional.

É um investimento no capital humano que move um negócio. Colaboradores bem treinados e que se sintam valorizados em seu local de trabalho são mais motivados e dedicados a terem um alto desempenho profissional.

Entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

Não confunda treinamento e desenvolvimento de pessoas. Treinamento é uma ação específica visando ensinar alguma técnica ou desenvolver alguma habilidade em um curto espaço de tempo.

O desenvolvimento de pessoas é um conceito mais amplo. Trata-se de todo um programa de ações a médio e longo prazo voltadas para:

  • Desenvolver líderes;
  • Reconhecer talentos com um plano de carreira;
  • Melhorar a performance;
  • Atingir as metas de uma empresa.

Resumindo, em uma empresa que valoriza os colaboradores, o treinamento é uma das ações que compõem seu programa de desenvolvimento de pessoas.

Por que é importante o desenvolvimento de pessoas para as organizações?

Agora que você já conhece o conceito de desenvolver pessoas, entenda quais os benefícios de aplicá-la em seu negócio. O treinamento e desenvolvimento de pessoas proporcionam um alto desempenho e resultados mais certeiros para o sucesso da empresa.

Confira outros benefícios:

  • Estimula o sentimento de valorização no ambiente interno;
  • Aperfeiçoa a capacidade de entrega dos colaboradores;
  • Melhora o desempenho individual;
  • Forma lideranças;
  • Colabora na retenção de talentos e diminui a rotatividade.

Como desenvolver pessoas nas empresas? ‍

Mas qual é o caminho para desenvolver pessoas? Acompanhe a explicação de como aplicar em sua empresa esse processo:

1. Primeiramente, mapeie as necessidades de talentos da sua empresa com os gestores de cada área. Ou seja, verifique em quais áreas faltam desenvolver competências. Quais profissionais precisam aprimorar as suas técnicas e em quais áreas.

2. Depois, faça planos de desenvolvimento individuais para acompanhar o plano de carreira de cada colaborador.

3. Escolha as ferramentas adequadas às necessidades de desenvolvimento de pessoas levantadas. Podem ser treinamentos, reuniões de feedback, mentoria, coach, trabalhos em equipe e vários outros.

4. Seja transparente e apresente os planos de desenvolvimento de carreira a cada colaborador. Ele se sentirá valorizado e motivado a cumprir o que lhe foi designado para ser recompensado.

5. Demonstre que a empresa está aberta a dar e receber feedbacks focados em melhoria de resultados.

6. Use a rotatividade de cargos para treinar mais habilidades em seus colaboradores.

7. Escolha indicadores de resultados para avaliar o desempenho de cada colaborador.

8. Tenha um planejamento flexível para adaptar quando for necessário.

Ferramentas de desenvolvimento de pessoas

Separamos algumas dicas para ajudar na escolha das ferramentas de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações. Essas ferramentas são muito importantes para executar o plano de carreiras e fazer o acompanhamento de resultados.

Confira alguns exemplos:

1.  Testes de perfil comportamental – existem vários, um deles é o método DISC. Avaliam o comportamento dos colaboradores, o que ajuda a direcionar o plano de carreira.

2.  PDI – o Plano de Desenvolvimento Individual é elaborado a partir da análise das fraquezas de um profissional que precisam ser desenvolvidas. É um planejamento de

desenvolvimento de capacidades necessárias de acordo com o cargo que cada um ocupa e com o potencial de ser promovido.

3.  Feedback – essa ferramenta deve ser aplicada periodicamente, seja mensal ou semestral, dependendo do planejamento da empresa. É uma solução para reconhecer os pontos fortes e analisar os pontos de melhoria no plano de carreira.

4.  Relações de confiança – é preciso que a liderança esteja alinhada com sua equipe em um relacionamento de confiança. Ou seja, ter uma conversa transparente para tranquilizar que o colaborador será ouvido e que atuarão em parceria pelo bem da empresa.

5.  Pesquisa de clima organizacional – é importante aplicar pesquisas para conhecer a visão do empregado sobre o ambiente de trabalho. A partir dos resultados é possível

avaliar o funcionamento do programa de desenvolvimento de pessoas e corrigir o que for preciso.

6.  Avaliação de desempenho – além de medir somente os resultados, é importante avaliar os anseios e as projeções de crescimento do colaborador. E assim, traçar o caminho para uma longa carreira de sucesso na empresa.

Existem muitas outras ferramentas, a escolha depende das necessidades da sua empresa.

Onde aprender a desenvolver pessoas para o seu negócio

Para conhecer mais sobre desenvolvimento de pessoas, conheça o curso gratuito Desenvolvendo Pessoas da Omie Academy. A especialista nesse assunto, Karina Moraes, ensina como incentivar a cultura de gestão de pessoas por competências. E ainda demonstra como isso vai beneficiar o desempenho de seu negócio.

São 15 horas de curso, com emissão de certificado. É destinado para pessoas que querem atuar nessa área ou que já atuam. Desde líderes até liderados.

Na grade curricular, estão 3 aulas, sendo:

  • Diagnóstico de T&D;
  • Estruturando a área de T&D;
  • Mensuração de resultados.

O que você vai aprender no curso Desenvolvendo Pessoas da Omie Academy?

Após concluir todas as aulas do curso, você irá adquirir maior conhecimento para treinar e desenvolver pessoas. Ou melhor detalhando, aprenderá a:

  • Compreender as necessidades por de trás de uma área de treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • Colocar em prática estratégias de internalização da equipe de T&D, a terceirização da área ou de projetos e como usar o mix de soluções de treinamento e desenvolvimento;
  • Saber como mensurar os resultados de treinamento e desenvolvimento de pessoas dentro da sua organização.

Seja um aluno da Omie Academy

Desenvolver pessoas é um dom de empreendedores de sucesso. Para ter resultados diferentes é preciso pensar e executar com inovação. Comece investindo em colaboradores.

Enquanto seus concorrentes focam somente em faturamento, você valoriza sua equipe e colhe resultados de excelência com menor esforço.

Colaboradores motivados e reconhecidos viram a melhor propaganda de seu negócio. Ser uma empresa com excelência em gestão, que é o emprego dos sonhos de profissionais com alto desempenho. Então, essa deve ser a meta.

Colaboradores engajados em resultados trazem mais lucratividade para sua empresa. Invista em treinamento e desenvolvimento de pessoas. Matricule-se hoje no curso da Omie Academy, conclua o curso e aplique em seu negócio. Sua empresa vai ser disputada pelos melhores profissionais do mercado!

62a24020ec1dfbfabba7f48a CTA Banner Academy1 2 txt1 2
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
EFD-Reinf
EFD-Reinf: confira o que é, quais são as mudanças para 2024 e como ficar dentro da conformidade.
a importância de gestão de custos
Confira o que é gestão de custos, como diferenciar custos fixos e variáveis e como melhorar lucratividade e a eficiência
tabela icms
O ICMS é um tributo fundamental e pode afetar o seu negócio. Confira a tabela 2024 atualizada com os valores