Conheça 4 técnicas de vendas no atacado

Aprenda a aplicar estratégias eficientes para conquistar mais clientes na venda no atacado e fazer o seu negócio crescer
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Todas as empresas buscam ter êxito em seu meio, conquistando clientes e sempre avançando rumo à estabilidade no mercado. Isso não é diferente nas vendas no atacado, em que a empresa vendedora fornece produtos para outras empresas, uma prática chamada de modelo B2B (business to business).

Vender em grande quantidade requer algumas estratégias específicas, de modo que o planejamento torna-se ainda mais essencial. O setor de vendas no atacado apresenta uma participação de mais de 50% no mercado nacional. Se bem administrado, pode ser um ótimo modelo de negócio.

Conquistar clientes e dominar o mercado nesse contexto requer uma expertise que pode fazer a diferença com a concorrência. Neste artigo, você vai conhecer as melhores estratégias de vendas no atacado e como elas podem ser colocadas em prática no seu negócio. Continue acompanhando e boa leitura!

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Saiba como vender no atacado

Com uma estratégia de marketing bem pensada, a venda no atacado é uma ótima forma de garantir o crescimento do seu negócio e de tornar seus produtos mais conhecidos no mercado.

Apesar disso, esse modelo de vendas não é adequado para todos os tipos de empresa. Primeiro, é necessário avaliar se o seu negócio está pronto para receber e lidar com esse volume de vendas e fluxo.

Antes de mais nada, é preciso considerar se você tem espaço o suficiente para armazenar a matéria-prima e produtos, se sua marca está bem desenvolvida e possui uma identidade visual própria e se já existe um cálculo dos custos de produção. Esses e muitos outros pontos vão auxiliar na tomada de decisão. A seguir, veja 4 estratégias que irão te ajudar a vender no atacado:

1. Priorize a rentabilidade

Por se tratar de uma venda entre empresas, o ciclo de vendas no atacado é bem mais longo se comparado com varejistas. Por esse motivo, é importante enfatizar a qualidade do seu produto e como isso deve ser levado mais em conta do que o preço.

Um dos fatores implicados nisso é o fato de não ser interessante para a empresa compradora se restringir somente a obter um produto de menor preço e, consequentemente, de menor qualidade.

O conceito de valor, ou seja, aquilo que a empresa compradora ganhará ao comprar um produto de maior preço, mas de qualidade muito superior, deve ser levado em conta de forma ainda mais especial nesse modelo de vendas.

2. Esteja bem amparado com conhecimentos que sejam bons alicerces

Para que esse modelo de negócio funcione, é essencial ter total controle da tomada de decisões da empresa, o que inclui ter dados concretos e objetivos sobre os mais diferentes setores.

Esses dados consistem em bons relatórios, que demonstrem o que pode ser melhorado e ajustado, um bom conhecimento de mercado, antenado aos concorrentes e ao que o consumidor demanda naquele momento, além de projeções precisas para o futuro.

3. Comunicação integrada

Uma empresa só pode obter êxito se aplicar uma comunicação eficiente e integrada entre seus mais diversos setores, o que não é diferente no mercado de vendas no atacado.

As áreas de atendimento, marketing, financeiro, logística e de vendas de uma empresa devem sempre estar em sintonia, de forma a evitar problemas. Caso estes ocorram, é preciso contar com o RH e outros setores de liderança a fim de encontrar formas mais rápidas de resolvê-los.

4. Plano de mídia

Nos dias de hoje, é crucial para qualquer empresa ter uma identidade visual nas redes. Isso contribui para a diferenciação da marca, fazendo com que seja mais fácil identificá-la no meio das concorrentes e tornando mais fácil a conquista e manutenção de mercados.

Atente-se para a adequação da estratégia ao nicho de mercado do atacado. Em negociações B2B, os clientes possuem personas diferentes, o que pode contribuir para seu alcance de novos ganhos.

Estratégias de marketing essenciais para vendas no atacado

Como mencionado, o sucesso das vendas no atacado depende muito de uma boa estratégia de marketing. Por ser um modelo B2B, diferente da venda direta ao cliente, o atacado requer atenção especial aos pontos a seguir.

Divulgação dos produtos offline e online

Para alcançar o máximo possível de pessoas, é importante pensar em estratégias de vendas tanto no ambiente online quanto offline. Usar as mídias sociais a seu favor é importante, mas também pode ser interessante investir em propagandas na TV e outros meios de comunicação.

Isso tudo, claro, deve ser pensado levando em conta o seu público-alvo e qual a melhor forma de chegar até ele. O marketing empresarial é um campo amplo de possibilidades que devem ser exploradas.

Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que busca encontrar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa. Esse panorama torna muito mais fácil a tomada de decisões acertadas e a obtenção do crescimento do seu negócio.

Organizando melhor as ideias e tendo total controle sobre a atual situação da empresa, é possível tomar melhores decisões e mais lucrativas, sempre visando o sucesso e evitando problemas, razão pela qual essa análise deve ser aplicada no âmbito das vendas no atacado.

Segmentação de mercado

No processo de segmentação de mercado, é feita a análise dos diferentes grupos de clientes, suas características e qual a melhor forma de chegar até eles.

Nas vendas no atacado, como os clientes são empresas, essa segmentação é ainda mais acentuada, já que cada negócio funciona de forma bastante específica, exigindo atenção redobrada e dedicação exclusiva.

Benchmarking

O benchmarking consiste na comparação com a concorrência. É preciso analisar as práticas que estão obtendo resultados e aplicá-las na sua empresa, mesmo em setores diferentes do seu.

Dessa forma, é possível estar sempre evoluindo junto à concorrência e buscando o máximo de produtividade possível para o seu negócio. Essa estratégia se alinha à pesquisa e permite maior mapeamento do campo no qual seu negócio está inserido.

Descontos e promoções exclusivas

Essa é uma ótima forma de atrair e fidelizar o seu cliente, que se sentirá engajado pelo senso de oportunidade oferecido no momento da compra. Lembre-se que o manejo do tempo é um fator indispensável.

Criação de um calendário anual de campanhas

Isso faz com que o departamento de marketing da empresa possa trabalhar de acordo com datas comemorativas e sazonais de forma a obter o máximo possível de lucro, com estratégias específicas para cada uma delas.

Esse tipo de estratégia pode aumentar bastante o lucro da sua empresa, pois costuma chamar a atenção do consumidor com informações e direcionamentos próprios para cada período do ano.

Carrinhos de compras maiores

Essa estratégia é bastante certeira ao garantir que o cliente compre mais, já que ele tende a  desejar ver o carrinho mais cheio. Um carrinho pequeno pode também atrapalhar sua experiência de compra, visto que torna o processo mais desconfortável.

Uma boa estratégia muda o rumo da sua empresa!

Diante das dicas apresentadas, fica claro que é possível obter resultados incríveis com o seu negócio de vendas no atacado, desde que sejam usadas boas estratégias de vendas que atraiam seu público-alvo.

Agora que você já sabe como começar a dominar o mercado de vendas no atacado, fique por dentro das novidades de empreendedorismo,  acompanhando o Blog da Omie!

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