Como empreender na internet? 6 dicas para o seu negócio online

Comece a empreender na internet com dicas simples e que te ajudarão muito na hora de abrir seu negócio, em diversos ramos.
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Muita gente deseja ter seu próprio negócio e saber como empreender na internet pode ser uma boa alternativa, trazendo muitos benefícios e bons resultados, além de demandar menos investimentos financeiros.

São diversas formas de empreender online, que proporcionam maior comodidade para o empreendedor e alcançam mais clientes, pois eles também buscam empresas na internet. 

Acompanhe até o final para saber que etapas seguir e confira algumas dicas de negócios.

1. Planeje seu empreendimento online

Antes de colocar a mão na massa, é preciso planejar como será a empresa, preparando você para diversas situações que podem ocorrer, além de apoiar os próximos passos. 

Porém o planejamento não é algo complexo, cheio de regras e imutável. Ele é o norte para te guiar na jornada, mapeando os principais pontos que você deve se atentar. Não gaste muito tempo nele, mas não deixe de fazê-lo. 

Alguns assuntos nesse momento são: 

  • Pesquisa de mercado: entenda o segmento em que irá atuar, conheça as exigências que a área possui, para não ser pego de surpresa por alguma lei ou obrigação. 
  • Gestão financeira: a falta de capital pode ser fatal para a empresa, ainda mais no início. Por isso, busque recursos para iniciar os negócios, além de procurar soluções que ajudem no controle dos processos e finanças, como um ERP online.
  • Habilidades essenciais: é bem provável que no começo você precise executar diversas funções na empresa. Para atender a essas atribuições, liste os conhecimentos e competências necessárias e invista no desenvolvimento delas.
  • Metas e objetivos: talvez você esteja abrindo sua empresa agora, mas é muito importante saber onde quer chegar. Seja realista ao elaborar suas metas, mas não deixe de estabelecer os objetivos do negócio, pois eles indicarão onde e como agir.

2. Estude o mercado e seu público

Vamos nos aprofundar no conhecimento do mercado e dos clientes, visto que é uma etapa essencial. Por mais que você deseje vender para todo mundo, nem todos fazem parte do seu público e irão comprar de você. 

Para este estudo, fique atento a alguns pontos:

  • Conheça o mercado e os concorrentes: olhar o que outros estão fazendo pode te dar uma direção do que fazer, indicar áreas que o mercado está em falta e mostrar a forma como você pode se posicionar perante o mercado.
  • Defina seu público-alvo: conhecer seu público é essencial, pois direciona todos os seus esforços para atender a essas pessoas. Desenhe um perfil de cliente ideal e pense em formas de suprir suas necessidades através dos seus produtos e serviços.
  • Pesquise como empreender online: veja as opções disponíveis atualmente no seu ramo de negócios e como atender aos clientes de forma digital. Explore canais, formatos e meios de chegar ao público através da internet.
  • Busque plataformas especializadas: para ter melhores resultados, é preciso estar nos locais certos. Pesquise sites e plataformas que atendam às necessidades e que sejam fáceis de encontrar, como espaços para anunciar seus produtos e serviços.

3. Explore estratégias de Marketing Digital

Agora é hora de começar a comunicar seu negócio para os clientes. Por isso, use as estratégias de Marketing Digital adequadas para o momento. 

Existem várias ferramentas e técnicas, teste algumas, analise os resultados e utilize as melhores. 

Nesse momento, vale lembrar: 

  • Marketing Digital dá visibilidade: com a internet, o mundo não tem mais barreiras e você pode alcançar clientes de vários lugares, então não subestime o poder da divulgação online.
  • Redes sociais são aliadas: veja onde seu público está e produza conteúdos relevantes lá de forma constante. Mostre que se importa com ele e não quer apenas vender, assim os clientes terão você como referência – logo falaremos disso.
  • E-mail marketing e anúncios dão resultado: mesmo sendo muito importantes, não considere apenas as redes sociais na sua estratégia. Lembre que o e-mail marketing aprofunda relacionamentos e os anúncios te fazem alcançar novos clientes.

4. Saiba como construir experiências com sua marca

Com o mercado mais competitivo, os clientes possuem maior poder de decisão sobre onde irão comprar produtos e serviços. Assim,a experiência que ele possui com a marca faz total diferença.

Se para começar um negócio, é importante conhecer o conceito de empreendedorismo, para se manter relevante no mercado, outros aspectos devem ser considerados:

  • Experiência do cliente impecável: se o cliente não gostar do atendimento ou produto da empresa, rapidamente encontra outra que lhe atenda. Então quem oferece a melhor experiência para o público possui a vantagem de reter os clientes.
  • Autoridade e conteúdo: toda compra envolve confiança e para que o público confie em você é preciso desenvolver autoridade. Uma das formas é através de conteúdos sobre sua área, reforçando a ideia de que sua empresa entende do assunto.
  • Autoridade e estratégia: para atingir esse patamar de autoridade, é essencial desenhar de forma estratégica as ações a serem realizadas, tornando os passos muito mais eficazes.

