Dicas de como colocar em prática a contabilidade gerencial

Tenha uma visão completa da situação da empresa e garanta maior crescimento. Conte com as análises da contabilidade gerencial.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Empresas que utilizam a contabilidade gerencial nos seus negócios tendem a ter melhores resultados ao longo do tempo, pois conseguem prever movimentos do mercado e analisar a situação real da instituição.

Mas, não basta apenas conhecer o conceito, é preciso colocar em prática essa metodologia para ter todos os benefícios esperados. Muitas vezes pode ser difícil saber por onde começar e quais passos tomar para estruturar a gestão financeira da melhor forma.

Nesse processo, o papel do contador é fundamental. Além de deter os conhecimentos técnicos necessários, ele é capaz de auxiliar as empresas e clientes com insights preciosos para tomada de decisão. Neste artigo, acompanhe algumas dicas para colocar a contabilidade gerencial em prática. Implemente esse método com qualidade hoje mesmo! Boa leitura.

Funções da contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial é um conjunto de atividades e processos que consolida e analisa os dados financeiros de uma empresa, permitindo uma visão completa da situação da instituição para tomadas de decisão mais eficientes.

Mais do que apenas olhar para resultados obtidos, esse formato contábil ajuda os gestores a entenderem o real significado dos números e indicadores. Por exemplo, observar apenas a margem de lucro líquido pode ser enganoso se o valor estiver baixo e a empresa achar que deve mexer na precificação para aumentar esse índice.

Com a contabilidade gerencial, uma análise mais detalhada é realizada, mostrando que a margem pequena pode estar ligada a um alto número de investimentos realizados, mas que trarão retorno em um curto período de tempo.

Algumas vantagens da contabilidade gerencial é ter mais controle das despesas e um orçamento mais próximo da realidade dos negócios. Contudo, os gestores podem acompanhar quais são as necessidades da empresa, o que pode ser reduzido sem prejuízo da qualidade dos produtos e serviços.

A principal função dessa área contábil é dar suporte à gestão com dados concretos que apoiem a tomada de decisão com mais confiança. O contador é o protagonista nesse momento, aplicando seus conhecimentos sobre finanças e contabilidade, a fim de trazer uma interpretação precisa dos dados.

Como colocar em prática a contabilidade gerencial?

Para que a contabilidade gerencial possa ser aplicada na empresa, é preciso seguir algumas etapas importantes, tanto para embasar o início das suas atividades quanto para manter o processo acontecendo com o tempo.

O primeiro passo é fazer um levantamento do patrimônio da empresa, pois apenas com um bom conhecimento dos recursos é que será possível tomar decisões e aplicá-las da melhor maneira, em qualquer situação.

Para isso, é interessante contar com o Balanço Patrimonial, que registra os ativos e passivos da companhia, ajudando até mesmo a entender sua situação financeira. Esse relatório pode ser complicado de ser analisado por uma pessoa leiga ou com pouca experiência, portanto só o contador pode fazer a interpretação dos dados.

Após esse levantamento, é preciso acompanhar as movimentações financeiras da empresa, para entender o comportamento que o caixa da instituição apresenta. Assim, será possível visualizar se há sazonalidade, se existem custos e despesas desnecessários e até onde é possível otimizar as receitas.

A soma de todas essas análises financeiras mostrará qual é a real situação da empresa, ajudando a entender o que pode ser feito para sua manutenção e crescimento. Nesse momento, é muito importante contar com um sistema de gestão que registre todas as entradas e saídas, facilitando todo o processo.

Depois, é hora de analisar o estoque de produtos ou o comportamento da prestação de serviços. Todo recurso que fica parado na empresa gera perda de dinheiro. Assim, identificar pontos que podem ser otimizados trará muitos benefícios para a gestão empresarial como um todo.

