O que é Customer Training?

O que é customer training? Saiba mais sobre a versatilidade de um profissional às vezes esquecido no mundo de Customer Success.
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Se você veio em busca de ampliar um pouco mais seus conhecimentos sobre Customer Success, veio ao lugar certo. Mas, antes de falar sobre Customer Training ou Customer Education, acreditamos que o ideal é compartilhar um pouco da realidade da nossa atuação:

A Omie é o único ERP 100% na nuvem completo para indústria, comércio e serviço. Indo muito além do ERP combinando sistema de gestão, serviços financeiros, Omie Store e educação (Omie Academy).

O sistema Omie permite que os pequenos e médios empreendedores realizem tarefas como emissão de notas fiscais, controle de estoque e fluxo de caixa, emissão de boletos e guias de pagamento, gere relatórios e muito mais, em um só lugar.

Com extrema dedicação e empreendedorismo, somados a muito trabalho duro da Omie, contadores e seus clientes temos os seguintes feitos na nossa história:

  • Inserção de mais de 11.000 novos usuários ao mês;
  • Atingimos a marca de mais de 100.000 Clientes ativos;
  • Registramos a emissão de mais de R$14Bi em Notas Fiscais/Mês;
  • Já movimentamos cerca de 1.7% do PIB do Brasil.

A área de training entra nessa conta quando começamos a pensar em maneiras de fazer com que esse volume de inserção de usuários e clientes ativos seja adaptado às funcionalidades do sistema, utilizando o ERP da melhor forma — e da forma correta — para mudar sua realidade com o mundo de possibilidades que o Omie traz.

Mesmo com esse desafio de gigantes, enquanto profissionais com atuação em Customer Education, temos como barreira a ausência de informações de qualidade que abordem e expliquem o que um ‘Trainer’ faz e qual o seu impacto para um alinhamento eficaz, e, consequentemente, a retenção dos Clientes.

E o quão eficaz isso pode ser para mudar a realidade da sua empresa?

A resposta está sempre nos números. Clientes propriamente educados vão engajar melhor com o seu produto, com uma probabilidade ainda maior de se tornarem leais a ele. Se você não vê isso no seu dia a dia, provavelmente necessita se dedicar a educar mais os seus clientes.

Customer Training é o processo de educar os seus consumidores e clientes em como utilizar os seus produtos e serviços para que eles alcancem os maiores benefícios possíveis com ele(s).

Um programa efetivo pautado em Customer Training pode cobrir do onboarding até um uso aprofundado de ferramentas, no nosso caso, poderia ser um curso de gestão, ou um link direto com consultorias profissionais direcionadas. No melhor dos cenários para Customer Training é melhorar a experiência do cliente e expandir ao máximo a sua retenção em cada uma das fases do seu ciclo de vida dentro do seu negócio.

As ferramentas utilizadas podem ser entregues em diversos formatos diferentes; desde individualizados, guiados, automatizados, focados em vídeo ou textos e também podem se correlacionar com metodologias ativas, gamificação, andragogia e afins.

Pensando em reduzir essa lacuna com um toque de humor, reunimos o time de Customer Training da Omie em uma publicação audiovisual, adicionamos colegas de outras áreas com amigos e familiares para mostrar que muitas vezes a desinformação mora bem ao lado (às vezes dentro da mesma casa), e, com isso, trazer conceitos, exemplos e explicações da execução desse profissional que faz toda a diferença na jornada do cliente e pode ser a solução para os problemas do seu negócio também.

Espero que aproveitem a reflexão, e quem sabe um riso, com os relatos a seguir:

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