Descubra o que é dropshipping, suas vantagens e como começar

Entenda como funciona o dropshipping, quais suas vantagens e como fazer para trabalhar com esse modelo de negócios.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabe o que é dropshipping? Cada vez mais comum no varejo, o dropshipping tem se mostrado um modelo de negócio vantajoso tanto para os e-commerces e marketplaces, como Mercado Livre e Amazon, quanto para empreendedores um pouco menores que desejam um espaço para comercializar seus produtos.

61d34f5070c83e55cd6beb21 CTA Banner 2 opt2 v2 37

Uma prova disso são os dados. O e-commerce brasileiro teve alta de 48,4%, crescendo 27% e gerando um faturamento de cerca de R$ 161 bilhões no ano de 2021, segundo levantamento da Neotrust.

Geralmente, as empresas que utilizam o dropshipping possuem uma variedade maior de itens e preços, já que não comercializam apenas seus produtos, mas também de outros vendedores.

Entenda como funciona o dropshipping, quais suas vantagens e como fazer para trabalhar com esse modelo de negócios, a seguir.

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

‍O que é dropshipping e como funciona?

O dropshipping, que em tradução livre significa “livre de remessa”, basicamente, é um e-commerce que decide abrir espaço em seu site para que outras empresas vendam seus produtos.

É como se a companhia tivesse diversos fornecedores e oferecesse sua plataforma para vender os produtos em troca de uma porcentagem nos lucros.

Para entender melhor o que é dropshipping e como funciona, imagine o seguinte: você faz uma compra em um e-commerce, mas ele será enviado por outro fornecedor e não pela empresa em si. Ou seja, trata-se de um e-commerce que funciona como uma plataforma de vendas para empresas menores, que não têm tanto alcance.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: ok, mas existe diferença entre marketplace, dropshipping e e-commerce? Bom, a resposta é sim. Veja o seguinte:

O marketplace pode ser considerado como um shopping virtual. Ele reúne diversos vendedores e fornecedores em seu site.

Já o e-commerce é uma loja virtual onde é necessário ter o próprio estoque, cadastrar os produtos no site e cuidar de todo o processo logístico de entrega das vendas. É como uma loja física, só que no ambiente digital.

Por fim, o dropshipping é um modelo de negócios onde é possível fazer vendas on-line sem ter a necessidade de possuir um estoque próprio, ou seja, o empreendedor usa o estoque de uma outra empresa e não precisa se preocupar com toda a logística de entrega.

Um bom exemplo de dropshipping nacional é o Mercado Livre, onde diversos vendedores diferentes expõem seus produtos e, apesar de a compra ser feita na Plataforma do Mercado Livre, o responsável pelo envio e pelo estoque é outra empresa ou um vendedor autônomo.

Como funciona?

Com o dropshipping, os empreendimentos não precisam se preocupar em manter um estoque físico para armazenar os produtos. Ele serve para intermediar e facilitar todo o processo logístico de entrega. Funciona da seguinte forma:

  • O cliente faz o pedido na loja e paga um determinado valor;
  • A loja recebe o pedido e encaminha para o fornecedor pagando outro valor;
  • Por último, o fornecedor encaminha o produto solicitado diretamente para a casa do cliente.

Por exemplo, você recebeu um pedido em sua loja de R$ 200. O valor cobrado pelo fornecedor é de R$ 120, com isso, você tem um lucro de R$ 80.

É extremamente importante destacar que o dropshipping não é crime. No entanto, para poder aproveitar esse modelo de negócio você deve formalizá-lo, ou seja, você precisa de um CNPJ, assim como em qualquer outro empreendimento.

Leia também: Empreender: quais os melhores segmentos em 2021

Exemplos de dropshipping para você se inspirar

Hoje em dia existem diversos exemplos de marketplaces que utilizam essa estratégia e hoje são grandes players do mercado, com um negócio em constante crescimento. Por isso, vamos citar alguns exemplos aqui para você pesquisar, se inspirar e buscar novas ideias para aplicar no seu negócio:

  • Amazon: uma das maiores do mundo no segmento, é muito conhecida por clientes que dizem “encontrar tudo por lá”.
  • Mercado Livre: grande referência brasileira no dropshipping, também é possível encontrar de tudo no site, além de grandes marcas do mercado que abriram lojas na plataforma.
  • Lojas Americanas: toda a variedade de produtos que a loja mantém nas lojas físicas, é refletida também no seu marketplace.
  • Elo7: famosa por dar visibilidade aos pequenos empreendedores do ramo do artesanato, com a Elo7 é possível vender através de uma plataforma bem intuitiva.
Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Vantagens do dropshipping para o pequeno empreendedor

No entanto, será que vale a pena investir nesse tipo de negócio? Veja a seguir as principais vantagens que o dropshipping oferece para os micro ou pequenos empreendedores:

