Gestão de inadimplência, a melhor forma de reduzir perdas e não comprometer a saúde do seu negócio

Automatizar o processo de cobrança ajuda a reduzir a inadimplência e evitar negativações
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Um levantamento feito pelo Serasa em janeiro de 2024 revelou um aumento no número de consumidores inadimplentes em relação ao mesmo período analisado em 2023. O grande objetivo da pesquisa feita foi buscar entender quais os principais motivos que levam ao endividamento da população. Segundo a pesquisa, o desemprego e a redução na renda figuram no topo da lista de razões para as contas atrasadas no Brasil no ano passado. 

Quando sabemos o contexto da economia e do mercado atual, conseguimos compreender um pouco melhor o porquê de um dos problemas mais recorrentes que as empresas brasileiras precisam lidar em suas rotinas é com a inadimplência. Claro que nesse aspecto não falamos especificamente apenas do consumidor em si, mas também de dívidas que os empreendimentos do país fazem e acabam não conseguindo quitar. 

Uma busca constante do empreendedor é entender qual a melhor maneira de abordar uma situação importante e delicada como essa. A negativação acaba surgindo como uma resposta eficiente para o problema, mas é necessário ressaltar que antes de chegar a uma prática tão extrema, desenvolver uma estratégia de cobrança é fundamental para prezar pelo bom relacionamento com o cliente

O que é a negativação e quando deve ser feita? 

A negativação é um processo de cobrança de dívidas que insere o nome do devedor no órgão de proteção ao crédito, buscando evitar que o devedor possa contratar novos empréstimos e financiamentos com dívidas em aberto. Nesse processo são incluídos todos os valores em aberto atrelados a determinado CPF ou CNPJ. 

Após solicitada a inclusão do nome na lista de negativados, a pessoa ou empresa será notificada da situação e passa a ter sete dias para quitar o débito e evitar que seu nome fique sujo.

É possível negativar clientes com dívidas abertas após um dia de atraso no pagamento (essa regra pode variar em alguns estados, lembre-se de verificar se no seu é diferente), mas antes de realizar a solicitação ou mesmo de criar alguma prática interna de negativação desregrada, desenvolva uma abordagem que dê ao seu cliente uma oportunidade de quitar a dívida. Boas práticas de cobrança podem inclusive fortalecer a imagem da sua marca e relacionamento com o consumidor. 

Como citado no início deste artigo, é muito difícil prever os motivos que levaram à inadimplência. Em vários casos pode ser uma situação específica e temporária, por isso o primeiro passo a ser tomado é de sempre entrar em contato com o devedor e buscar entender qual a situação.

Parte do desafio de lidar com momentos assim, é antecipar os problemas e criar uma estratégia de abordagem. Neste caso, a maneira mais eficiente é manter uma régua de cobrança que auxilie o seu controle interno e também funcione como um lembrete para seu cliente de boletos e contas pendentes.

Como  o Régua de Cobrança te ajuda no processo de negativação e reduz a inadimplência?

O Régua de Cobrança é um aplicativo que vai automatizar notificações de cobranças, lembretes e que ainda envia agradecimento pelo recebimento dos títulos das contas a receber. É uma solução totalmente voltada para ajudar o empreendedor a reduzir o nível de inadimplência, melhorar o resultado da empresa e eliminar a necessidade de possuir profissionais alocados para fazer o processo de cobrança.

Conheça as principais funcionalidades do aplicativo: 

  • Analisa diariamente os títulos disponíveis no contas a receber do seu Omie;;
  • Cria uma régua de cobrança (padrão ou personalizada);
  • Envia notificações através de e-mail, SMS e WhatsApp;
  • Libera relatórios diários aos gestores dos e-mails enviados;

Além disso, ele  também possibilita a realização de negativação via Serasa Experian e Protestos de títulos em 3.800 cartórios espalhados pelo Brasil, de forma simplificada, diretamente pela sua plataforma. Todo o processo é integrado e pode ser feito de maneira super rápida e prática. 

A solução que está disponível na Omie.Store, é integrada ao ERP Omie e atende empresas de qualquer segmento que vendam a prazo. É a junção de duas ferramentas que vão entregar uma gestão de alto nível, destravar o processo de cobrança e impactar diretamente no aumento de resultados do seu negócio. 

Com o auxílio  do Régua de Cobrança, a taxa de inadimplência dentro da sua empresa vai ser reduzida significativamente, trazendo maior previsibilidade do contas a receber, uma gestão do fluxo de caixa melhorada e mais tranquilidade na administração do seu negócio.

Clientes Omie podem contratar a solução neste link, lá contém maiores informações sobre a ferramenta, incluindo os preços de cada plano disponível. Se você ainda não é cliente Omie, procure um especialista e descubra como liberar seu crescimento.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
orçamento ajustado significado e exemplos
Com o orçamento ajustado, o gestor pode fazer mudanças no plano original, a fim de manter a saúde financeira do
entenda o que é danfe
Se você ainda precisa entender o que é DANFE e qual a sua importância, confira aqui neste texto.
Mulher apresentando demonstrações financeiras
Entenda o que são e como analisar corretamente as demonstrações financeiras do seu negócio.