O que é franquia digital?

Aprenda o que é uma franquia digital e tenha sucesso empreendendo no ramo de tecnologia com a Omie.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O mercado de franquia digital aumentou de maneira expressiva nos últimos anos. Isso se deve a uma série de fatores sociais e econômicos, mas está ligado, principalmente, ao papel da tecnologia na vida das pessoas. O perfil do consumidor moderno, em várias faixas-etárias e classes sociais, têm apontado para a necessidade de rapidez, praticidade e qualidade de entrega.

No ramo dos empreendimentos, as franquias são uma modalidade de atuação bastante lucrativa e segura, com histórico de sucesso no Brasil. Contar com uma marca consolidada e os suportes devidos ajuda a evitar crises comuns aos empreendedores iniciantes.

Transformadas pelas possibilidades da tecnologia, as franquias digitais atualizam os benefícios da franquia tradicional, apresentando otimização de processos e economia de recursos básicos como transporte e aluguel. Para 2022, a Associação Brasileira de Franquias (ABF) prevê um crescimento de 9% no ramo.

Este artigo vai auxiliar você a entender o que é uma franquia digital comparada a uma franquia tradicional. Ainda, serão apresentadas as principais características, vantagens e como funciona a franquia digital Omie, uma opção de negócios segura e lucrativa. Boa leitura!

O que é franquia digital?

Franquia digital é um modelo de negócio com operações totalmente online. O franqueado pode trabalhar em sua casa, com custos reduzidos e comodidade. Por não exigir um local físico para seu funcionamento, reduz despesas de aluguel, IPTU, equipe de trabalho, energia, transporte, entre outros.

De acordo com cada modelo de franquia digital, o franqueado deve arcar com alguns custos de uso da marca e de ferramentas usadas no dia a dia. Algumas, inclusive, definem patamares mínimos investidos em campanhas de marketing e publicidade. E a franqueadora deve dar todo o suporte, como ocorre na franquia tradicional.

Alguns exemplos de franquias digitais:

  • Clube Turismo: rede de agências de viagens em que todo o processo de negociação e contratação é feito virtualmente;
  • Doutor Sofá: franquia digital especializada em limpeza e impermeabilização de estofados;
  • Echosis: franquia virtual que oferece serviços gestão de redes sociais, SEO, produção de conteúdo, e-mail marketing, remarketing, entre outros;
  • RHF Talentos: é um modelo de franquia em formato marketplace para ofertar serviços de delivery de alimentos;
  • Orgânica Body e Spa: franquia on-line de cosméticos naturais e veganos.

Características de uma franquia digital

Para entender os diferenciais de adquirir uma franquia digital, veja as características listadas a seguir:

  • 1.  não precisa ter loja ou escritório físico para venda de produtos ou prestação de serviços;
  • 2. baixo custo de investimento dependendo do modelo de franquia escolhido;
  • 3.    não precisa investir em estoque, que fica a cargo da franqueadora;
  • 4.    liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar;
  • 5.   retorno financeiro mais rápido que em uma franquia tradicional;
  • 6.    facilidade de começar com uma marca reconhecida e estruturada no mercado;
  • 7.    ter apoio de especialistas por meio do suporte da franqueadora.

No próximo tópico, confira como é o funcionamento de uma franquia digital a fim de investir nessa modalidade e aumentar suas chances de sucesso!

Como funciona uma franquia digital?

Uma franquia digital funciona de modo semelhante a uma franquia tradicional, porém a essência do negócio é a atuação online. A franqueadora cobra uma taxa inicial do franqueado pela permissão do uso da marca conhecida no mercado, conhecimentos compartilhados, processos e estrutura da franquia.

Um outro custo referente ao uso da marca é a taxa de royalties que incidem sobre o faturamento da unidade franqueada, variando entre 5 a 15%. Em alguns modelos, é cobrada uma taxa mensal, além dos royalties.

O documento mais importante é a Circular de Oferta de Franquia (COF), no qual constam todos os detalhes do modelo de franquia. São definidos os direitos e deveres da franqueadora e do franqueado, valores, taxas, prazos e todas as condições e regras de funcionamento de uma franquia.

Na área de e-commerce, um formato muito comum é o marketplace. O franqueado monta uma loja virtual e cadastra seus produtos em uma plataforma pronta, mediante um pagamento mensal ou taxa sobre o valor de cada venda.

Vantagens da franquia digital

Abrir uma empresa do zero é um desafio de muitos empreendedores por diversos motivos, principalmente pela escassez de recursos financeiros e pelos riscos de retorno.

