Se você faz parte da liderança de um negócio, provavelmente, já se sentiu em dúvida quando o assunto é tomar conta de grandes equipes. Afinal, são diferentes pensamentos e modos de colocar a mão na massa.
Possuir uma boa gestão de equipes é um desafio e uma habilidade interpessoal que os empreendedores devem se preocupar durante a rotina, pois uma equipe coesa e colaborativa é capaz de fazer muito mais pela sua empresa.
O que é um bom líder e qual a diferença para um gestor? Para começar a falar sobre a gestão de equipe é válida a reflexão. Tempos atrás a relação entre gestor e equipe era apenas de submissão. No entanto, será que essa ideia se perpetua até os dias atuais?
Caso você esteja nessa posição, a leitura deste artigo é obrigatória! Iremos esclarecer alguns pontos importantes sobre como fazer a gestão de uma equipe grande.
Vamos lá? Boa leitura!
Qual é a importância da gestão de equipe?
As consequências de uma boa gestão de equipe se mostram no dia a dia, quando um grande projeto é entregue ou quando surgem desafios inesperados. Por esses e outros motivos, entender como se tornar um bom gestor é uma necessidade que precisa ser resolvida dentro das organizações.
Muitas vezes, as pessoas confundem um gestor com um líder. À primeira vista, as duas palavras podem até parecer sinônimas. Porém, existe uma distinção entre as duas coisas, quando falamos de prática.
Um líder é capaz de exercer um papel inspirador e dar exemplo aos demais colaboradores. No entanto, não contar com um, não significa não possuir um gestor. É justamente na inspiração e capacidade de fazer o colaborador vestir a camisa de um negócio é que está a diferença entre as duas coisas.
Um gestor ruim é capaz de transformar uma boa oportunidade em algo que, com o passar do tempo, vai se tornando algo degradante. Sendo assim, um bom gestor pode ser um bom líder, mas um gestor ruim não pode ser um líder.
Dessa forma, podemos afirmar que um líder não é capaz de apenas delegar funções, mas sim, partilhar de visões e valores de uma empresa, sendo parte do processo. Enquanto, por outro lado, um gestor está mais preocupado em apenas delegar funções. Quer saber dicas de como aplicar uma gestão mais inspiradora na sua empresa?
Continue conosco!
Dicas de como gerenciar uma equipe grande
Na teoria, falar de ambientes de trabalho inspiradores pode ser algo de fácil acessibilidade. No entanto, todo líder experiente sabe que, na prática, é totalmente comum tropeçar em alguns desafios que surgem pelo caminho.
Nós entendemos essa dor da gestão empresarial, por isso, reunimos algumas dicas de como gerenciar uma equipe grande para que você coloque no seu contexto o mais breve possível.
Confira!
Tenha metas claras
Lideranças confusas podem causar um mal-estar severo em uma empresa. É necessário ter objetivos e metas claras para que o trabalho realizado tenha um norteamento e não seja feito de forma desalinhada. O segredo, nesse caso, é envolver todas as partes necessárias para o alcance do propósito principal.
Use a tecnologia e a inovação
A tecnologia surge como uma ajudinha na hora de organizar a casa. Algumas ferramentas simplificam e dinamizam o dia a dia e tornam os prazos mais acessíveis, bem como as informações de tarefas e seus responsáveis.
Seguem algumas delas:
- Pipefy: quadro de tarefas e dashboard de processo, que irá ajudar seu time na visualização de atividades, melhorar a produtividade e nunca mais perder nenhum prazo ou deixar passar alguma ação importante.
- Google Workspace: é possível manter todos os arquivos da empresa em um ambiente compartilhado e que pode ser acessado de qualquer lugar! Dentro do workspace do google é possível criar documentos, apresentações, planilhas e fazer todo o armazenamento de forma prática e funcional.
- Slack: ferramenta de comunicação para empresas, com ele é possível compartilhar documentos, fazer chamadas de áudio, compartilhar tela, além de criar grupos individuais de times ou projetos. Um time comunicativo é a base para qualquer empresa, mas se torna ainda mais importante quando falamos de equipes grandes.
- Trackingtime: ferramenta de gestão de tempo, onde os funcionários conseguem colocar as atividades que estão executando e o tempo que levam em cada uma delas. Com isso, é possível entender se alguma tarefa simples está levando mais tempo que o esperado, por exemplo, e encontrar formas de melhorar e agilizar esse trabalho.
Outras ótimas ferramentas são: Monday.com, Runrun.it, Doodle e Lastpass.
