Gestão de mudanças: o que é e por que é tão importante?

Tudo que você precisa saber sobre uma boa gestão de mudanças e os motivos que a tornam crucial no bom andamento de uma empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Uma empresa em constante crescimento estará sempre aberta a transformações, seja na implementação de novas ferramentas, expansão do negócio, mudança de estratégia, entre outras. Mas para que essas modificações apresentem resultados positivos, é sempre importante ter em mente o quão crucial é ter uma boa gestão de mudanças no universo empresarial.

Na prática, os colaboradores que fazem a empresa. Não considerar as pessoas é um grande erro que muitos supervisores cometem, o que dificulta todo o processo e torna mais difícil lidar com uma nova abordagem no desempenho de determinadas atividades. Pensar em mudanças, assim, é pensar em como unir o time em prol de um novo direcionamento, sempre com foco nas pessoas e não apenas em estratégias.

Neste post você aprenderá o que é a gestão de mudanças e como esse tema tão importante ocorre na prática. Além disso, verá ainda dicas de implementação e como direcionar as mudanças do seu negócio hoje mesmo! Boa leitura.

O que é gestão de mudanças?

A gestão de mudanças nada mais é do que uma abordagem que considera as pessoas que fazem parte de uma empresa no momento da implementação de alguma mudança. Logo, é um planejamento que busca simplificar as alterações feitas no negócio, tanto para os colaboradores quanto para os administradores e diretores, tornando o processo mais simples.

Um exemplo de mudança que comumente ocorre em empresas é a troca de equipamentos por suas versões mais tecnológicas, um processo que exige adequação e treinamento para um bom manuseio por parte dos colaboradores.

Por que a gestão de mudanças é importante para as organizações?

A gestão de mudanças contempla a gestão da equipe que faz parte de uma empresa e a importância que ela tem no andamento geral de todos os processos, por isso, deve ser sempre prioridade para que seja possível atingir um resultado desejado de negócio.

Esse tipo de visão, muitas vezes não é aplicado no meio de trabalho, o que leva a complicações, como a não adesão por parte de colaboradores, problemas operacionais no dia a dia da empresa, gerando confusão e desacelerando a produtividade.

Isso ocorre, por exemplo, nos casos de troca de liderança sem apoio ou, ainda, no mau uso de um equipamento ou matéria-prima pela falta de treinamento necessário e que sempre deve ser oferecido pela empresa.

Assim, fica claro o quanto é importante oferecer todo o suporte necessário antes mesmo da implementação das mudanças, com todo o planejamento e treinamento capazes de tornar essa transição a mais equilibrada possível e gerar um saldo positivo para a empresa como um todo, garantindo uma boa adesão de todos.

3 benefícios da gestão de mudanças

A seguir, entenda mais a fundo sobre 3 benefícios que uma boa gestão de mudanças traz.

Facilitar a adesão dos colaboradores à mudança

Por estarem mais preparados e entenderem os motivos pelos quais a mudança está sendo implementada na empresa, é muito mais provável que os colaboradores estejam mais engajados a aderir à mudança.

Isso torna o processo muito mais simples e só traz benefícios, já que os resultados só podem ser vistos a partir do momento que todos que fazem parte da empresa estejam alinhados e desempenhem suas funções da forma devida.

Maior produtividade da equipe

A implementação de uma modificação no dia a dia de uma empresa sem a devida gestão de mudanças pode trazer desorganização às atividades, fazendo com que a produtividade diminua durante o período de transição.

Sendo assim, não faz sentido implementar uma mudança que busca trazer bons resultados se não existir uma equipe preparada para lidar com esse novo cenário e seus benefícios.

Diminuir possíveis impactos negativos causados pela mudança

Uma equipe preparada para lidar com o novo possivelmente vai evitar conflitos ou atritos referentes a qualquer tipo de mudança, já que todos que fazem parte da empresa terão o suporte necessário para lidar com diferentes desafios da melhor forma possível.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 123

Como fazer gestão de mudanças?

Existem algumas etapas que norteiam uma boa gestão de mudanças e estas configuram um passo a passo de como realizar da melhor maneira. Veja a seguir:

1. Faça um planejamento

Uma boa gestão de mudanças sempre começa com um planejamento detalhado acerca do novo cenário, quais são as expectativas com relação a cada um dos colaboradores, como essa mudança ocorrerá, além de estar preparado para fornecer todo o suporte necessário durante a transição.

2. Explique a razão da mudança aos colaboradores

Isso é importante para que todos os envolvidos estejam cientes das razões pelas quais as mudanças devem ocorrer e os benefícios que trarão para a empresa, seja a curto ou longo prazo.

3. Crie o senso de urgência

É importante que todos estejam cientes de que tais mudanças devem ser aplicadas naquele momento para o bem-estar da empresa e não podem ser adiadas, tendo um prazo limite para que sejam colocadas em prática da forma esperada.

4. Tenha uma comunicação transparente

Para que esse processo ocorra da forma mais tranquila possível, é necessário que haja o máximo de transparência para com os colaboradores, explicando os motivos da implementação da mudança, esclarecendo dúvidas e deixando claro que estão abertos a receber sugestões e críticas.

5. Defina metas de curto prazo

Isso ajudará a deixar claras as expectativas que a empresa tem sobre os colaboradores em todas as etapas de implementação da mudança, devendo também celebrar os resultados alcançados por eles.

6. Consolide a mudança

Conforme a mudança é implementada, é necessário consolidar os resultados e comemorar as vitórias, já que isso serve como grande incentivo para os envolvidos.

7. Apresente o resultado aos responsáveis

Os responsáveis devem estar cientes de todo o processo e do impacto que a mudança está tendo sobre as pessoas que fazem parte do projeto, além do desempenho da empresa de forma geral, analisando os benefícios ou malefícios que podem ter trazido.

Não deixe de apostar em uma boa gestão de mudanças

Agora que você sabe mais sobre a gestão de mudanças, fica impossível não levar esse tipo de planejamento em conta no momento de implementação de alguma mudança na sua empresa, definindo bem todo o processo e reduzindo os possíveis problemas trazidos por esse período de transição.

Para ajudar você nesse e em outros momentos desafiadores, considere o sistema ERP da Omie, totalmente integrado e pronto para ser o seu braço direito na gestão de todos os setores da empresa. Não deixe também de conferir o blog da Omie, com conteúdo informativo de qualidade, voltado para melhorar sua performance no mundo do empreendedorismo!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A gestão de projetos pode ser a ponte para entregas de qualidade, com controle orçamentário e eficiência. Entenda como colocar
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
o que é packing: mulher segurando caixa em esteira
Packing eficiente é a chave para melhorar suas entregas. Entenda como ele funciona na logística e veja como otimizar suas