Como uma plataforma CRM ajuda na segmentação do negócio?

Saiba como a plataforma CRM torna suas vendas mais efetivas e segmenta a sua empresa
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Em meio a tantas opções no mercado, o relacionamento com o cliente tem despontado como o diferencial dos negócios. Para isso, é indispensável contar com uma plataforma CRM e investir em segmentação. Se ainda tem dúvidas sobre o que é essa ferramenta e não sabe se deve mesmo investir, aprenda as melhores dicas e benefícios.

As ferramentas de CRM são consideradas grandes aliadas estratégicas para as empresas que buscam sucesso e, claro, crescimento no mercado. Além de inovadoras, utilizam a tecnologia para propor uma segmentação de clientes efetiva, o que economiza recurso e garante estratégias mais assertivas.

Com isso, você consegue gerar vendas com maior qualidade e, também, melhorar a experiência dos seus clientes, conquistando conversões mais significativas. Entenda melhor sobre a plataforma de CRM e como ela pode ajudar você. Continue lendo até o final!

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O que significa CRM?

CRM é a sigla para a expressão em língua inglesa “Customer Relationship Management”. Em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Nesse sentido, está relacionada a todas as áreas que, de certa forma, têm contato com o cliente ou consumidor, incluindo marketing, vendas e o atendimento. Por isso, a plataforma de CRM é totalmente centrada no cliente e na sua experiência com a empresa.

Para que serve uma plataforma de CRM?

A plataforma de CRM serve, principalmente, para armazenar dados da persona ou do público-alvo da sua empresa. Trata-se de informações como nome, número de contato, endereço, além de detalhes sobre como essa pessoa mantém contato com a sua empresa, seja por formulários em site, ligações ou e-mails.

Apesar de parecer uma lista de contatos mais moderna, a plataforma CRM vai muito além de organizar os dados dos seus clientes. Com ela, você acompanha em um só lugar todas as negociações que estão em andamento, tem dados personalizados sobre seu público, registro das interações com a marca e muito mais.

Para tornar as ações ainda mais estratégicas e customizadas para a necessidade da sua empresa, você pode utilizar mais de um tipo de CRM. Isso mesmo, existem diferentes tipos, como:

CRM Analítico:

Coleta, organiza e apresenta as informações dos clientes relevantes para o seu negócio. Com isso, você consegue entender o perfil dos consumidores que compram determinado produto ou serviço, além de qual etapa ele está na negociação e o melhor momento para oferecer uma nova solução.

Logo, o CRM Analítico oferece dados mais estratégicos para melhorar a relação com o público e aumentar a taxa de conversão, enquanto melhora a experiência.

CRM Operacional:

É o mais utilizado pelas equipes de atendimento e vendas. Isso porque oferece funcionalidades e recursos que facilitam as atividades das áreas, desde o pré até o pós.

Assim, possibilita fechar excelentes vendas, como o histórico de interação, base de conhecimentos, roteiros para tornar o contato mais fluido etc. Tudo isso para conseguir conversões personalizadas e efetivas.

CRM Colaborativo:

Como o próprio nome diz, trata-se de um sistema colaborativo. Portanto, permite que diversas áreas da sua empresa, mesmo que tenham objetivos diferentes, consigam acessar os dados para suas necessidades.

Assim, a área de vendas pode acessar a plataforma de CRM para entender o objetivo de compra, enquanto o RH pode entrar para acompanhar o desempenho dos vendedores.

CRM Estratégico:

Esse é o tipo de CRM mais abrangente, afinal, ele centraliza todas as funcionalidades anteriores em uma só plataforma. Ao reunir todos esses recursos, sua empresa consegue informações valiosas para melhorar a experiência do cliente e aumentar suas vendas de forma estratégica.

Dessa forma, não só os vendedores, mas também a equipe de marketing e atendimento, conseguem segmentar melhor as ações e estratégias para aumentar as vendas. Já que contam com informações personalizadas e com as diferentes funcionalidades que a plataforma oferece.

Por fim, é importante dizer que, sim, existem plataformas de CRM gratuitas. Mas grande parte não oferece tantas funcionalidades, apenas processos mais básicos da gestão.

Como o CRM pode ajudar na segmentação do negócio?

A segmentação é o momento em que você divide seus clientes e potenciais clientes em diferentes grupos. Aqui, pode ser por perfil, desejo de compra ou qualquer outro critério. O objetivo é facilitar as atividades das equipes de vendas e marketing durante a jornada do consumidor.

Com uma segmentação bem definida, a sua equipe comercial consegue direcionar os esforços para os clientes que têm o perfil de compra para determinado produto. Portanto, para aquele cliente que tem uma dor e necessidade específica e que se difere dos demais.

Dessa forma, você consegue direcionar melhor as abordagens, campanhas e também ações para atrair, converter e fidelizar mais clientes. Ao utilizar a plataforma de CRM, é possível tornar a segmentação de mercado muito mais estratégica.

Isso porque, ao unir as duas estratégias, você consegue encontrar leads qualificados com perfil mais adequado e, consequentemente, fechar negócios personalizados e certeiros, sem deixar de lado a experiência e as necessidades de cada cliente.

Quais as principais diferenças entre ERP e CRM?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão, mais voltado para o planejamento dos recursos da empresa. Ele tem uma aplicação bem abrangente e facilita a gestão geral de um negócio.

Ainda, centraliza todas as informações geradas pela empresa em um só lugar, integrando as diferentes áreas: financeira, administrativa, vendas e RH. Seu objetivo é automatizar e otimizar o fluxo de dados da empresa, garantindo que estejam sempre conectados e com acesso em tempo real.

Com isso, torna os processos mais ágeis, eficientes e práticos. Além de aumentar a produtividade das equipes, disponibilizar dados mais efetivos e reduzir custos.

Já o CRM é muito mais voltado para o cliente e sua experiência com a marca. Nesse sentido, ele possibilita que você conheça melhor seu público e trabalhe toda a sua jornada para aumentar as taxas de conversões e retenção.

Mas apesar de diferentes, tanto o sistema de gestão ERP quanto a plataforma de CRM são essenciais para um negócio de sucesso. Considerando sempre que são plataformas que se complementam e entregam resultados mais eficientes para a melhoria de processos.

Conte com uma plataforma de CRM inovadora

Como vimos, a plataforma CRM é essencial para o sucesso das vendas e também para o atendimento ao cliente. Ao utilizá-la, você garante uma gestão mais eficiente no relacionamento com seus públicos e impulsiona o seu crescimento no mercado.

Para se certificar que a gestão está sendo bem realizada, é importante contar com soluções e funcionalidades inovadoras e estratégicas, como o CRM Omie. Além de completo, ele conta com processos automatizados que facilitam a rotina das equipes da sua empresa, oferecendo acesso ao histórico, análises de funil de vendas e, ainda, gerenciamento dos times comerciais.

Tudo isso para você conquistar uma gestão eficiente e maior satisfação dos seus clientes. Invista hoje mesmo e solicite uma proposta. Conte com o melhor da tecnologia e se mantenha atualizado sobre este e outros assuntos do mundo empresarial!

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