A inovação de serviços traz inúmeras vantagens competitivas em um contexto corporativo, sendo um fator determinante para os resultados positivos de uma empresa. Apesar de o senso comum tratar a inovação como a expansão da carteira de clientes, diversificação de produtos ou lançamentos de novas mercadorias, o conceito em si vai muito além.
Inovar não está relacionado unicamente a desenvolver algo novo. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as inovações mais bem-sucedidas no mercado estão associadas às transformações organizacionais internas, como a administração, a forma de encarar um problema, as maneiras de agregar valor a um produto ou serviço, entre outros.
Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre o conceito de inovação de serviços, qual é a sua importância na realidade da empresa e vai entender, através de exemplos práticos, como colocar essa ideia em funcionamento. Continue acompanhando o texto a seguir.
O que é inovação de serviços?
A inovação de serviços é um dos diversos tipos de inovação que existem. O ritmo acelerado da transformação digital, maior concorrência e aumento dos custos direcionam as empresas a um único caminho: o da inovação.
Neste cenário, inovar é fundamental e imprescindível para a sustentabilidade e sobrevivência de qualquer negócio. Em termos teóricos, inovar é a capacidade de oferecer aos clientes soluções ainda mais eficientes e satisfatórias que as anteriores, agregando cada vez mais valor ao produto ou serviço. Ou seja, é a entrega de novas soluções para problemas que já existiam, ou que ainda irão existir.
A prática pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, mesmo para as empresas que trabalham com fabricação ou comercialização de produtos. Afinal, trazer mais eficiência, reduzir os custos, aumentar a clientela, fidelizar clientes e ter um alto grau competitivo são resultados indiscutivelmente atraentes.
Qual é a importância da inovação em serviços?
Dentre todas as vantagens da inovação em serviços, a mais significativa é contribuir com a sobrevivência da empresa, já que oferece um importante diferencial em relação aos concorrentes. O foco desse tipo de inovação é mudar a forma como determinados serviços são oferecidos ao cliente e, portanto, alterar a percepção e relação do cliente com a empresa.
Os benefícios mais facilmente perceptíveis com a adoção desta prática são:
- Fidelização de clientes;
- Altos níveis de satisfação de compra;
- Aumento da clientela;
- Mais valor agregado aos produtos ou serviços;
- Liderança no mercado.
Como colocar em prática a inovação em serviços?
Existem diversas estratégias que você pode seguir para colocar em prática a inovação em serviços, mas a principal delas é exercer livremente a sua criatividade. Assim, é possível perceber antecipadamente quais são as dificuldades e desafios e oferecer soluções inovadoras.
Além disso, é essencial estar atento a diversos itens para garantir que o ambiente organizacional esteja apto a receber a inovação de serviços. Para tanto, fique atento aos pontos a seguir.
- Abrace a transformação digital
O primeiro passo para inovar no mercado de trabalho é entender que a transformação digital nas empresas é uma necessidade e é através dela que as inovações podem acontecer. Por isso, adote a digitalização de processos, a introdução de ferramentas tecnológicas e adapte novas modalidades de trabalho e execução de tarefas.
- Incentive a apresentação de ideias
Os colaboradores da empresa são parceiros indispensáveis neste processo, já que eles podem vivenciar realidades diversas e, assim, observar os possíveis problemas e oportunidades promissoras. Por isso, estimular a apresentação de ideias dentro da equipe é fundamental.
- Tenha metas objetivas e reais
Planejar é essencial, mas, acima de tudo, é preciso planejar metas que sejam possíveis e coerentes com a realidade do seu negócio. Logo, tenha detalhado todos os objetivos e quais serão os passos necessários para alcançá-los.
- Seja ágil
Boas ideias precisam estar acompanhadas de um momento certo. É essencial que uma boa estratégia possa ser planejada, executada e implementada em um tempo hábil, permitindo que todo o potencial possível possa trazer vantagens competitivas para o negócio.
- Faça testes
Testar todas as possibilidades, estratégias e ideias também é fundamental, pois a teoria é bem diferente da prática. É por meio dos testes que é possível observar a viabilidade e eficiência das ideias e analisar os reais benefícios que elas podem trazer.
- Adote a inovação disruptiva
A inovação disruptiva é um conceito muito interessante de ser adotado. Ela compreende os processos cujo objetivo principal é substituir soluções já existentes por outras, mais eficientes, que modifiquem a percepção e o comportamento do mercado e consumidor.
Além disso, outra finalidade desta prática é tornar as soluções mais acessíveis com um modelo de negócio escalável, podendo, assim, alcançar grandes organizações.
Exemplos de inovação de serviços
Até aqui comentamos sobre o que é inovar processos empresariais e como a prática pode influenciar positivamente o seu negócio. Agora, você vai conhecer alguns exemplos de empresas que praticam a inovação e transformaram completamente a organização. Veja abaixo.
Gol Linhas Aéreas
A Gol Linhas Aéreas é uma das referências brasileiras em transporte aéreo que merece destaque pela estratégia adotada de inovação em serviços. Inicialmente, a empresa oferecia serviços na área de transportes rodoviários e, com o tempo, repensou e mudou a forma que os serviços de aviação civil eram realizados até então.
Ao migrar para o transporte aéreo, a empresa levou toda a bagagem de conhecimentos e contatos profissionais que já tinha na atividade anterior, elevando a qualidade do serviço prestado e focando na experiência positiva do cliente.
Uber
A Uber é uma empresa de aplicativo de transporte que é exemplo de inovação em serviço de transporte individual. Apesar de ter se popularizado recentemente, a empresa modificou de forma definitiva a forma com que o usuário solicita o meio de transporte, avalia e interage com o serviço oferecido.
O Facebook é uma rede social e, mais amplamente, uma empresa que oferece serviços. A sua principal inovação em serviços foi oferecer um canal específico para o planejamento e execução de ações de marketing, a plataforma de anúncios da ferramenta.
Atualmente, esta é a principal fonte de receita da empresa e é muito utilizada por perfis que desejam atingir nichos de público específicos, ampliar a percepção de marca e tornar as estratégias de divulgação mais eficientes.
Ifood
A Ifood é uma das maiores empresas de entrega de alimentos da América Latina, mas a sua história começou longe do mundo digital. Inicialmente, a organização trabalhou com a oferta de guia impresso de cardápios no qual o cliente solicitava o pedido por meio de ligações telefônicas.
Entretanto, o grande salto que tornou o negócio um exemplo de como tornar-se uma empresa inovadora foi a junção entre alimentação e tecnologia, que revolucionou a relação entre clientes e restaurantes, tornando o pedido e a entrega mais simples e intuitiva.
A inovação está presente na oferta de um serviço que representa mais conforto e agilidade tanto para os clientes quanto para os estabelecimentos parceiros.
A inovação de serviços otimiza a sua empresa
Neste artigo, você conheceu vários detalhes importantes sobre o conceito de inovação de serviços, descobriu quais são os passos para colocá-la em prática e conferiu alguns exemplos de empresas inovadoras que transformam de forma definitiva o mercado no qual estão inseridas. Assim, ficou claro que a inovação muda não apenas a empresa em si, mas todo o ambiente e realidade que a rodeia.
E para que você possa adotar a inovação de serviços e otimizar a gestão empresarial, é fundamental contar com um sistema de gestão online que vai ajudar você a elevar a produtividade, a eficiência, a inovação e os resultados do seu negócio.
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