Novas mudanças no mercado e no comportamento dos usuários afetam diretamente as estratégias para cada ano. Se você é empreendedor, estar atento a essas transformações é essencial, já que permite que você ofereça soluções alinhadas às tendências de e-commerce e às expectativas dos consumidores de hoje.
As estratégias de 2024 para manter um contato mais próximo com os consumidores envolvem tecnologias com IA, programas para a economia de finanças dos consumidores, maior presença digital em redes sociais, entre outros.
Quer conhecer mais sobre as tendências de e-commerce 2024 para usá-las em seu negócio? Continue a leitura!
As tendências de e-commerce 2024
Atualmente, as tendências varejistas moldam a maneira como as empresas se envolvem com os consumidores e conduzem suas vendas e compras online. Desde o surgimento de novas tecnologias até as mudanças nos comportamentos do consumidor, neste tópico, você encontrará as tendências de e-commerce que estão redefinindo o panorama comercial e influenciando estratégias de negócios para 2024.
1. Ferramentas e soluções com IA
Entre uma das principais tendências de e-commerce para 2024, está o uso ainda mais comum de IAs como ferramentas estratégicas para vendas em e-commerce.
Segundo o relatório Top Global Consumer Trends 2024, da empresa de pesquisa Euromonitor International, 42% dos consumidores se sentiriam confortáveis com assistentes de voz que fornecem informações e sugestões personalizadas sobre produtos.
Esse dado apresenta a tendência de uso das tecnologias de Inteligência Artificial generativas para chatbots e assistentes de voz, aprimorando e personalizando a experiência do usuário em sua jornada.
Para implantar em seu negócio, é necessário realizar uma pesquisa sobre o perfil dos seus consumidores e o público que deseja que tenha acesso à sua plataforma, afinal conhecer seu cliente gera mais possibilidades de uma programação mais humanitária.
2. Voice commerce
Outra tendência de e-commerce relacionada à IA é o uso de voice commerce. Essa tecnologia permite comprar produtos ou serviços através de comandos de voz, substituindo a digitação comum em tablets, smartphones e demais aparelhos. Uma vez captada, a voz é traduzida automaticamente para as guias de pesquisa.
Como parte do uso dessa estratégia, é essencial não apenas adotar tecnologias avançadas, mas também aprimorar a visibilidade online. Nesse sentido, você pode investir em SEO e aperfeiçoar os detalhes das descrições de seus produtos e serviços. Isso fará com que seu produto esteja nas melhores buscas, otimizando todo o esforço de pesquisa do cliente.
3. Cashback e programas de pontos
À medida que os consumidores buscam mais economia, novas maneiras surgem para otimizar os gastos financeiros. Ainda conforme o relatório Top Global Consumer Trends 2024, 44% dos consumidores planejavam economizar dinheiro em 2023. Isso reflete na permanência de estratégias em economia no consumo.
Assim como em 2023, os consumidores estão dispostos a mudar e comprar de varejistas que nunca compraram antes para buscar melhor custo/benefício para suas finanças.
Dentro desse cenário, o cashback, estratégia que devolve parte do dinheiro gasto pelo cliente a ele mesmo, e os programas de fidelidade e pontos, que acumulam benefícios ao longo do tempo, ganham destaques e permanecem como uma das principais tendências de e-commerce 2024.
4. Presença digital em vários canais
A presença digital em vários canais é uma das tendências de e-commerce crucial para o crescimento de alcance de seu negócio em 2024. As redes sociais, por exemplo, possuem um papel relevante para o compartilhamento de produtos e serviços.
Segundo uma pesquisa da Opinion Box, empresa especializada em pesquisas, e Octadesk, o Instagram, YouTube, Facebook e TikTok são canais amplamente utilizados pelos usuários para realizar pesquisas de produtos.
Enquanto 67% dos usuários entrevistados utilizam o Instagram para realizar a pesquisa de produtos, 51% utilizam o YouTube para buscar informações sobre eles, por exemplo.
