Passo a passo de como fazer a Implementação de ERP na sua empresa

Aprenda como fazer a implementação de ERP na sua empresa de maneira simples. Confira um passo a passo explicativo do processo!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Se você tem uma empresa e está se preparando para fazer a implementação de ERP, saiba que isso é um excelente sinal. Essa ferramenta potencializa a gestão empresarial, proporcionando muitos benefícios para um negócio e favorecendo seu crescimento e ganho de escala.

Pensando nisso, neste artigo, trazemos um passo a passo detalhado com todas as etapas de implementação de ERP para o seu negócio, sem complicação. Assim, você vai poder evitar problemas e tirar o máximo proveito desse sistema. Acompanhe!

Por que implementar um sistema ERP na sua empresa?

O ERP é um sistema de gestão que centraliza, em uma só plataforma, todas as informações e processos gerenciais, oferecendo mais visibilidade e um controle maior da operação.

A importância do sistema ERP está no fato dela facilitar a rotina da empresa e transformar a maneira como ela é gerenciada.

Imagine poder ter acesso a estoque e faturamento, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, emitir notas fiscais, boletos e relatórios, fazer cadastro de clientes, fornecedores e serviços, tudo isso e mais em um só lugar e a poucos cliques de distância. 

Sendo assim, com o sistema ERP, os empreendedores conseguem ter uma visão completa do seu negócio e automatizar processos. No mais, a plataforma também colabora ao:

  • Integrar melhor atividades operacionais e departamentos;
  • Reduzir erros, retrabalho, duplicidade e demais conflitos;
  • Aprimorar a comunicação entre equipes;
  • Facilitar a padronização de processos;
  • Minimizar custos com erros e desperdícios;
  • Reforçar a segurança de dados;
  • Aumentar a produtividade.

Portanto, implementar um ERP é a solução ideal para empresas e gestores que buscam uma maneira otimizada de integrar dados de gestão e operações em tempo real, o que ajuda na hora da tomada de decisões estratégicas.

Quando é necessário a implementação de um ERP?

A implementação de um sistema ERP é um passo a ser dado quando uma empresa está em busca de expandir e aprimorar sua eficiência. 

Na medida em que as empresas amadurecem, é comum que o aumento da complexidade da operação demande formas otimizadas de gestão; e o ERP se torna essencial para monitorar esse crescimento. Esse é um cenário corriqueiro em micro e pequenas empresas

Quando a empresa enfrenta dificuldades para gerenciar dados de diferentes setores, como vendas, finanças e estoque, ou se busca padronizar processos para garantir consistência e eficiência operacional, é muito válido investir na implementação de um ERP.

Além disso, quando a empresa identifica a necessidade de ter informações em tempo real para a tomada de decisões estratégicas, é o momento de considerar um sistema que forneça dados seguros e de fácil acesso sobre o desempenho de todos os setores.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Passo a passo de como fazer a implementação de ERP

A implementação de um sistema ERP não tende a ser complexa, especialmente se você escolher um sistema online, na nuvem. No entanto, é preciso se planejar e considerar alguns fatores.

Confira sete passos para fazer a implementação de um sistema ERP de forma simples a seguir.

1. Avalie suas necessidades

Antes de escolher um sistema ERP, é essencial fazer um mapeamento dos seus processos, avaliar objetivos e considerar suas reais demandas. Veja que áreas deseja melhorar e quais serão as aplicações da plataforma nesse primeiro momento.

2. Escolha o sistema certo para sua empresa

Com base na avaliação, selecione um sistema ERP que atenda às necessidades identificadas. Certifique-se de escolher uma solução escalável que possa crescer junto com a empresa.

3. Faça um planejamento do processo

Elabore um plano de implementação do ERP detalhado para evitar surpresas e garantir o sucesso. Inclua:

  • Metas de curto, médio e longo prazo;
  • Cronogramas com datas e prazos para migração de dados;
  • As funções e responsabilidades de cada pessoa envolvida no projeto.

4. Personalize as configurações

Personalize o sistema de acordo com os requisitos específicos da empresa. O sistema ERP costuma conter módulos, e você pode decidir integrar os que fazem mais sentido para o seu negócio.

Defina também permissões de acesso e faça outras adaptações para que a plataforma atenda a sua realidade.

5. Realize testes

Antes de implementar o sistema ERP totalmente, faça testes e veja como alguns processos funcionam. Por exemplo, experimente emitir uma nota ou gerar um relatório. Isso ajuda a fazer os ajustes certos e corrigir eventuais problemas antes que eles afetem sua operação.

6. Treine sua equipe

O treinamento da equipe, pois são as pessoas que trabalham com você que vão usar o sistema de forma cotidiana. Por isso, garanta que todos os membros envolvidos compreendam plenamente como utilizá-lo.

Dessa maneira, você conseguirá conquistar os benefícios oferecidos pela ferramenta, além de ajudar a reduzir a resistência à mudança. O treinamento é fundamental, pois:

  • garante que a equipe possa utilizar todas as funcionalidades do ERP;
  • maximiza a eficiência operacional;
  • reduz o índice de falhas, retrabalho e possíveis prejuízos;
  • permite suavizar a transição;
  • torna a adoção mais rápida e eficaz.

7. Adote uma implementação gradual

Considere realizar uma implementação do ERP de forma gradual, por meio de fases. Essa abordagem é válida para ajudar a reduzir o impacto nas operações diárias.

Além disso, ela permite corrigir problemas em estágios iniciais, antes que tomem grandes proporções ou ocasionem muitos erros.

Invista na implementação de um ERP no seu negócio com a Omie

Como vimos, o sistema ERP oferece inúmeras vantagens, mas é preciso escolher uma boa ferramenta para que ela seja realmente aliada da sua rotina.

Se você quer apostar em uma implementação de um ERP fácil, rápida e com suporte total, conte com a Omie.

O sistema ERP da Omie é integrado e 100% online, na nuvem. Ou seja, basta ativar sua conta para começar a usar! Você não precisa ter conhecimento técnico em TI para isso.

Contudo, se no caminho surgirem dúvidas, você e sua equipe terão a ajuda da melhor equipe de suporte do mercado!

Acesse seu sistema ERP da Omie de qualquer lugar com acesso à internet, crie quantas contas de usuário quiser e tenha mais controle do seu negócio!

Automatize a gestão da sua empresa e tenha mais visibilidade e eficiência, administrando tudo em uma única plataforma com toda a segurança.

Impulsione o crescimento do seu negócio com a implementação de um ERP

Informatizar sua gestação e contar com ferramentas tecnológicas para ter mais eficiência é um passo importante para o crescimento de um negócio.

A implementação de um sistema ERP pode ser mais simples do que parece ser inicialmente se você se organizar e optar por uma ferramenta moderna e fácil de usar, como a da Omie.

Conheça o sistema ERP da Omie e veja como ela pode ajudar sua empresa a expandir sem barreiras ou limitações! Experimente!

Banner conheça o sistema - gestão online

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Sociedade Anônima: sócios conversando ao redor de mesa
Entenda como se organiza uma Sociedade Anônima e saiba quais as características desse tipo de empresa. Tire suas dúvidas com
como manter os clientes engajados
Entenda a importância de durante o processo de implementação de um novo produto ou serviço manter os clientes engajados e
o que é epp e qual a diferença
Uma EPP oferece benefícios fiscais, flexibilidade e potencial de crescimento para empreendedores. Venha saber tudo com a Omie!