Método BSC: saiba o que é e por que é importante

O método BSC pode te ajudar a ser um melhor gestor e a fazer com que sua empresa atinja os resultados almejados. Leia este conteúdo!
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BSC, sigla que se refere ao termo em inglês Balanced Scorecard, é um método que tem sido bastante utilizado quando o assunto é gestão de empresas. Gerir um negócio de forma bem-sucedida não é uma tarefa simples e requer o desenvolvimento de várias habilidades.

Isso porque, é necessário ter um conhecimento aprofundado do mercado em que você está inserido, saber lidar com as pessoas e ser um líder que inspira ação. Além disso, é imprescindível pensar estrategicamente para traçar planos que ajudarão a atingir as metas de curto e longo prazo.

Nesse sentido, o BSC pode ajudar. Uma vez que se trata de uma ferramenta extremamente útil para você conseguir mensurar o desempenho da empresa e analisá-la sob diferentes perspectivas. Com isso, fica muito mais fácil identificar os pontos fracos que precisam ser trabalhados. Confira o artigo para saber mais.

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O que é o método BSC?

O método BSC é um modelo de gestão estratégica que tem como objetivo auxiliar os gestores de um negócio a criar estratégias que vão além das áreas de contabilidade e finanças da empresa, tendo em mente as suas metas a longo prazo.

Na tradução, BSC significa Indicadores Balanceados de Desempenho. Trata-se de um método criado nos anos 90, na Harvard Business School, que é referência mundial quando o assunto é pesquisa em gestão empresarial, pelos então professores Robert Kaplan e David Norton.

A metodologia se propõe a demonstrar que uma empresa não precisa focar apenas nos indicadores contábeis e financeiros para mensurar seu sucesso. Na verdade, ele auxilia na criação de planejamentos mais amplos e permite definir estratégias para diversas áreas.

Ao utilizar o método BSC na sua empresa, você será capaz de analisar o desempenho considerando múltiplos fatores, criando um mapa de ações futuras de acordo com as metas do seu negócio.

Como funciona o Balanced Scorecard?

Kaplan e Norton apontaram 4 perspectivas principais para guiarem o método BSC: financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. Elas serão aplicadas para avaliar a sua empresa e pensar em ações futuras através do Balanced Scorecard.

Perspectiva financeira

O Balanced Scorecard procura não focar somente na área financeira, mas isso não quer dizer que ela deixa de ser importante. Por isso, ao aplicar essa metodologia, você deve avaliar os objetivos financeiros da empresa a médio, longo e curto prazos. Aqui, é importante considerar quais são as expectativas dos investidores.

Perspectiva dos clientes

Os clientes também são uma parte fundamental em todo o negócio e não podem ser deixados de fora no planejamento e avaliação de performance. Logo, é interessante buscar compreender como é o relacionamento da sua empresa com os clientes e o que precisa ser feito para melhorar.

De acordo com as metas do seu negócio, procure pensar em quais ações devem ser feitas para conquistar um número maior de clientes, aumentar a retenção destes e a lucratividade também.

Perspectiva dos processos internos

Os processos internos do seu negócio podem afetar tanto positivamente o desempenho da empresa, como negativamente. Assim, é função de uma boa gestão encontrar as formas mais eficazes para otimizar esses processos para que ofereçam excelentes resultados.

Nesse sentido, você pode medir a qualidade desses processos por meio de indicadores como produtividade, inovação, compliance e atendimento ao cliente.

Perspectiva do aprendizado e crescimento

Como as equipes de cada setor da sua empresa têm crescido e se desenvolvido? Essa é uma pergunta fundamental para analisar no Balanced Scorecard. A partir disso, você será capaz de identificar, por exemplo, a efetividade da cultura da empresa, se ela tem sido implementada de uma maneira efetiva ou não.

Ainda, é também necessário analisar o nível de satisfação dos colaboradores e o que pode ser feito para que eles se sintam motivados. Por meio do BSC, você consegue identificar o que precisa ser melhorado e elencar os tipos de capacitações e treinamentos que a empresa deve investir.

Como gerar um Mapa BSC?

Depois de ponderar todos esses aspectos, é hora de montar o mapa BSC. Nele, você criará um quadro com cada um desses tópicos, junto dos principais objetivos, indicadores e ações. Dessa forma, ficará muito mais fácil visualizar qual a situação atual da sua empresa e quais são os próximos passos a serem tomados, sem perder de vista os objetivos de longo prazo.

Por que adotar o método BSC na sua empresa?

Existem várias razões para implementar o método BSC. Ele é uma ferramenta muito útil para facilitar a análise de performance e também ajuda a prevenir que informações importantes sejam deixadas de fora.

Visão estratégica

Com o método BSC, você será capaz de desenvolver uma visão estratégica da sua empresa e criar um planejamento com base nisso. Ainda, conseguirá não somente analisar os principais indicadores, como também traçar planos para um desenvolvimento contínuo a partir deles.

Clareza e foco

Uma das grandes vantagens do Balanced Scorecard é que, ao analisar os principais indicadores relacionados a cada uma das 4 perspectivas, você consegue ter uma visão mais acurada em relação à situação atual do negócio. Além disso, o mapa BSC faz com que você não perca de vista os principais objetivos do seu negócio e previne para que você acabe focando apenas nos problemas que surgem de repente.

Mensurar o desempenho da empresa

O BSC é uma metodologia extremamente eficaz para avaliar o desempenho da empresa. Funciona como um guia para organizar os principais indicadores e pensar em como relacioná-los. Por meio do mapa BSC fica muito mais fácil visualizar as informações.

Comunicação e integração entre as áreas

Como o método Balanced Scorecard entende que não somente as finanças são indicadores de sucesso de uma empresa, ele também ajuda a visualizar os setores e como eles se relacionam de forma mais integrada.

Com o mapa BSC, é possível compreender, por exemplo, os processos internos que afetam o relacionamento com os clientes e o resultado que isso pode ter financeiramente. Assim você consegue pensar em estratégias considerando o todo e não somente as particularidades de um setor.

Implemente o método BSC na sua empresa

Agora que você já sabe o que é o método BSC e como ele funciona, o que acha de colocá-lo em prática em seu negócio? Independente se a sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, o Balanced Scorecard oferece diversas vantagens que vão ajudar você a gerir melhor os negócios.

Mas, é fundamental ter em mente a necessidade de evoluir continuamente. O mercado está em constante mudança e requer que as empresas não somente se adaptem a ele como também tenham uma gestão estratégica, que pensa em como as ações do presente vão afetar o futuro de uma organização.

O primeiro passo é a informação. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos hoje mesmo. Confira o artigo “Como colocar em prática o Balanced Scorecard (BSC)?” e ponha o método em prática.

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