A franquia digital se tornou um método viável para quem quer começar no ramo de empreendedorismo. Diferente da franquia tradicional, esse modelo de negócio não exige um espaço físico e pode ser totalmente on-line. Assim, os custos de implantação e manutenção são bem menores.
São várias opções de franquias digitais. Depois de escolher em qual investir e cumprir com os procedimentos formais para adquirir a sua, é hora de fazer a gestão como uma empresa tradicional.
Você vai precisar estabelecer indicadores de desempenho para fazer a avaliação de resultados da sua franquia. No entanto, com tantas possibilidades, como saber escolher quais indicadores serão mais adequados ao seu negócio? Aproveite nossas dicas nos próximos tópicos para você tomar a decisão mais adequada para sua empresa.
Qual é o objetivo dos indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho para uma franquia virtual são importantes para avaliar os resultados do planejamento estratégico e direcionar a empresa para a realização das metas estipuladas.
Os indicadores, também chamados de métricas, ajudam a traçar uma análise SWOT, com a visão de pontos fortes, fraquezas, ameaças e oportunidades de melhoria para a franquia e podem ser separados em categorias, como:
- Indicadores de qualidade e produtividade para avaliar rendimento e eficiência de equipe e processos de trabalho;
- Indicadores de capacidade para verificar a competitividade de um negócio frente à concorrência;
- Indicadores estratégicos para avaliar o cumprimento das metas definidas, comparando o estágio inicial até a data atual de avaliação.
Outra forma de separar os indicadores é organizar por categoria de impacto os resultados, dos mais complexos e abrangentes aos mais simples e fáceis de resolver. O mais importante é o monitoramento e a avaliação contínua desses indicadores, para que a tomada de decisões sejam adequadas para o sucesso da franquia digital.
Quais os principais indicadores de uma franquia digital?
Para te ajudar, reunimos os principais indicadores de desempenho que usamos na franquia digital Omie a fim de avaliar os resultados.
Leia quantas vezes precisar antes de fazer a melhor escolha para sua empresa:
ROI – Retorno sobre o investimento
O ROI é usado para verificar quais resultados foram gerados a partir dos investimentos realizados. Esse indicador será afetado pela qualificação do empreendedor e por sua dedicação à gestão da franquia.
A fórmula para se calcular ROI é:
ROI = (ganho – investimento) / investimento
Aplicável às franquias digitais, é preciso considerar taxas de royalties, capital de giro, custos de manutenção da loja virtual e outros específicos de cada modelo de franquia.
CAC – Custo de aquisição de clientes
O CAC demonstra o valor de receita necessário para adquirir um novo cliente que efetive a venda do produto da franquia. Caso o CAC seja muito alto, o negócio pode não ser viável, pois o lucro não será satisfatório.
Veja a fórmula:
CAC = soma dos investimentos em marketing e vendas / qtde de novos clientes
Taxa de conversão
A taxa de conversão mede, em porcentagem, a quantidade de vendas efetivadas frente à procura pelo produto. Em franquias virtuais, essa taxa costuma medir a quantidade de conversão de leads (potenciais clientes) em consumidores.
taxa de conversão = (qtde de leads / qtde de visitantes da franquia virtual)*100
Um exemplo muito recorrente em lojas virtuais, os potenciais clientes navegam por vários produtos, chegam a adicionar no carrinho de compras, mas depois abandonam. É aí que entra a medida de taxa de conversão: verifica-se quantos clientes finalizam a compra perante a quantidade de visitantes na página.
Ticket médio
O ticket médio revela a média de gastos por cliente da franquia digital. Ele ajuda a descrever o perfil dos consumidores pelos produtos e valores mais comprados, bem como avaliar se a estratégia de venda está sendo lucrativa.
A fórmula usada é:
ticket médio = faturamento total / qtde de vendas do período
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição mede o percentual de pessoas que acessaram o site de sua franquia virtual e saiu sem efetuar nenhuma compra. São usuários que não clicaram em nenhuma parte do site ou abandonaram o carrinho de compras ou até navegou por todo site e fechou a página.
taxa de rejeição = (qtde de acessos em uma página / qtde total de acessos de um site) x 100
Um exemplo: se seu site tem um tráfego de 1.000 pessoas por dia e 300 delas não finalizam a compra, sua taxa de rejeição é de 30%. Uma taxa dentro da média das marcas conhecidas de e-commerce.