O TikTok, por sua vez, já se tornou uma fonte de pesquisa para a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2015), segundo o E-Commerce Brasil. A plataforma se tornou um dos principais mecanismos de busca para descobrir novos produtos e avaliações de usuários nesta faixa etária.
Com esses dados, é possível ver a importância de ter um perfil otimizado do seu e-commerce e com conteúdo relevante para o seu público-alvo nas redes sociais em 2024.
5. Estratégia Omnichannel
Além da presença em vários canais online como uma das tendências de e-commerce, as lojas podem oferecer uma jornada de compra fluída entre o online e o físico com uma estratégia que oferece flexibilidade para a experiência de compra. Essa estratégia é chamada de omnichannel.
Nesse processo, o consumidor pode escolher seu produto na loja online de acordo com suas necessidades, realizar a compra e fazer sua retirada em uma loja física da rede. Além disso, a facilidade de trocar ou devolver a mercadoria fisicamente após uma compra online gera confiança ao cliente.
Para implantar o recurso em sua empresa, crie cooperação entre os canais, pois será preciso compartilhar as informações de seu cliente com o aplicativo parceiro.
6. Marketing ético
Os consumidores atuais não estão interessados apenas em adquirir um produto ou serviço, mas sim em compreender os valores da marca, principalmente no que diz respeito à responsabilidade ambiental e social.
Segundo a Euromonitor International, 64% dos consumidores pretendiam ter um impacto positivo no meio ambiente através de suas ações cotidianas em 2023. Essas ações também afetam os comportamentos de consumo e acabam entrando na lista de tendências de e-commerce 2024.
Impulsionada pelos desafios globais das mudanças climáticas, essa tendência resultou no aumento significativo no número de marcas com iniciativas sustentáveis e práticas éticas.
As práticas de ESG se relacionam a esse contexto. As marcas que adotam uma abordagem ESG não apenas atendem às expectativas dos consumidores, mas também desempenham um papel crucial na construção de um futuro mais consciente e responsável.
Por isso, em 2024, é fundamental ter programas de preservação ambiental e responsabilidade social em mente para o seu negócio.
7. Publicidade contextual
A publicidade contextual é uma forma de publicidade digital que direciona anúncios aos usuários com base no contexto das páginas web em estão sendo exibidos.
A eficácia desse tipo de publicidade está na percepção positiva desses anúncios pelos usuários, uma vez que eles possuem mais chances de interagir com anúncios alinhados com seus interesses e são apresentados num contexto.
Mapear estratégias e utilizar automatização de Inteligência Artificial neste processo pode trazer insights para você incluir publicidade em outras páginas ou receber publicidade de outras marcas em seu e-commerce. Isso maximiza as oportunidades de engajamento, conversão para aumentar vendas e experiência mais personalizada para os usuários.
Expectativa de faturamento do e-commerce em 2024
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta um faturamento aproximado de R$205 bilhões até o ano de 2024. Esse valor demonstra um crescimento no setor, uma vez que a expectativa da mesma associação para 2023 era de R$186 bilhões e para 2022 R$169,59 bilhões.
Com esses dados, é possível observar um cenário de crescimento de 10.21% de 2022 para 2023.
Além dessa perspectiva positiva para o e-commerce no Brasil, vale destacar a multiplicidade de modelos de e-commerce que contribuem para essa ascensão. Com diferentes abordagens e estratégias, esses tipos de e-commerce desempenham um papel significativo na construção do panorama comercial digital.
As tendências de e-commerce também emergem como protagonistas neste cenário, moldando o futuro do comércio digital.
Sistema para receber pagamentos para seu e-commerce
Para aproveitar todas as tendências de e-commerce 2024, é preciso inovar nos processos da sua empresa também. Nesse sentido, contar com ferramentas de automatização e integração de processos é fundamental. O Sistema ERP Omie é uma excelente alternativa para você empreendedor que precisa tornar suas ações mais modernas e inovadoras.
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