5. Cuide da saúde financeira do seu negócio

Já comentamos que as finanças são essenciais para a manutenção de uma empresa. Agora vamos entender melhor porque ficar atento a essa etapa no início do seu negócio e manter os cuidados com o passar do tempo.

  • Preço certo garante lucratividade: saber quanto cobrar pelos produtos e serviços é uma das bases para ter lucro. Afinal, se você cobrar um valor menor do que o necessário, praticamente irá pagar para trabalhar – e não é esse o objetivo.
  • Controle sobre receitas e despesas traz segurança: ao monitorar as entradas e saídas, você pode planejar os próximos passos, além de tomar decisões para corrigir a rota, se precisar. Busque ferramentas adequadas para esse processo.
  • Planejamento financeiro gera sustentabilidade: nenhum empreendedor deseja falir, mas para que isso não aconteça, a empresa precisa investir em controlar as finanças, projetando vendas e despesas, além de acompanhar tudo com atenção.

6. Invista em um negócio online lucrativo

A internet traz muitas facilidades para quem deseja empreender, pois amplia as áreas de atuação, além de alcançar mais clientes, desenvolvendo o empreendedorismo sustentável, em que todos podem ganhar e contribuir com a economia.

Além disso, outras categorias como o empreendedorismo feminino e o empreendedorismo social ganharam espaço, tornando o mercado um espaço com mais oportunidades para todos investirem na sua empresa e terem uma melhora na qualidade de vida.

Pensando nisso, podemos destacar alguns negócios online para ficar de olho:

Produto digital

A produção de conteúdo, que já comentamos aqui pode ser monetizada em diversos formatos, como podcasts, canais no Youtube, blogs e perfis em redes sociais. 

Com autoridade no assunto, o empreendedor pode desenvolver cursos, e-books e outros tipos de materiais, como mentorias, que trazem um bom retorno financeiro.

Loja online

O comércio eletrônico vem crescendo nos últimos anos, pela praticidade, comodidade e variedade de produtos e preços. Investir em uma loja online exige certa estrutura, mas é um negócio muito rentável. 

Procure por uma área que você tenha afinidade e veja quais produtos pode oferecer para o público, com algum diferencial.

Dropshipping

Este formato de negócio é similar ao anterior, mas o empreendedor não precisa manter um estoque, pois os produtos são retirados diretamente do estoque do fornecedor. 

É um meio interessante de oferecer produtos, com menor custo para a empresa, o que aumenta a lucratividade.

Marketing de afiliados

Este formato cresceu muito recentemente e pode estar ligado ao primeiro negócio que comentamos aqui, de produção de conteúdo. Para aumentar o alcance dos infoprodutos, o empreendedor pode oferecer uma comissão para as pessoas que venderem seu material. 

É um formato de ganha-ganha, pois várias pessoas permanecem apenas como afiliados.

Desenvolvimento de aplicativos

Este modelo de negócios exige conhecimento mais técnico, mas é uma demanda crescente com diversas empresas buscando ter seu próprio aplicativo. 

É possível desenvolver apps de forma customizada ou ter uma base-padrão, que será personalizada depois pelos clientes – assim como os demais, é um mercado lucrativo.

Social media

Uma forma de trabalhar online é gerenciando e produzindo conteúdo para as redes sociais de outras empresas e profissionais. 

Já falamos da importância de estar onde o público está e quem trabalha nesta área auxilia os negócios a se posicionarem de forma estratégica, para atingir os objetivos propostos.

Aulas particulares

É possível monetizar na internet com seu conhecimento através de aulas particulares, em diversas áreas do conhecimento. Isso pode ocorrer com aulas em grupos, individuais e até mesmo com a gravação de cursos, que podem ser assistidos em qualquer momento.

Outras dúvidas sobre empreendedorismo de pequenos negócios

Até aqui apresentamos os principais pontos para quem deseja empreender online. Porém ainda assim podem ter ficado algumas dúvidas, então vamos esclarecê-las para que você possa aproveitar ao máximo os negócios online.

Qual o negócio online mais lucrativo?

Não existe apenas uma resposta, pois você deve considerar suas habilidades e em que mercado deseja atuar. É mais fácil ter sucesso em áreas que você já tem facilidade, por isso apresentamos diversas opções para você considerar.

Sou iniciante no mercado digital, o que devo fazer?

Busque conhecimento sobre a área que deseja seguir, desenhe um bom plano de negócios, invista em ferramentas de gestão e procure ajuda de entidades como o Sebrae, que oferecem cursos e orientações para quem deseja empreender.

O que vender na internet com pouco dinheiro?

Uma opção é investir no dropshipping, pois não demanda estoque, reduzindo o valor do investimento. Também é possível focar no marketing de afiliados, que exigirá apenas o conhecimento do produto oferecido e sua divulgação.

Continue com a Omie e descubra um universo de possibilidades para impulsionar o seu crescimento no mundo dos negócios. 

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