Como melhorar a contabilidade fiscal de seus clientes?

Conheça os benefícios da contabilidade fiscal e veja como melhorar o relacionamento com seus clientes!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A contabilidade fiscal é uma área que ainda gera dúvidas e dificuldades entre os profissionais contábeis e os proprietários de uma empresa. Além de ser uma área que exige sigilo e responsabilidade, já que são movimentadas informações e dados relevantes de clientes.

Entenda como otimizar a contabilidade fiscal de seus clientes e saiba quais os caminhos para se beneficiar com essa mudança!

CTA Banner Contador 1 opt2 v2 1

Contabilidade fiscal na prática

A contabilidade fiscal, também conhecida como contabilidade tributária, é responsável pelo gerenciamento do pagamento de tributos de uma empresa. Assim sendo, a contabilidade tributária atua através de procedimentos específicos, que são adotados com o objetivo de registrar e escriturar todos os fatos geradores que constituem a incidência de obrigações tributárias.

Em resumo, é isso que você fará ao prestar este serviço a seu cliente: manterá em ordem os tributos e obrigações de uma empresa.

Você, contador, realiza um controle completo de todo o patrimônio da empresa, incluindo apuração de lucros e registro de tributos. Essas ações são imprescindíveis para manter a organização da gestão do recolhimento de taxas e impostos, evitando, assim, erro de valores em pagamentos e o recolhimento indevido de tributos.

Para atuar com excelência nessa área é necessário um conhecimento a respeito da Legislação Tributária Federal, da Legislação Tributária Estadual, da Legislação Contábil, das Regras do Imposto Sobre Serviços (ISS), da Lei de Falência e demais normas legais vinculadas.

Por assim dizer, na prática, o contador atuará por intermédio da elaboração de cálculos, da gestão e do recolhimento de todos os tributos aos quais a empresa tem como obrigações.

Também é necessária a orientação correta acerca dos deveres e direitos da empresa de seu cliente, ao recolher esses tributos.

Então, podemos dizer que a prática da contabilidade fiscal inclui orientação e assessoria relacionada ao pagamento de impostos dentro de uma empresa, desde a sua apuração de tributos até o recolhimento e apresentação de relatórios ao Fisco, bem como aos gestores do negócio.

É por meio da contabilidade tributária que a corporação tem condições de reduzir gastos com tributos recolhidos desnecessariamente.

Mantenha-se atualizado

A contabilidade fiscal está ligada à necessidade de atualização do contador, pois é importante manter-se atualizado em razão da complexidade e volatilidade das regras tributárias brasileiras.

E sabemos que fazer a contabilidade fiscal de uma empresa não é simples, por isso, por meio da busca pelo conhecimento, o profissional contábil ganha condições de estar a par da legislação tributária, da interpretação da lei e das melhores práticas.

É importante ressaltar que todo e qualquer setor que atue diretamente com legislação deve investir na constante modernização, para que, assim, o profissional de contabilidade que busca trabalhar especificamente com a contabilidade fiscal possa ter compreensão de que a atualização constante é uma necessidade do seu ramo de atuação.

Dicas de como melhorar a contabilidade fiscal de seus clientes

Uma boa gestão fiscal não se limita apenas a obrigações legais, apuração de tributos, questões trabalhistas, fiscalização e outras exigências do governo. Esses quesitos são necessários para que todo o processo dentro da empresa (sua e do seu cliente) corra de forma próspera.

Veja algumas dicas de como melhorar a contabilidade fiscal de seus clientes.

Adote tecnologia para ajudar nos processos

É possível usar ferramentas modernas para lidar com todas as partes administrativas e operacionais da empresa do seu cliente, para que tudo flua com mais eficácia e menos margem de erros.

As vantagens em adotar uma tecnologia e automação nos processos são diversas: automatização de tarefas torna o processo mais eficiente; otimização de tempo gera profissionalismo.

Contudo, você não precisa se preocupar em como executar, pois existem softwares que podem ajudá-lo nesse processo, como esses a seguir.

  • Eficiência Fiscal –  É um software de gestão fiscal e tributária, em nuvem, que ajuda na identificação de erros na tributação do PIS e COFINS Federal, dentre outras funções;
  • Omie – Sistema de gestão financeira completo e on-line, eficiente em integração fiscal, integração contábil e em muitas outras funções;
  • Arquivei – Sistema on-line conectado à Secretaria da Fazenda e prefeituras que recebe e gerencia notas fiscais de forma automática, entre outras funções.

Construa um bom relacionamento

Você precisa construir e fortalecer um bom relacionamento com seus clientes para que eles se sintam valorizados e confiantes no serviço prestado por sua empresa.

Algumas dicas:

  • Reúna-se com a empresa sempre;
  • Tenha um canal de comunicação aberto e solícito;
  • Simplifique as explicações sendo claro e objetivo;
  • Melhore a experiência na jornada do seu cliente ouvindo-o sempre.

Deixe claro quais são os benefícios da contabilidade fiscal

Quando a empresa está em um momento de baixa lucratividade, isso pode estar diretamente ligado às suas questões tributárias. É aqui que entra a contabilidade fiscal, que surge como uma forma de orientar os empreendedores sobre as melhores práticas a serem adotadas no contexto da apuração e pagamento de impostos.

Diversos são os benefícios que a contabilidade fiscal pode proporcionar em uma empresa que utiliza esse serviço. Além disso, é possível tomar melhores decisões em relação ao futuro da empresa.

Sendo assim, explique de forma clara os benefícios que seu cliente obterá, tais como esses:

  • Cumprimento de obrigações: assegura exímio cumprimento das obrigações fiscais inerentes a um negócio;
  • As empresas ficam livre de erros, sanções graves e de realizar processos burocráticos;
  • Agilidade na organização de processos e no bom andamento das atividades.

Firme sua marca contábil

Percebeu como realizar a contabilidade fiscal de seus clientes traz grandes benefícios e avanços não só ao seu cliente, mas também a você, profissional contábil?

Manter a empresa alinhada com a lei e realizando com seriedade todos os procedimentos obrigatórios, pagando tributos que lhes são necessários dentro da data estipulada, são algumas das funções da gestão fiscal e que fazem parte da sua carreira.

Para otimizar sua gestão fiscal e ajudar nessa jornada em sua empresa, conte com a Omie, que possui um sistema de ERP que oferece diversas facilidades e funcionalidades para o contador.

Que tal avançar um passo e firmar sua marca contábil entre seus clientes? Conheça o serviço de Controle Financeiro Empresarial e mais serviços de acordo com as suas necessidades.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
o que é código ncm
Descubra tudo sobre o que é NCM, para que serve e como realizar a consulta em seu negócio.
Consulta Cest: mesa com documentos
Para preencher a nota fiscal de mercadorias que se encaixem na substituição tributária, é preciso fazer a consulta CEST.
Bloco H
Bloco H é uma obrigação das empresas, com informações sobre o estoque, e é fundamental saber o que esse relatório