Você sabe como vender sistemas ERP? Para muitas pessoas, vender um sistema ERP pode ser uma tarefa bem complexa e isso pode acontecer por inúmeras razões. Uma delas é não conhecer tão bem o sistema que será vendido, ou então, o segmento em que será utilizado.
Felizmente, o ERP é um sistema que pode, e deve, ser utilizado por grandes, médias e pequenas empresas, de todos os segmentos. Afinal, um sistema de gestão empresarial é extremamente importante para otimizar processos e aumentar a produtividade dos negócios.
E para você entender mais sobre o que é sistema ERP, como ele pode ser um grande aliado das empresas e como vender sistemas ERP, preparamos este artigo. Continue a leitura.
Motivos para vender sistemas ERP
Uma das primeiras razões (e talvez principal) para vender um sistema ERP é a oportunidade de ter o seu próprio negócio. Isso mesmo. Você pode utilizar o ERP como fonte de renda extra ou como única fonte.
Por ser um serviço totalmente online, não é necessário gastar com grandes infraestruturas para o empreendimento funcionar. Além disso, um sistema ERP contribui significativamente para a melhoria dos processos, sem contar que, com ele, as empresas se mantêm atualizadas, otimizadas e muito mais produtivas.
Outro aspecto importante a destacar é que o sistema ERP utiliza a tecnologia como base, por isso é algo que sempre será demandado. Hoje, mais do que nunca, o setor da tecnologia no Brasil segue em crescimento, e as empresas estão sempre buscando por sistemas de gestão para aprimorar seus processos internos e aumentar a produtividade de seus colaboradores.
Dicas de como vender sistemas ERP
Para quem está começando, a ideia de vender sistemas ERP pode parecer complicado. Porém, não é tão difícil quanto parece, e existem muitas dicas que, quando colocadas em prática, podem tornar o processo ainda mais simples. Confira.
1. Conheça seu público-alvo
O público-alvo de uma empresa são as pessoas com gostos e hábitos parecidos. Ou seja, o público-alvo do seu negócio serão as pessoas ou as empresas para as quais você irá vender o sistema ERP.
Para definir e segmentar quem serão as pessoas atendidas, você pode realizar pesquisas de mercado ou tendência. Um exemplo de perfil de público seria:
- “Marcelo, 35 anos, formado em Administração de Empresas, com especialização na área financeira e gestor de finanças de uma empresa de grande porte.”
E por que é importante conhecê-los? Porque, dessa forma, as vendas passam a ser mais assertivas e segmentadas. Com isso, as chances de uma venda ser realizada com sucesso são maiores do que se você não tiver seu público-alvo bem definido.
2. Conheça muito bem o sistema ERP que deseja vender
Uma das dicas mais básicas e mais importantes é conhecer muito bem o tipo de sistema ERP que você irá vender. Isso significa conhecer cada funcionalidade, detalhadamente.
Imagine oferecer o sistema para um cliente e demonstrar que não conhece bem o seu produto? Isso não seria bem-visto pelo cliente e nem pelo mercado, certo?
Sendo assim, é fundamental estudar bastante sobre o sistema ERP, tudo o que ele oferece, as vantagens, as funções e tudo o que estiver relacionado a ele. Mostrar ao cliente que você tem domínio e conhecimento sobre o seu produto fará com que ele confie no que você diz e ter a certeza de que pode contar com o seu sistema.
3. Entenda as necessidades do seu cliente
Por mais que você tenha um público-alvo bem definido, cada um dos seus clientes é único. Isso significa que cada um terá uma necessidade específica, determinada por questões internas e do ramo de mercado.
Entender quais são essas necessidades vai te possibilitar pensar e desenvolver soluções personalizadas. Dessa forma, você irá conquistar os clientes e fidelizá-los.
4. Ofereça um atendimento de qualidade
A qualidade no atendimento é a base para um relacionamento saudável entre cliente e empresa. Quando falamos em conquistar clientes, isso é ainda mais importante, afinal, oferecer um atendimento de qualidade pode aumentar as suas chances de realizar a venda de um sistema ERP.
Estar disponível para tirar dúvidas, oferecer um teste grátis e ter um atendimento personalizado são exemplos de ações que você pode tomar para oferecer o atendimento de qualidade de que o seu cliente precisa.
5. Destaque os benefícios do sistema ERP
Claro que, para o cliente, as funcionalidades são importantes, porém, mais do que isso, o que vai atrair a sua compra são os benefícios que o sistema ERP oferece. É importante que essas informações sejam comprovadas, e não apenas faladas.
Você pode fazer demonstrações e apresentar os resultados que comprovem que o sistema ERP será vantajoso para o cliente e sua empresa. É importante esclarecer que não se trata apenas de uma ferramenta que vai ajudá-lo a melhorar os processos, mas sim, a impulsionar o crescimento do negócio.
6. Saiba quem são os concorrentes
Um detalhe importante, mas que é bem esquecido na hora de considerar como vender ERP, é saber quem são os concorrentes do seu negócio. Isso é essencial por muitos motivos. Um deles é que assim você consegue mostrar como a sua solução se destaca da dos concorrentes.
O benchmarking, por exemplo, é um grande aliado para entender e conhecer a sua concorrência e também a do seu cliente. Dessa forma, você tem uma visão mais ampla do mercado e do que pode fazer para se destacar nele.
7. Utilize o marketing para ajudar a vender
O marketing, de forma geral, é o grande responsável pela atração dos clientes. Com ele é possível desenvolver campanhas de alcance, fidelização, entre outras. O marketing é uma das áreas que faz parte de todas as etapas de relacionamento com o cliente.
Desde a atração e o contato, até a pré-venda, existem muitas formas de utilizar o marketing. Uma delas é o marketing de conteúdo, que utiliza a presença digital como meio para atrair novos clientes e possibilitar novas vendas.
Você pode utilizar campanhas de e-mail marketing, vídeos promocionais, redes sociais e muito mais. Todos esses recursos irão te ajudar na hora de vender sistemas ERP.
8. Fique atento ao seu cliente após a compra
Esta dica é muito importante. Muitas pessoas se concentram em apenas conquistar os clientes e vender o produto, esquecendo-se de manter o contato depois da compra, para se certificar de que tudo está funcionando corretamente.
Esse contato é essencial e está diretamente ligado ao atendimento de qualidade. O suporte e a disponibilidade para o cliente são pontos cruciais para fidelizá-lo. Portanto, para conseguir a fidelização de clientes, é importante oferecer um bom suporte depois da venda. Assim, ele consegue tirar dúvidas e aproveitar o sistema da melhor maneira.
9. Mensure os resultados
A análise e o monitoramento de resultados é um método fundamental para entender se as ações estão sendo bem realizadas ou o que precisa melhorar para conquistar novas vendas.
Para mensurar os resultados, você pode contar com ferramentas que gerem relatórios completos das suas ações. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais estratégica do que precisa fazer.
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Como vender sistemas ERP de forma efetiva
Depois de tantas dicas, ficou muito mais simples entender as vantagens de como vender sistemas ERP e como colocar seus planos em ação. Apesar de parecer complexo, são ações simples, que, se feitas de forma efetiva, vão te ajudar a conquistar e fidelizar os clientes de ERP, com vendas mais assertivas.
Não se esqueça de que é muito importante conhecer bem os seus clientes e o tipo de ERP que será oferecido, para que o atendimento seja o mais personalizado possível. Com esse sistema, você tem seu próprio negócio, sem sair de casa. Conheça as franquias Omie e saiba mais.