Dentro disso, alguns insights podem ser gerados, mostrando oportunidades a serem aproveitadas pela empresa ou até orientar alguma nova ação a ser realizada para melhores resultados. Por fim, tudo deve ser registrado de alguma forma, por isso é muito importante contar com relatórios que mostram os resultados.

Como otimizar a contabilidade gerencial?

Após implementar a contabilidade gerencial, é preciso manter o processo sempre em funcionamento, de modo a garantir que tudo seja otimizado. Assim, as ações serão realizadas de modo natural, trazendo ainda mais benefícios para a empresa.

Alguns pontos são bem importantes nesse momento de otimização da área contábil e o ideal é que os gestores, com a ajuda do contador, se dediquem a desenvolver os elementos a seguir:

Capacitar a equipe

De nada adianta um processo estruturado, otimizado e automatizado, se o time que opera esse método não possuir os conhecimentos necessários para assumir suas funções. Por isso, é bem importante investir no treinamento da equipe, para que entendam os dados e relatórios manuseados.

A partir disso, pode-se desenvolver uma visão e atitude estratégicas nos colaboradores que ajudarão na consolidação das informações e na geração de insights. Concomitantemente, o bom relacionamento do contador com a empresa é fundamental, pois cada um fará sua parte e a soma dessas ações potencializará os resultados.

Elabore processos que integrem as áreas da empresa

O sucesso da contabilidade gerencial está diretamente ligada ao envolvimento dos gestores das áreas da empresa, que fornecerão dados e ajudarão na análise das informações.

Portanto, quanto melhor for a comunicação entre as áreas, para que todos saibam quais são os processos, seu papel em cada um e a importância de executá-los com afinco, melhores serão os resultados.

A contabilidade gerencial vem para ajudar na gestão da empresa, entretanto, se todos sabem o que devem fazer e os processos ocorrem sem barreiras, todos trabalharão com mais satisfação e só têm a ganhar.

Utilize um sistema de gestão

Para apoiar todas as ações da empresa, é muito importante ter um sistema de gestão (ERP), que centralize as operações da empresa, como fluxo de caixa, controle de estoque e folha de pagamento.

A vantagem em ter um ERP é que a gestão passa a ser mais eficiente, reduzindo erros em processos e automatizando tarefas manuais. Além disso, os dados ganham segurança, pois muitas vezes, planilhas ou outras formas de gerenciá-los estão suscetíveis a erros e vazamento de informações.

Por fim, o ERP pode consolidar os dados da contabilidade gerencial, facilitando o processo de análise ao entregar relatórios com informações necessárias. O contador, além de realizar suas atividades da contabilidade financeira com o ERP, gerenciando mais de um cliente em um único lugar, também pode ajudar a interpretar os dados que o sistema gera.

Ganhe eficiência com a contabilidade gerencial

Aplicar a contabilidade gerencial em uma empresa ajuda a obter melhores resultados para a gestão, em especial no médio e longo prazo, pois dará uma visão mais ampla da situação  da companhia. Isso se dá com base em integração e economia de tempo, duas facilidades permitidas pelos sistemas de gestão.

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre como colocar em prática a contabilidade gerencial com base em dados e ferramentas práticas. Em todos os momentos, o papel do contador é fundamental, pois ele possui os conhecimentos necessários para ajudar na interpretação dos dados obtidos.

Mantenha-se informado e invista no sistema ERP da Omie, uma solução que vem mudando a vida dos profissionais de contabilidade e empresários dos mais diversos ramos. A contabilidade vem mudando e as formas de aplicá-la também. Siga as tendências e aproveite os benefícios hoje mesmo!

 

banner cta contador

 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
funcionários conversando sobre Ponto de equilíbrio contábil
Você pode gerar valor para seu cliente ao ajudá-lo a definir o ponto de equilíbrio contábil. Saiba mais sobre sua
A perícia contábil é um ramo atraente e promissor para profissionais de contabilidade. Conheça detalhes sobre essa área e como
Aumente a produtividade do seu escritório e conquiste mais clientes com 10 dicas de gestão contábil.