A cada dia, novos sistemas e softwares surgem visando oferecer benefícios e vantagens para as empresas nos mais diferentes setores. E para permitir que haja integração entre eles, existe a API. Mas, o que é API?
API é exatamente o recurso que permite haja comunicação entre sistemas diversos. Assim, entender o que é API é crucial para garantir que ela seja útil na sua empresa.
Tire suas dúvidas sobre esse tema conosco. Boa leitura!
O que é uma API?
API é uma sigla da expressão inglesa Application Programming Interface (em português Interface de Programação de Aplicativos). Trata-se de um conjunto de regras e protocolos que permite que diferentes sistemas interajam e se comuniquem entre si, de maneira padronizada.
Essa interface desempenha um papel muito importante na integração de softwares e na troca de dados em diferentes aplicações. Isso acontece porque, elas oferecem opções que permitem que os desenvolvedores acessem recursos e serviços específicos de um software sem precisar conhecer todos os detalhes internos de implementação.
Além disso, as APIs são essenciais para a gestão de dados, já que possibilitam que as empresas acessem e manipulem os dados de forma rápida e eficaz para atender diferentes necessidades. Entre elas, podemos citar realizar integrações entre sistemas, automatizar processos e obter informações em tempo real.
Para que serve uma API?
De forma geral, a API serve principalmente para facilitar a comunicação e a interação entre diferentes softwares e sistemas. Ela possui um papel fundamental na integração de sistemas, permitindo que diferentes áreas e setores troquem informações de forma transparente, por meio de padrões pré-estabelecidos.
Um exemplo é a integração contábil. Para os negócios e seus contadores, esse tipo de integração é primordial para agilizar e otimizar processos relacionados às atividades contábeis, como o envio de dados, atualização de informações e geração de relatórios. Aqui, trata-se de uma automação com ERP.
Neste caso, ao utilizar as APIs, as empresas conseguem conectar seus sistemas diretamente ao do contador, permitindo que as informações sejam acessadas de forma simples e prática, aumentando a eficiência das atividades. Além disso, evita erros e problemas, como a falta de dados, informações incompletas, entre outros.
Como as APIs funcionam na prática?
As APIs funcionam como um tipo de ponte que permite a comunicação entre diferentes sistemas. Na prática, uma das partes solicita as informações que deseja receber e a interface realiza esse processamento, solicitando os dados conforme as regras e funcionalidades que ela disponibiliza.
Após esse processamento, a API retorna com as informações solicitadas pelo contador, por exemplo. Geralmente, essa resposta é enviada em formato estruturado para facilitar a leitura no software. Alguns exemplos do que são APIs na prática:
- Redes sociais: as APIs de redes sociais permitem que os desenvolvedores criem aplicativos que interajam com outras plataformas. Por exemplo, um aplicativo pode utilizar a API do Facebook para fazer login, postar mensagens ou obter informações do perfil de um usuário.
- Pagamento online: neste caso, as APIs permitem que lojas virtuais aceitem pagamentos em seus sites ou aplicativos. Assim, é possível realizar transações financeiras de forma segura e eficiente, totalmente online.
- Serviços de localização: APIs como a do Google Maps, por exemplo, possibilitam que os desenvolvedores incorporem mapas e informações de localização em seus aplicativos. Assim, pode-se criar mapas e ativar a busca de endereços e de rotas.
Vale destacar que as partes podem utilizar os dados obtidos pela API conforme suas necessidades. Isso vale tanto para a exibição dos dados em uma interface gráfica, processamento dos dados para realizar alguma ação específica ou, até mesmo, o envio de novas requisições para a interface.
Benefícios das APIs para a gestão de processos
Ao definir o que é a API, os benefícios do seu uso ficam ainda mais claros quando se trata dos processos internos dos negócios. Podemos destacar os principais:
Automatização de tarefas
As APIs permitem que diferentes sistemas e aplicativos se comuniquem entre si sem intervenção humana. Inserção de dados em planilhas ou o envio de relatórios podem ser automatizadas. Uma API pode automaticamente atualizar seu estoque quando uma venda é realizada, economizando tempo e reduzindo erros. Essa automação é sentida na prática!
Integração de sistemas
Muitas empresas usam vários sistemas diferentes para diferentes funções, como contabilidade, CRM, e-commerce, etc. As APIs conectam esses sistemas, permitindo que eles compartilhem informações. As vendas feitas em uma plataforma de e-commerce podem ser automaticamente registradas no seu sistema de contabilidade.
Melhoria na tomada de decisão
Com a integração e a automação proporcionadas pelas APIs, você tem acesso a dados mais precisos e atualizados em tempo real. A análise de informações e a tomada de decisões se tornam mais rápidas e informadas.
Eficiência operacional
Ao automatizar processos e integrar sistemas, as APIs reduzem a necessidade de trabalho manual e o tempo gasto em tarefas administrativas. Isso permite que os funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas. Por exemplo, em vez de gastar horas compilando relatórios, sua equipe pode se concentrar em desenvolver novos produtos ou serviços.
Melhor experiência do cliente
Por exemplo, em um site de e-commerce, uma API pode garantir que as informações de estoque sejam atualizadas em tempo real, evitando vendas de produtos esgotados. Além disso, podem permitir personalizações no atendimento, como histórico de compras e preferências.
Escalabilidade
À medida que sua empresa cresce, as APIs permitem que você adicione novas funcionalidades e sistemas facilmente, sem a necessidade de grandes mudanças na infraestrutura existente. Se você decidir usar um novo sistema de gestão de inventário, pode integrá-lo ao seu sistema atual por meio de uma API T.I., sem precisar refazer tudo do zero. Certamente, a gestão de T.I. agradece!
Tipos de APIs
Até aqui você já entendeu o que é API, agora chegou o momento de saber quais são os tipos disponíveis no mercado.
Essas interfaces estão presentes em diversos setores e podem ser classificadas de diferentes maneiras. Mas, ainda assim, existem dois tipos mais comuns. Abaixo você pode conferir mais detalhes sobre quais são elas.
- As APIs podem ser classificadas com base na sua finalidade ou no tipo de serviço que oferecem. Como um software ERP, que tem como objetivo, por exemplo, integrar diferentes áreas e tarefas, tornando os processos automatizados, práticos e ágeis.
- As APIs também podem ser classificadas de acordo com sua função ou papel no desenvolvimento de software. Alguns tipos comuns incluem o acesso e manipulação de informações, armazenados em bancos de dados.
API para gestão facilitada e organizada do negócio
Conhecer o que é uma API permite que você consiga identificar como utilizá-la de forma proveitosa na sua empresa, buscando melhorar a gestão e os resultados. Assim, garantir que os sistemas utilizados no seu negócio permitem o uso de APIs gera muito mais facilidade e, é claro, crescimento.
O sistema de gestão é o primeiro software que precisa prever essa possibilidade. Assim, contar com uma solução para empreendedores, que seja flexível às suas necessidades é um passo de extrema relevância. A Omie tem o sistema ideal para a sua empresa: conheça, experimente e confie!