Um bom produto e preço competitivo não bastam: a experiência do cliente é o que realmente fideliza e impulsiona suas vendas. Para isso, é essencial contar com uma plataforma CRM para melhorar o relacionamento com o seu público e ter conversões mais significativas.
As ferramentas de CRM permitem uma segmentação de clientes efetiva, o que economiza recursos e garante estratégias mais assertivas. Entenda neste artigo como a plataforma de CRM pode fazer sua empresa crescer e como escolher o melhor software.
Como escolher a melhor plataforma de CRM para o seu negócio
A plataforma CRM é totalmente centrada no cliente e na sua experiência com a empresa. Assim, está relacionada a todas as áreas que, de certa forma, têm contato com o cliente ou consumidor, incluindo marketing, vendas e o atendimento.
Para aproveitar o potencial do software, é necessário saber como escolher o CRM mais adequado para o seu negócio. Veja nossas dicas!
Defina seus principais desafios no relacionamento com clientes
Entenda o que você quer resolver com o CRM: a ideia é personalizar o atendimento, melhorar o pós-venda ou ter um CRM para e-commerce? Ao responder essa questão, dá para escolher o software com as funcionalidades que você precisa.
Se seu objetivo é melhorar o desempenho da equipe de vendas, é interessante ter um CRM que gere relatórios personalizados, por exemplo.
Avalie o preço
As pequenas empresas podem ter um orçamento mais enxuto para investir em tecnologia. Mas isso não é um impeditivo para ter um CRM. Você encontra opções de software com preços acessíveis e com as funcionalidades de que precisa.
Verifique as integrações
Além de saber quais são os gargalos do seu negócio que podem ser resolvidos com o CRM, é importante verificar a possibilidade de integrações. Uma dica é aprimorar a gestão do seu negócio como um todo, escolhendo um ERP que tenha integração com CRM.
Dessa forma, você centraliza todas as áreas do seu negócio e tem mais dados para melhorar o relacionamento com o seu cliente.
Considere a mobilidade para usar a plataforma
Ninguém precisa estar no escritório para ter acesso aos dados dos clientes, concorda? Então, escolha um CRM online, no qual você possa operar de qualquer lugar e dispositivo.
Seus arquivos ficam mais seguros, armazenados na nuvem, e permitem o acesso de equipes remotas.
Confira sobre o suporte oferecido
O gestor e sua equipe, geralmente, não são experts em tecnologia, por isso ter acesso a um suporte ágil, em português e que entende sua operação faz toda a diferença na adoção do CRM.
Para que serve uma plataforma de CRM?
A plataforma de CRM armazena dados do público-alvo do seu negócio, como nome, número de contato, endereço e detalhes sobre como essa pessoa mantém contato com sua empresa (formulários em site, ligações ou e-mails).
Permite ainda acompanhar em um só lugar todas as negociações em andamento, tem dados personalizados sobre seu público, registro das interações com a marca e muito mais.
Além disso, o gestor tem informações valiosas em mãos, podendo entender quem é o cliente, oferecer uma experiência mais personalizada, melhorar a comunicação com ele e aprimorar o atendimento, aumentando suas vendas e garantindo a fidelização do público.
Quais os tipos de CRM?
Para tornar as ações ainda mais estratégicas e customizadas para a necessidade da sua empresa, você pode utilizar mais de um tipo de CRM. Confira os tipos de CRM disponíveis.
CRM Analítico
Opção para empresas que possuem uma base de dados grande, pois você tem as informações do seu público mais organizadas e pode utilizá-las de modo estratégico nas vendas e marketing.
CRM Operacional
É o mais utilizado pelas equipes de atendimento e vendas, pois oferece funcionalidades e recursos que facilitam as atividades das áreas, do pré ao pós.
CRM Colaborativo
Permite que diversas áreas da sua empresa consigam acessar os dados do CRM para suas necessidades. Assim, a área de vendas pode acessar a plataforma para entender o objetivo de compra, enquanto o RH pode acompanhar o desempenho dos vendedores.