  • Se você quer começar a empreender, mas não tem um capital alto para investir, essa alternativa pode ser ideal. Isso porque, nesse modelo, não é preciso ter um espaço físico, que gera custo de aluguel, água e luz, por exemplo. Você também não precisará de vendedores e nem se preocupar com a manutenção do site;
  • Outra vantagem para o pequeno empreendedor é que plataformas de venda como essas já dão todo o suporte necessário para os clientes e fazem o intermédio no caso de qualquer problema. O marketplace cuidará de todos os canais de comunicação, respondendo dúvidas e reclamações;
  • O dropshipping é interessante também para quem deseja ter um maior alcance de clientes. Ao vender por meio dele, você atingirá mais pessoas sem precisar investir em campanhas de marketing./
  • Uma das principais vantagens é poder oferecer uma grande cartela de produtos sem precisar realizar uma gestão de estoque. Assim, você pode vender diversos tipos de produtos e não precisa se preocupar em ter prejuízo de mercadoria parada, por exemplo;
  • A logística também não será um problema já que você poderá vender para todas as regiões em que tiver fornecedores e, assim, atingir um público muito maior;‍
  • Ao utilizar o dropshipping, você poderá fazer com que seu negócio escale de forma mais fácil, sem precisar duplicar ou triplicar o investimento, já que o estoque e a logística ficarão a cargo dos fornecedores.

Quais são os riscos do dropshipping?

Existem alguns riscos que o dropshipping pode trazer ao empreendedor. Mas com um bom planejamento e gestão, eles podem ser minimizados.

O principal risco está ligado, diretamente, à falta do controle de entrega dos produtos. As entregas podem se tornar um problema dependendo da disponibilidade do produto e também do local para qual será enviado. Isso impossibilita também a loja de acompanhar e rastrear a entrega do pedido.

O segundo ponto a destacar é a falta de integração e comunicação entre a loja virtual e o fornecedor, que pode gerar informações inconsistentes, resultando na falta de entendimento da disponibilidade dos produtos em estoques e, consequentemente, comprometendo a experiência do cliente.

Por essas razões é fundamental entender como funciona a integração de sistemas entre a loja e o fornecedor.

Como trabalhar com dropshipping?

Não é preciso necessariamente ter um e-commerce tão grande quanto a Amazon para saber como trabalhar com dropshipping. Mesmo os sites menores podem aderir a esse modelo. Veja algumas dicas:

Escolha o público-alvo

É importante segmentar as suas vendas. Claro que você pode vender de tudo um pouco, mas ter um público-alvo bem definido vai personalizar ainda mais a sua loja e tornar ainda melhor o atendimento e experiência do cliente.

Faça um plano de negócio

O plano de negócio é um documento essencial para definir estratégias que ajudem a alcançar os resultados. Nele, deve conter uma análise SWOT bem detalhada, levantando todos os pontos internos e externos da empresa.

Além disso, o plano de negócios também ajuda a entender melhor as pesquisas de mercado e a concorrência ligadas ao segmento.

Escolha de fornecedores

Para oferecer um bom atendimento para seus clientes é fundamental escolher bons fornecedores. Por isso, é preciso avaliar profundamente a qualidade dos produtos e seus métodos de entrega. Tudo deve estar de acordo com os padrões do seu e-commerce para evitar problemas para a sua marca e seu site.‍

Definição de faixa de preço

O seu público possui um perfil e um determinado poder aquisitivo, certo? Sendo assim, é preciso definir uma faixa de preço para que os fornecedores possam vender seus produtos em seu site de forma que o público seja atendido da melhor forma e com preços acessíveis.

Os preços de produtos semelhantes, por exemplo, não poderão variar tanto para que o consumidor tenha a possibilidade de adquiri-los sem precisar pesquisar muito, facilitando sua busca e sua experiência. Por isso, é essencial estabelecer uma boa estratégia de precificação.‍

Estoque de mercadorias

Também será preciso estabelecer um estoque mínimo com os seus fornecedores para que não haja problemas nas entregas. Afinal, o e-commerce será responsável por receber as reclamações, resolver os problemas com entregas em atraso e tudo o que envolve a gestão de clientes. Fique atento a todos os detalhes!

Crie um site

Para poder utilizar o dropshipping é essencial criar e saber como usar o seu site para alavancar ainda mais o negócio. Já que ele será o principal meio de contato entre você e seus clientes.

Quanto mais otimizado e dinâmico ele for, melhor será a experiência dos clientes. Por isso, além do design bem feito do site, seus produtos precisam de descrição contendo todas as informações que o consumidor precisa antes de comprar, assim você poderá fazer uma boa estratégia de SEO para seu produto.

Conte com a Omie para alavancar seu negócio

Utilizar bons softwares também vai fazer toda a diferença para aproveitar ainda mais o dropshipping. Eles visam facilitar a automatização dos processos de vendas e garantir que a gestão da loja seja feita de forma simples e descomplicada.

Com os processos facilitados, você tem mais tempo para focar em outras questões e consegue aumentar ainda mais a produtividade do seu negócio.

A Omie te oferece um sistema que integra sua loja aos maiores marketplaces do mercado, te ajudando a gerenciar e tornar suas vendas mais eficientes. Quer conhecer de perto essa solução? Conheça o Marketplace Omie e comece a trabalhar com dropshipping ainda hoje.

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
mulheres em sofá olhando oportunidades em notebook
Descubra como identificar uma oportunidade de negócio com dicas e um passo a passo essencial para empreendedores.
melhoria contínua
Conheça o conceito de melhoria contínua, seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa para alcançar melhores resultados de gestão
Franquia de tecnologia
Confira tudo o que você precisa saber sobre franquia de tecnologia e quais são os benefícios de investir neste setor