Além disso, a inovação na rotina também é um ingrediente indispensável para tornar tudo mais leve e otimizado. Para inovar, aplique metodologias ágeis ou agiles e estimule a criatividade para a resolução de problemas para a proposta de novas soluções, assim como adotar a automação de processos.
Quando falamos de agile, podemos chegar a assimilar ao desenvolvimento de softwares, porém, a expressão pode ser aplicada em diversos contextos.
Já a criatividade como resolução funciona como um estímulo para pensar de diferentes formas na hora de idealizar desafios no ambiente de trabalho.
Invista em ações para motivar sua equipe
Criar estratégias e planos de ações para motivar a equipe é também resolver falhas de comunicação e falta de envolvimento dos profissionais. Invista em ações de motivação para a garantia da operacionalidade e saúde financeira do seu negócio.
Veja, a seguir, algumas medidas que podem ser tomadas!
- Cultura do feedback: todos gostam de saber se estão no caminho correto ou podem melhorar, afinal, trabalhar sem feedback é como andar no escuro;
- Harmonia organizacional: pense e invista no bem-estar. Pessoas felizes e com boa convivência melhoram, e muito, a produtividade e o clima organizacional;
- Faça uma pesquisa para descobrir o que os colaboradores mais gostam e pelo o que são motivados;
- Compartilhe as metas da empresa: apresente metas alcançáveis e de maneira transparente para a equipe;
- Comemore o sucesso de cada um: quem não gosta de receber reconhecimento por um trabalho realizado? Lembre-se de sempre comemorar o alcance de objetivos e sucesso da equipe;
- Invista em benefícios: nem só de cumprimento de demandas vive o trabalhador, por isso, procure realizar happy hours, oferecer um ambiente de trabalho mais flexível, entre outras vantagens.
Padronize a comunicação
Existem diversos meios de comunicação, porém, utilizar todos pode causar ruídos. Uma boa comunicação é fundamental para qualquer empresa, seja em uma equipe pequena ou grande.
Preocupe-se em manter uma comunicação clara, direta e precisa. Ao comunicar algo de forma verbal, procure sempre registrar o que foi dito em algum meio, de preferência, algum pré-definido e que todos tenham acesso, como por exemplo por e-mail.
Além disso, é importante estar sempre aberto a ouvir, sejam dúvidas, elogios ou questionamentos.
Confie no trabalho da sua equipe
A confiança é um dos sentimentos mais importantes quando falamos de relacionamento, seja interpessoal ou profissional. Quando você deixa claro que confia nos seus colaboradores, pode ter certeza que eles irão se esforçar conjuntamente para a entrega do melhor resultado.
Para tal, esteja de mente aberta para sair de um papel superior e saber escutar o que as pessoas têm a dizer. Crie uma relação de proximidade e mantenha uma conversa saudável.
Estimule a empatia e respeite as diferenças
Ser líder é se responsabilizar por uma equipe diversa, onde cada pessoa pensa e age de forma diferente. Compreender os sentimentos dos outros nem sempre é uma tarefa fácil, mas necessária no dia a dia.
O líder, nesse caso, deve ter um papel observador, se atentando a detalhes da comunicação verbal e não verbal. Também é de suma importância que essa atitude de entender o outro e ser empático seja difundida.
Promova a colaboração
Para bons resultados, um líder deve dar exemplo aos colaboradores quando falamos de colaboratividade. Reconhecer um trabalho feito em equipe é estimular a realização desse tipo de atividade por mais e mais vezes.
Invista em estrutura, seja física ou digital. Se o trabalho é em home office, procure por ferramentas que aproximem ainda mais a equipe. Promova encontros com periodicidade, mesmo que on-line.
No caso de trabalho presencial, pense em como o local físico pode proporcionar execuções de atividade menos individualistas e mais colaborativas.
Gestão de grande equipe: construa uma boa liderança
Neste artigo conhecemos a diferença entre um líder e gestor, além de darmos dicas de como lidar com uma equipe grande.
Saber como gerir pessoas é a garantia de um negócio com muito mais lucro e com uma cultura organizacional mais humana.
Para tal, é necessário a aplicação das dicas que vimos ao longo do texto, o desenvolvimento da soft skill e um aculturamento de deve partir das lideranças.
Além disso, para uma gestão mais produtiva e com base em dados, um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema de gestão empresarial, é indispensável.
A Omie, por exemplo, é um software de gestão 100% on-line, modular e de fácil implementação, que oferece o controle de todo o negócio em uma única plataforma. Conheça e saiba como melhorar a gestão da sua empresa por meio da tecnologia.