Reter talentos é uma das grandes dificuldades do mundo empresarial. Mas contar com uma política interna de desenvolvimento de pessoas pode ser a solução para esse desafio.
Veja neste artigo vamos abordar o que é desenvolvimento de pessoas e como ele pode impulsionar seus negócios. Entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas e conheça ferramentas e a importância de desenvolver pessoas. Ao final, confira uma dica de um curso grátis para atualizar seus conhecimentos sobre o assunto.
Desenvolvimento de pessoas: o que é?
Desenvolvimento de pessoas é uma política de valorização dos colaboradores de uma empresa, envolvendo ações para desenvolver competências e melhorar os resultados organizacionais.
Um exemplo é estabelecer um plano de carreira em que o trabalhador visualize no qual pode chegar para ter crescimento profissional.
É um investimento no capital humano que move um negócio. Colaboradores bem treinados e que se sintam valorizados em seu local de trabalho são mais motivados e dedicados a terem um alto desempenho profissional.
Entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas
Não confunda treinamento e desenvolvimento de pessoas. Treinamento é uma ação específica visando ensinar alguma técnica ou desenvolver alguma habilidade em um curto espaço de tempo.
O desenvolvimento de pessoas é um conceito mais amplo. Trata-se de todo um programa de ações a médio e longo prazo voltadas para:
- Desenvolver líderes;
- Reconhecer talentos com um plano de carreira;
- Melhorar a performance;
- Atingir as metas de uma empresa.
Resumindo, em uma empresa que valoriza os colaboradores, o treinamento é uma das ações que compõem seu programa de desenvolvimento de pessoas.
Por que é importante o desenvolvimento de pessoas para as organizações?
Agora que você já conhece o conceito de desenvolver pessoas, entenda quais os benefícios de aplicá-la em seu negócio. O treinamento e desenvolvimento de pessoas proporcionam um alto desempenho e resultados mais certeiros para o sucesso da empresa.
Confira outros benefícios:
- Estimula o sentimento de valorização no ambiente interno;
- Aperfeiçoa a capacidade de entrega dos colaboradores;
- Melhora o desempenho individual;
- Forma lideranças;
- Colabora na retenção de talentos e diminui a rotatividade.
Como desenvolver pessoas nas empresas?
Mas qual é o caminho para desenvolver pessoas? Acompanhe a explicação de como aplicar em sua empresa esse processo:
1. Primeiramente, mapeie as necessidades de talentos da sua empresa com os gestores de cada área. Ou seja, verifique em quais áreas faltam desenvolver competências. Quais profissionais precisam aprimorar as suas técnicas e em quais áreas.
2. Depois, faça planos de desenvolvimento individuais para acompanhar o plano de carreira de cada colaborador.
3. Escolha as ferramentas adequadas às necessidades de desenvolvimento de pessoas levantadas. Podem ser treinamentos, reuniões de feedback, mentoria, coach, trabalhos em equipe e vários outros.
4. Seja transparente e apresente os planos de desenvolvimento de carreira a cada colaborador. Ele se sentirá valorizado e motivado a cumprir o que lhe foi designado para ser recompensado.
5. Demonstre que a empresa está aberta a dar e receber feedbacks focados em melhoria de resultados.
6. Use a rotatividade de cargos para treinar mais habilidades em seus colaboradores.
7. Escolha indicadores de resultados para avaliar o desempenho de cada colaborador.
8. Tenha um planejamento flexível para adaptar quando for necessário.
Ferramentas de desenvolvimento de pessoas
Separamos algumas dicas para ajudar na escolha das ferramentas de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações. Essas ferramentas são muito importantes para executar o plano de carreiras e fazer o acompanhamento de resultados.
Confira alguns exemplos:
1. Testes de perfil comportamental – existem vários, um deles é o método DISC. Avaliam o comportamento dos colaboradores, o que ajuda a direcionar o plano de carreira.
2. PDI – o Plano de Desenvolvimento Individual é elaborado a partir da análise das fraquezas de um profissional que precisam ser desenvolvidas. É um planejamento de
desenvolvimento de capacidades necessárias de acordo com o cargo que cada um ocupa e com o potencial de ser promovido.
3. Feedback – essa ferramenta deve ser aplicada periodicamente, seja mensal ou semestral, dependendo do planejamento da empresa. É uma solução para reconhecer os pontos fortes e analisar os pontos de melhoria no plano de carreira.
4. Relações de confiança – é preciso que a liderança esteja alinhada com sua equipe em um relacionamento de confiança. Ou seja, ter uma conversa transparente para tranquilizar que o colaborador será ouvido e que atuarão em parceria pelo bem da empresa.
5. Pesquisa de clima organizacional – é importante aplicar pesquisas para conhecer a visão do empregado sobre o ambiente de trabalho. A partir dos resultados é possível
avaliar o funcionamento do programa de desenvolvimento de pessoas e corrigir o que for preciso.
6. Avaliação de desempenho – além de medir somente os resultados, é importante avaliar os anseios e as projeções de crescimento do colaborador. E assim, traçar o caminho para uma longa carreira de sucesso na empresa.
Existem muitas outras ferramentas, a escolha depende das necessidades da sua empresa.
Onde aprender a desenvolver pessoas para o seu negócio
Para conhecer mais sobre desenvolvimento de pessoas, conheça o curso gratuito Desenvolvendo Pessoas da Omie Academy. A especialista nesse assunto, Karina Moraes, ensina como incentivar a cultura de gestão de pessoas por competências. E ainda demonstra como isso vai beneficiar o desempenho de seu negócio.
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Na grade curricular, estão 3 aulas, sendo:
- Diagnóstico de T&D;
- Estruturando a área de T&D;
- Mensuração de resultados.
O que você vai aprender no curso Desenvolvendo Pessoas da Omie Academy?
Após concluir todas as aulas do curso, você irá adquirir maior conhecimento para treinar e desenvolver pessoas. Ou melhor detalhando, aprenderá a:
- Compreender as necessidades por de trás de uma área de treinamento e desenvolvimento de pessoas;
- Colocar em prática estratégias de internalização da equipe de T&D, a terceirização da área ou de projetos e como usar o mix de soluções de treinamento e desenvolvimento;
- Saber como mensurar os resultados de treinamento e desenvolvimento de pessoas dentro da sua organização.
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