LTV – (Lifetime Value)
O LTV mede o valor de vida do cliente, ou seja, quanto vale manter um cliente fiel consumindo seus produtos ou serviços. Quanto maior a taxa de LTV, melhor o resultado de retenção e experiência de clientes com a franquia.
Veja como calcular LTV:
LTV = ticket médio x média de compras realizadas por cliente anualmente x anos de fidelização do cliente
Para saber o ticket médio, volte à fórmula referente a esse indicador de desempenho.
Porcentagem de clientes ativos
Esse índice verifica a quantidade de clientes que estão consumindo de forma frequente seu produto ou serviço. Avalia se os clientes entendem os benefícios e funcionalidades do que é oferecido por sua franquia digital. Um percentual baixo resulta em baixas no faturamento.
Essa métrica ajuda a reter clientes antes de eles encerrarem a relação com a empresa. Se ele fica muito tempo sem consumir, é hora de avaliar a estratégia para retê-lo.
Esse cálculo é bem simples. O resultado é multiplicado por 100 para chegar a um percentual.
% clientes ativos = qtde de clientes inativos / qtde de clientes ativos
Índice de Churn
churn = total de clientes cancelados
A sobrevivência da franquia virtual pode ser medida pelo índice de Churn. Ele indica quantos clientes a empresa perdeu e a queda no faturamento relacionada. Isso vai ajudar a avaliar quais os motivos dos clientes não mais comprarem seu produto ou serviço.
Um resultado positivo é ter uma quantidade maior de novos clientes do que a taxa de Churn.
Net Promoter Score (NPS)
O NPS avalia a qualidade dos produtos ou serviços das franquias digitais, verificando se sua empresa é recomendada pelos clientes ativos.
É feita uma avaliação pós-venda na qual o consumidor avalia sua experiência com a franquia digital de 0 a 10, dentro dos critérios da pesquisa de satisfação.
Como escolher o melhor KPI para sua franquia digital?
Para a melhor escolha dos KPIs adequados à sua franquia digital, é necessário alinhá-los com o planejamento estratégico de seu negócio. No planejamento, defina metas e objetivos que serão medidos pelos indicadores escolhidos para uma gestão mais eficiente da franquia.
O acompanhamento deve ser planejado usando uma planilha de controle no Excel, onde são definidas as seguintes informações principais em colunas:
- Meta;
- Indicador;
- Periodicidade de medição (diariamente, semanalmente, mensalmente);
- Responsável pela gestão dos KPIS;
- Valor medido;
- Resultados atingidos;
- Plano de ação para melhorias ou expansão da franquia virtual.
A correta gestão desses indicadores resulta em tomada de decisões mais certeiras focadas no sucesso e crescimento das franquias digitais.
Obtenha relatórios de performance automatizados
Depois de entender a função de cada KPI, vem o receio de se perder em meio a tantos cálculos. Automatizar relatórios de performance é uma solução fantástica para te ajudar na gestão da sua franquia digital.
Se já possui uma franquia virtual, verifique se seu software possui essa funcionalidade. Se não tiver, você pode implantar um sistema ERP para auxiliar na gestão estratégica de seu negócio.
Agora se está buscando entrar para o ramo de franquias digitais, venha ser um franqueado Omie. Você terá acesso a um exclusivo software ERP (Enterprise Resource Planning) que vai trazer mais integração das informações de todas as áreas da sua empresa em um único sistema. E ainda conta com relatórios personalizados para avaliar o desempenho de sua empresa.
Sobrará mais tempo para você se dedicar às decisões estratégicas da sua franquia e na qualidade de atendimento aos seus clientes. E ainda pode usufruir de nossos treinamentos e suporte rápido na resolução de problemas. É também isento de royalties e pode ser personalizado, conforme as necessidades de seus clientes.
A franquia digital Omie tem tudo isso e muito mais, conheça todas as soluções e torne seus processos internos otimizados, permitindo que você tenha mais tempo para cuidar das coisas que realmente importam para fazer seu negócio crescer.