Quem trabalha com gestão financeira precisa sempre estar atento aos objetivos e indicadores financeiros, a fim de que a gestão seja bem sucedida e colabore com a proposta macro de negócio da empresa. Para isso, além de conhecer a margem bruta, é fundamental também saber qual é a diferença da margem líquida.
Esses fatores indicam se uma empresa está com um resultado bom ou se ações precisam ser tomadas para balancear os ganhos e gastos. Ambos são alguns dos pontos analisados em uma gestão financeira integrada, já que essas ações podem impactar todo o ecossistema da companhia.
Neste artigo, vamos aprender o que é margem líquida, a importância desse indicador para a tomada de decisões estratégicas, a diferença dela e da margem bruta e como calcular esse KPI financeiro. Acompanhe a leitura!
Afinal, o que é margem líquida?
A margem líquida nada mais é do que o percentual de lucro que a empresa tem em relação ao total de receita. Ou seja, trata-se de um importante indicador financeiro para determinar o potencial financeiro e econômico de uma empresa.
Essa margem pode ser definida mensalmente, bimestralmente, trimestralmente, semestralmente e assim por diante. Tudo vai depender do objetivo da análise. Se for algo de acompanhamento, sugerimos que a margem líquida seja analisada com mais frequência.
Por exemplo, se for uma revisão de orçamento macro, faz sentido manter a análise com um prazo maior, mas sem deixar de lado o acompanhamento secundário desse KPI.
Esse cálculo é dado a partir da divisão do lucro pela receita total e, depois disso, é necessário multiplicar esse valor por 100 para que o número vá de decimal para porcentagem. A seguir, veja a fórmula:
Lucro Líquido
- Margem Líquida: = ____________________ X 100
Receita Total
Aplicação e exemplos práticos
Imagine que uma pequena empresa tenha faturado R$ 40 mil dentro de 1 mês e que teve R$ 11 mil de gastos com a compra de produtos, mais R$ 5 mil com a folha de pagamentos e R$ 4 mil em despesas da administração.
Quando calculamos as despesas (11 + 5 + 4), temos o valor de R$ 20 mil. Logo, restaram R$ 20 mil que é o lucro líquido (sem os gastos).
Ao aplicarmos na fórmula, temos que lucro líquido é igual a:
- R$ 20 mil, dividido por R$ 40 mil = 0,5, a ser multiplicado por 100, gerando o valor em 50%.
Isso quer dizer que nesse mês, a cada R$ 100,00 vendidos, o lucro foi de R$ 50,00.
Nesse exemplo, os valores foram relativamente baixos, então ficou fácil de fazermos os cálculos. Porém, sabemos que na vida real os números não costumam ser arredondados e isso pode dificultar um pouco a aplicação da fórmula.
Por isso, indicamos que sejam usadas ferramentas que auxiliem e automatizem esses processos, a fim de evitar erros e otimizar o tempo da equipe responsável. Combine a tecnologia a uma parceria com escritório de contabilidade, garantindo melhor controle e resultados.
Entenda a importância da margem líquida
A margem líquida é essencial para um negócio que quer crescer, já que é a lucratividade que ajuda a dizer se a empresa está saudável financeiramente para continuar se desenvolvendo.
Quando esse cálculo é feito, o gestor financeiro analisa se o lucro está dentro do estipulado para o período e se esse valor será o bastante para cobrir os valores gastos e investidos em melhorias para a empresa.
Além disso, deve-se acompanhar esse indicador de modo a fazer com que o negócio fique um passo à frente de possíveis reviravoltas do mercado, que podem impactar drasticamente as finanças. Por isso, indicamos um double check frequente nesses números.
A margem de lucro também pode auxiliar como um indicador de vantagens competitivas e para ver como uma empresa está em relação ao mercado ou em relação a concorrentes específicos. Isso acontece pois algumas companhias possuem margem de lucro maior no seu produto.
Outro ponto é trocar os conceitos de lucratividade e rentabilidade, termos que dizem respeito a diferentes segmentos. Enquanto a lucratividade faz um comparativo do lucro final da empresa com o faturamento das vendas, a rentabilidade compara o lucro final com os investimentos feitos.
A margem líquida também ajuda na indicação aos gestores se a empresa é competitiva no mercado. Isso porque acaba sendo um termômetro de novas oportunidades e melhoria de estratégias em curso.
Qual é a diferença entre margem bruta e líquida?
É possível que você esteja em dúvida sobre quais são as principais diferenças entre a margem líquida e a margem bruta e é exatamente isso que vamos abordar neste tópico!
A margem bruta indica o resultado que uma empresa obteve com suas vendas e o cálculo desse indicador é feito com a divisão do lucro bruto das vendas pela receita bruta, deduzindo os custos de produção.
Assim, quanto maior for o valor da margem bruta, maior será a lucratividade das vendas. Mas, esse valor será referente somente às vendas e não ao lucro da empresa. E é aí que está a principal diferença entre esses KPIs.
Já a margem líquida, como definimos anteriormente, abrange o lucro líquido obtido em um período específico ou para cada item vendido pela empresa. Ou seja, diz respeito à quantidade de dinheiro que resta para ser investido no negócio.
Qual a margem líquida ideal de uma empresa?
Uma boa margem líquida vai variar muito de acordo com o segmento de mercado em que a empresa atua, mas vamos trazer alguns referenciais:
- comércio: a margem de lucro ideal fica entre 10% e 20%;
- prestação de serviços: entre 20% e 30%;
- indústria: 8% a 12%.
Trouxemos alguns valores para você ter como base, porém, lembre-se que tudo varia de acordo com a realidade de cada empresa. Analise seu contexto e adapte os números à realidade vigente.
Como calcular a margem líquida?
Como já indicamos nos tópicos anteriores, o cálculo da margem líquida trabalha com duas variáveis: a receita líquida e o lucro líquido.
Para realizar essa conta, divida o lucro líquido pela receita líquida, considerando o mesmo intervalo de tempo, a fim de que o cálculo fique coerente e possa ser usado para acompanhar de modo fidedigno o desempenho da empresa.
Para fixar bem a fórmula de margem líquida, vamos trazer mais um exemplo de aplicação. Veja:
Supondo que no período analisado de x meses, uma grande companhia teve uma receita líquida de R$ 150 milhões e o lucro líquido foi de R$ 45 milhões. Aplicando a fórmula, temos:
- ML = (lucro líquido / receita líquida) X 100;
- ML = (R$ 45 milhões / R$ 150 milhões) X 100;
- ML = (0,3) X 100;
- ML = 30%.
Esse exemplo traz valores maiores e um contexto que aumenta o nível do cálculo em função dos rendimentos. Apesar da variação dos números, de acordo com o contexto e tipo de serviço, a lógica permanece a mesma.
Facilite o cálculo da margem líquida
O cálculo da margem líquida pode trazer grandes dificuldades, pois envolve muitos valores quebrados e que mudam constantemente. Erros podem comprometer a análise financeira, enviezando os dados e interpretações deles.
Neste conteúdo, você deu o primeiro passo na jornada de entendimento sobre como calcular a margem líquida; além disso, aprendeu, de forma prática, a importância desse fator para a gestão financeira e como contextualizar fórmulas para a realidade de seu negócio.
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