Com tantas facilidades da era digital, não dá para os empreendedores ainda dependerem de sistemas hospedados em servidores locais. É importante ter mobilidade e flexibilidade com softwares online, como o ERP cloud-native.
Com acesso pela internet, você e sua equipe trabalham de qualquer lugar, aumentando sua produtividade. Entenda mais sobre o sistema na nuvem, suas vantagens e como é a segurança dessa tecnologia.
O que é e como funciona um ERP cloud-native?
O ERP cloud-native ou ERP na nuvem é uma evolução do ERP tradicional (ERP local ou on-promise), ou seja, do sistema de gestão integrada. Assim, tudo fica hospedado em servidores remotos seguros, permitindo o acesso de qualquer local ou dispositivo conectado à internet.
Nesse sentido, o empreendedor pode utilizar, de onde estiver, as funcionalidades do ERP, com a automatização de processos e otimizando operações do financeiro, vendas, notas fiscais, estoque, entre outras áreas.
Com apenas alguns cliques, é possível acessar a plataforma do sistema, que centraliza todos os setores da sua empresa, com muita segurança e sem precisar estar no escritório.
Portanto, quem busca agilidade e praticidade no dia a dia empresarial precisa contar com as soluções de ERP online, que permite trabalhar de maneira organizada com equipes remotas e dispensa os gastos e gerenciamento de servidores locais.
Qual a diferença entre o ERP na nuvem e o ERP tradicional?
Existe diferença entre ERP local e ERP na nuvem? O ERP tradicional funciona hospedado em servidores locais, que são gerenciados pela própria empresa que utiliza o software.
Assim, é um servidor físico, que a empresa usuária precisa manter, realizando backups e atualizações para não correr o risco de perder nenhum dado importante.
Já o ERP cloud-native funciona hospedado em servidores externos, na nuvem, sendo gerenciados pela empresa fornecedora do software. Então, o empreendedor não precisa se preocupar em ter os equipamentos com essa finalidade nem em fazer atualizações. Tudo é realizado de modo automático, com mais segurança das informações, além de permitir o acesso remoto.
Quais os benefícios para as empresas de ter um ERP cloud-native?
Será que vale a pena ter um sistema de gestão com armazenamento na nuvem? A seguir, você acompanha os principais benefícios de adotar um ERP cloud-native.
Mobilidade
O primeiro ponto de implantar uma solução ERP na nuvem é a flexibilidade que ela oferece para o gestor. Isso porque ele pode resolver qualquer pendência da empresa ou ter acesso a relatórios de qualquer dispositivo.
Com isso, é possível ter controle de todos os processos do negócio sem depender de uma estrutura local. Sem contar a facilidade de trabalhar com equipes remotas ou híbridas, permitindo o gerenciamento de acesso ao sistema de cada colaborador. Isso permite agilizar e organizar o fluxo de trabalho, tudo com segurança.
Velocidade
Ninguém quer perder tempo ao realizar as atividades da empresa, por isso contar com o ERP na nuvem traz, além da automatização dos processos, mais velocidade para realizar as operações do seu negócio. Você ganha tempo, dispensando processos manuais, reduz erros e ainda pode contar com equipes enxutas.
Agilidade na tomada de decisão
De onde estiver, o gestor tem acesso a todas as informações do seu negócio, como painel de indicadores e relatórios personalizados, permitindo ter agilidade para pensar em estratégias e tomar decisões.
Atualização do sistema
O ERP cloud-native é atualizado automaticamente, assim o sistema ganha as correções de segurança sempre que necessário.
Além de manter as informações seguras, a vantagem é acessar os dados em tempo real da empresa, seja das vendas, financeiro, estoque ou de outras áreas. Com isso, o gestor trabalha com informações reais, podendo decidir os rumos do seu negócio com mais tranquilidade.
Segurança das informações
Quando se fala em armazenamento na nuvem, muitas pessoas podem ficar receosas quanto à segurança das informações. Afinal, você não tem um servidor local com os dados da sua empresa.
Saiba que é totalmente seguro implantar um ERP cloud-native, pois você conta com um sistema que trabalha com dados criptografados, autenticação multifator, realização de backups automáticos e controle de acesso, o que permite maior proteção para as informações da sua empresa e clientes.
Redução de custos
Ter um sistema de gestão na nuvem traz redução de custos para sua empresa, pois não é preciso investir em infraestrutura tecnológica de servidores nem contar com uma equipe interna de TI. Você só precisa ter um computador conectado à internet para ter acesso a tudo o que o sistema oferece.
Com isso, a implementação do cloud-native tem um custo baixo e é bem rápida, pois todo o sistema está na nuvem.
Software escalável
Com um cloud-native ERP, você tem uma tecnologia escalável, que cresce junto com a sua empresa. Assim, com a expansão do seu negócio, você tem um sistema adaptável sem precisar fazer um novo investimento em software.
Isso porque você pode, com facilidade, aumentar ou diminuir o número de módulos e usuários do sistema de acordo com a sua necessidade.
ERP cloud-native: flexibilidade e comodidade para a rotina empresarial
Para ter um sistema de gestão que auxilie nas demandas da sua empresa e com total segurança, a melhor dica é ter um ERP cloud-native, indicado para negócios de todos portes e de diferentes setores. E na hora de escolher o melhor ERP na nuvem, é necessário contar com fornecedores de referência.
A Omie trabalha com sistemas de gestão online para diferentes segmentos, oferecendo uma tecnologia fácil de utilizar e com todas as funcionalidades que a sua empresa precisa. É destaque também no suporte oferecido ao cliente para que você aproveite ao máximo tudo o que o sistema oferece.
A tecnologia não para de avançar e sua empresa não pode ficar para trás. Por isso, conte com um ERP cloud-native para melhorar a gestão e ter mobilidade para controlar todos os processos do seu negócio.
Quer a solução de gestão mais atualizada e prática para o seu dia a dia? Conheça o ERP da Omie e impulsione seu negócio!