Como vender sistemas ERP? Aprenda a fechar negócios com estas dicas práticas

Neste artigo, explicamos como vender sistemas ERP para empresas e oferecemos dicas práticas para uma negociação eficiente.
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Que os sistemas ERP são grandes aliados de negócios de todos os portes e segmentos, não é novidade. Mas você sabia que pode transformar essa demanda em uma fonte de renda recorrente e escalável? Vender sistemas ERP pode ser uma excelente oportunidade para quem quer empreender com tecnologia, sem precisar desenvolver software ou ter conhecimento técnico profundo.

Mesmo que, à primeira vista, vender um sistema ERP pareça algo complexo, a verdade é que não é tão difícil entrar nesse mercado com orientação, capacitação e as ferramentas certas.

Neste artigo, vamos explicar como vender sistemas ERP para empresas e fechar excelentes negócios. 

Por que vender sistemas ERP é um bom negócio?

Uma das principais razões para vender sistemas ERP para empresas é a oportunidade de ter o seu próprio negócio, com um investimento relativamente baixo e margens de lucro bastante atrativas. 

Sistemas de gestão são essenciais para empresas de qualquer porte, e não é difícil conseguir bons clientes. 

Segundo a ABES, o Brasil é o quinto maior mercado de ERP do mundo. E há projeção de crescimento de 12,2% ao ano até 2027. Em escala global, a IDC prevê expansão de 10,4% ao ano. Isso significa uma coisa: oportunidade.

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Como vender sistemas ERP? 9 dicas práticas

Se você está dando os primeiros passos, confira as dicas abaixo e aprenda como vender sistema ERP para empresas.

1. Conheça seu público-alvo

Entender quem você quer atender é o primeiro passo. Só assim será possível demonstrar como o sistema vendido atende às demandas específicas de cada cliente.

Para definir e segmentar quem serão as empresas atendidas, você pode realizar pesquisas de mercado ou de tendência.

Quanto mais claro for esse perfil, mais fácil será se comunicar, personalizar suas abordagens e mostrar o que é o ERP e como ele pode ser uma solução sob medida.

2. Conheça muito bem o sistema ERP que você vende

Outra dica essencial é conhecer o tipo de sistema ERP que você irá vender. Você não precisa ser técnico, mas precisa saber o que está vendendo. 

Conhecer as funcionalidades, integrações e vantagens do ERP vai te ajudar a responder dúvidas com clareza

Uma dica é usar o sistema, fazer testes e ver como ele resolve problemas reais. Isso fará diferença na hora de mostrar aos clientes que o sistema que você vende é o melhor ERP online.

3. Entenda as necessidades do seu cliente

Mesmo dentro do mesmo segmento, cada empresa tem seus próprios desafios.. Isso significa que cada um terá uma necessidade específica, determinada por questões internas e do ramo de mercado.

Entender quais são os sistemas de ERP mais usados pelas empresas e quais são essas necessidades vai te possibilitar pensar e desenvolver soluções personalizadas. Dessa forma, você irá conquistar e fidelizar clientes.

4. Ofereça um atendimento de qualidade

Estar disponível para tirar dúvidas, explicar com paciência e mostrar interesse genuíno faz toda a diferença.

Quando falamos em conquistar clientes, isso é ainda mais importante, já que aumenta as suas chances de realizar a venda de um sistema ERP.

Estar disponível para tirar dúvidas, oferecer um período gratuito de testes e prestar um atendimento personalizado são exemplos de ações que você pode tomar para oferecer a qualidade que o seu cliente precisa.

5. Mostre benefícios do sistema ERP

Funcionalidades importam, mas os resultados falam ainda mais alto. 

O que vai atrair a sua compra são os benefícios e diferenciais que o sistema ERP oferece. É importante que essas informações sejam comprovadas, e não apenas comunicadas.

Demonstre, se possível com cases ou simulações, como a empresa pode se transformar com o ERP. É importante deixar bem claro que não se trata apenas de uma ferramenta que vai ajudá-lo a melhorar os processos, mas também a impulsionar o crescimento do negócio.

6. Saiba quem são os concorrentes

Saber como outras soluções se posicionam no mercado te ajuda a entender seus diferenciais.

O cliente pode já ter recebido outras propostas, por isso, esteja preparado para mostrar o que torna o seu ERP mais completo, acessível e fácil de usar.

7. Use o marketing para ajudar a vender

A divulgação é essencial para atrair os primeiros contatos. Você pode começar com conteúdo nas redes sociais, vídeos explicativos, parcerias com contadores e e-mail marketing. 

Posicionar-se como especialista em gestão vai te ajudar a ser lembrado quando surgir a necessidade.

8. Mantenha o relacionamento após a venda

O pós-venda é tão importante quanto o processo de vendas. Muitas pessoas se concentram em apenas conquistar os clientes e vender o produto, esquecendo-se de manter o contato depois da compra, para se certificar de que tudo está funcionando corretamente.

Esse contato é essencial e está diretamente ligado ao atendimento de qualidade. O suporte e a disponibilidade para o cliente são pontos decisivos para fidelizá-lo. 

9. Mensure os resultados

A análise e o monitoramento de resultados são fundamentais para entender se as ações estão sendo bem realizadas e o que precisa ser melhorado para conquistar novas vendas.

Use ferramentas de CRM, planilhas ou relatórios para manter tudo sob controle.

Comece a vender sistema ERP: conheça a franquia Omie

Agora que você já sabe como vender ERP e obter uma fonte de renda lucrativa com essa atividade, que tal conhecer a Omie franquia? Com o modelo de franquias de sistema ERP da Omie fica mais fácil abrir seu próprio negócio sem sair de casa e com suporte completo.

O sistema ERP da franquia Omie oferece soluções únicas de gestão, automatizando e integrando áreas e melhorando o desempenho e a produtividade dos seus futuros clientes. Com a nossa franquia, você conta com todo o suporte e treinamento necessários para tirar os planos do papel.

Nossos franqueados estão de prova, e contamos com um índice de satisfação de 85%. Segundo Gabriel Pigatto, franqueado da Omie, o sistema ERP da empresa é um dos melhores produtos do mercado e ajuda as empresas a crescerem. Já para Paulo Cruz, ser franqueado Omie é algo muito incrível porque você tem um aprendizado constante.  Com a Omie, você recebe toda a capacitação de que precisa para abrir o seu próprio negócio. Venha ser um franqueado ERP e descubra todas as vantagens do nosso modelo de franquia!

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