CRM Estratégico
É o CRM mais completo, pois reúne todas as funcionalidades, analítica, operacional e colaborativa, em uma única plataforma.. Assim, vendedores, equipe de marketing e atendimento conseguem segmentar melhor as ações e estratégias para aumentar as vendas.
Diferença entre CRM tradicional e CRM com ERP integrado
O CRM tradicional se restringe a oferecer funcionalidades para fazer a gestão de relacionamento dos clientes, gerenciando os contatos, vendas e centralizando informações do seu público.
Em contrapartida, o CRM com ERP integrado permite uma gestão completa, conectando todas as áreas da sua empresa, financeiro, vendas, nota fiscal, estoque e outras, além de melhorar a gestão de relacionamento com o cliente.
Nesse sentido, ter a plataforma CRM integrada com ERP possibilita uma visão completa do seu negócio, otimizando processos e automatizando tarefas, além de melhorar o atendimento e experiência do cliente.
Segmentação com CRM: mais que organização, estratégia real
A segmentação permite dividir seus clientes e potenciais clientes em diferentes grupos. Pode ser por perfil, desejo de compra ou qualquer outro critério. O objetivo é facilitar as atividades das equipes de vendas e marketing durante a jornada do consumidor.
Assim, uma plataforma de CRM para lojas de vestuário, por exemplo, pode direcionar os esforços para os clientes que têm o perfil de compra para determinada peça. É possível pensar nas melhores abordagens e campanhas para atrair, converter e fidelizar clientes.
Com o CRM, a segmentação de mercado se torna mais estratégica: você encontra leads qualificados com perfil mais adequado e fecha mais negócios sem deixar de lado a experiência e as necessidades de cada cliente.
Segmentação mais estratégica com a integração CRM e ERP
Você pode fazer uma segmentação mais estratégica e personalizar ainda mais a experiência do seu cliente ao contar com a integração CRM e ERP.
Essa integração também permite cruzar dados de vendas com dados financeiros e operacionais, trazendo mais inteligência para suas campanhas e decisões comerciais.
Isso porque você aumenta os dados do seu cliente, pois inclui informações financeiras e histórico de compra, ou seja, passa a ter mais informações para concretizar vendas, oferecendo um atendimento diferenciado para o seu público.
Diferenças entre ERP e CRM
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão que centraliza todas as informações geradas pela empresa, integrando as diferentes áreas: financeira, administrativa, vendas e RH.
Seu objetivo é automatizar e otimizar o fluxo de dados, permitindo acesso em tempo real. Os processos ficam mais ágeis, eficientes e práticos, aumentando a produtividade das equipes e reduzindo custos.
Já o CRM é mais voltado para o cliente e sua experiência com a marca: você conhece melhor o seu público e trabalha toda a sua jornada para aumentar as taxas de conversões e retenção.
Apesar de diferentes, o sistema de gestão ERP e a plataforma de CRM são essenciais para um negócio. Por isso, a dica é integrar essas soluções com o sistema ERP Omie, que permite, em uma única plataforma, ter um sistema de gestão completo, incluindo o CRM.
Com a Omie, você otimiza e automatiza processos, facilitando a gestão, e ainda acessa dados sobre os seus clientes: pode aproveitar melhor as oportunidades de negócio e conduzir as negociações de forma mais estratégica.
Melhore a experiência do seu cliente com a Omie
A plataforma CRM é essencial para o sucesso das vendas e para o atendimento ao cliente. Mas você pode ir além com o CRM Omie, que conta com processos automatizados para facilitar a rotina das equipes da sua empresa.
O software é fácil de usar e permite o acesso ao histórico, análises de funil de vendas e, ainda, gerenciamento dos times comerciais. Além disso, o valor é acessível, você pode integrar com o ERP e a implantação é rápida.
Com a Omie, você tem a melhor plataforma CRM, faz uma gestão eficiente e alcança a satisfação dos seus clientes.
Centralize sua gestão, otimize processos e fortaleça o relacionamento com seus clientes. Conheça as funcionalidades da Omie e descubra como um CRM integrado ao ERP pode transformar sua rotina e seus resultados.