Uma solução acessível é ter uma franquia digital, que é uma opção menos burocrática e possui diversos benefícios. Confira alguns deles:

Possibilidade de trabalhar home office

O regime de trabalho remoto tem feito parte da realidade de empreendedores, trabalhadores e estudantes de todo o Brasil. Aliado à tecnologia e à ferramentas de comunicação e gestão de tarefas, o home office oferece praticidade e maior desempenho, a depender do contexto e da capacidade de integração da empresa.

A franquia digital permite esse trabalho home based, com a tranquilidade de estar mais perto da família, comodidade e conforto do seu lar e ganho de tempo por não ter que enfrentar trânsito em horário de pico.

Redução de custos

Ter uma franquia digital proporciona redução dos custos de funcionamento de uma empresa. Não existe um ponto comercial físico, o formato é todo online.

O investimento inicial é mais baixo comparado a outros modelos de negócio. Começando com a taxa inicial de R$ 5 mil, um computador, internet, plataforma tecnológica e despesas com divulgação, é possível ter uma franquia digital.

A franqueadora fica responsável por todo o suporte e repasse de conhecimentos para estruturação e manutenção da franquia e manter tudo funcionando da melhor forma.

Maior alcance geográfico

Pelo formato digital, esse modelo de franquia permite maior alcance geográfico. É uma possibilidade de alcançar mais clientes e aumentar o faturamento de forma mais rápida.

A internet rompe barreiras físicas de distância e, com uma boa logística para entrega rápida, a franquia tem maior chance de sucesso que uma empresa física. Conforme seu negócio for crescendo, é possível, inclusive, exportar por meio de sua franquia digital. Tudo vai depender das condições de franqueamento. Estude suas metas e objetivos, traçando um planejamento a longo prazo.

Conheça as franquias de tecnologia Omie

Uma ótima opção de franquia digital é investir no ramo de tecnologia. Esse tipo de franquia de tecnologia oferece softwares, aplicativos e ferramentas digitais. O ramo da tecnologia tem crescido muito em função das mudanças sociais e da difusão dos meios de comunicação.

Em um mundo cada vez mais acelerado, a franquia de tecnologia Omie disponibiliza um completo sistema ERP de gestão, solução que integra diversos outros sistemas. É um modelo de negócio amparado em três pilares: educação empreendedora, serviços financeiros e ferramentas de gestão como sistema ERP em nuvem, com funções CRM para relacionamento com seus clientes.

Atualmente, os modelos de franquia Omie são: a tradicional e a microfranquia Omie Light. Confira as principais diferenças esses modelos na tabela abaixo:

Benefícios da franquia Omie

Optando por ter uma franquia Omie, você conta com um suporte rápido e personalizado e as tecnologias mais avançadas, com atualização constante para a gestão da sua empresa.

O suporte inclui consultoria de campo exclusiva, marketing especializado, especialistas de recursos humanos para auxiliar na contratação de colaboradores, universidade corporativa, painel do contador e muito mais.

Algumas das ferramentas disponibilizadas são: CRM, e-commerce e marketplace, emissão de nota fiscal eletrônica, integração com a SEFAZ. Estamos presentes em mais de 20 Estados, com 4 unidades próprias, e mais de 130 franqueados ativos.

Temos um índice de 85% de aprovação entre nossos clientes quanto à qualidade de nossas soluções. Em 2022, a Omie foi reconhecida com o Selo de Excelência em Franchising da ABF, na categoria Serviços e Outros Negócios. Essa premiação reconhece os melhores sistemas de franquias avaliados pelos próprios franqueados.

Venha ser um franqueado Omie e conte com um suporte diferenciado para ter uma franquia digital de sucesso.

Escolha tecnologia e inovação: seja um franqueado Omie

Para ser um franqueado Omie e aproveitar todos os benefícios de ter uma franquia premiada, a primeira etapa é uma entrevista e apresentação do modelo de negócio. Esses requisitos são essenciais para iniciar a colaboração e alinhar objetivos.

Em seguida, passa-se à fase de envio de documentos para aprovação do Comitê de avaliação do perfil do candidato, responsável por validar informações e garantir as melhores condições, tanto do lado do franqueador quanto do franqueado. Tudo é feito de maneira simples, ágil e sem perder tempo com burocracias.

Passando por essas etapas, o contrato é assinado e, então, agendado os treinamentos iniciais. Depois de um onboarding inteligente, e com um excelente suporte da Omie, você já pode começar seu negócio. 

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre franquias digitais, como aproveitar essa nova tendência de mercado e porque soluções tecnológicas são um investimento altamente rentável. Invista em tecnologia: seja um franqueado Omie e esteja à frente de seus concorrentes. Fale com um de nossos consultores agora mesmo!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 80 1

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado