O que é uma API, para que serve e como funciona na prática

Saiba o que é uma API, para que serve, como funciona e como contribui para a rotina do seu negócio.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Em um mercado cada vez mais impulsionado pela tecnologia e inovação, o termo API vem ganhando destaque. Mas o que é uma API e como ela pode transformar o cenário das empresas?

É sobre isso que vamos tratar neste conteúdo! Nele você irá entender o papel das APIs e como elas auxiliam os negócios a se tornarem mais inovadores. Continue a leitura. 

O que é uma API?

API, sigla da expressão inglesa Application Programming Interface (em português Interface de Programação de Aplicativos), nada mais é do que um conjunto de regras e protocolos que permite que diferentes sistemas interajam e se comuniquem entre si, de maneira padronizada.

Essa interface desempenha um papel muito importante na integração de softwares e na troca de dados em diferentes aplicações. Isso acontece porque, essas interfaces fornecem opções que permitem que os desenvolvedores acessem recursos e serviços específicos de um software sem precisar, necessariamente, conhecer todos os detalhes internos de implementação.

Além disso, as APIs são essenciais para a gestão de dados, já que possibilitam que as empresas acessem e manipulem os dados de forma rápida e eficaz para atender diferentes necessidades, como realizar integrações entre sistemas, automatizar processos e obter informações em tempo real. 

Para que serve uma Interface de Programação de Aplicação?

De forma geral, uma API serve principalmente para facilitar a comunicação e a interação entre diferentes softwares e sistemas. Atuando como um conjunto de regras e protocolos para definir como os diferentes componentes de software devem interagir uns com os outros.

Sendo assim, elas possuem um papel fundamental na integração de sistemas, permitindo que diferentes áreas e setores troquem informações de forma transparente, através de padrões pré-estabelecidos. 

Podemos destacar a integração contábil como um exemplo relevante do uso de APIs. Isso porque, para os negócios e seus contadores, esse tipo de integração é primordial para agilizar e otimizar processos relacionados às atividades contábeis, como o envio de dados, atualização de informações e geração de relatórios.

Ou seja, neste caso, ao utilizar as APIs as empresas conseguem conectar seus sistemas diretamente ao do contador, permitindo que as informações sejam acessadas de forma simples e prática, aumentando a eficiência das atividades. Além de evitar erros e problemas, como a falta de dados, informações incompletas, entre outros.

banner cta empreendedor

Como as APIs funcionam na prática? 

Basicamente, as APIs funcionam como um tipo de ponte que permite a comunicação entre diferentes sistemas. Na prática, uma das partes solicita as informações que deseja receber e a interface realiza esse processamento, solicitando os dados de acordo com as regras e funcionalidades que ela disponibiliza.

Após esse processamento, a API retorna com as informações solicitadas pelo contador, por exemplo. Geralmente, essa resposta é enviada em formato estruturado para facilitar a leitura no software. 

Entre os principais exemplos de como as APIs funcionam podemos citar: 

  • Redes sociais: as APIs de redes sociais permitem que os desenvolvedores criem aplicativos que interajam com outras plataformas. Por exemplo, um aplicativo pode utilizar a API do Facebook para fazer login, postar mensagens ou obter informações do perfil de um usuário.
  • Pagamento online: neste caso, as APIs permitem que lojas virtuais aceitem pagamentos em seus sites ou aplicativos. Assim, é possível realizar transações financeiras de forma segura e eficiente, totalmente online.
  • Serviços de localização: APIs como a do Google Maps, por exemplo, possibilitam que os desenvolvedores incorporem mapas e informações de localização em seus aplicativos. Permitindo a criação de mapas, a busca de endereços e de rotas.

Vale destacar que as partes podem utilizar os dados obtidos pela API conforme suas necessidades. Isso vale tanto para a exibição dos dados em uma interface gráfica, processamento dos dados para realizar alguma ação específica ou até mesmo o envio de novas requisições para a interface.

Quais são os tipos de APIs disponíveis no mercado?

Até aqui você já entendeu o que é API, agora chegou o momento de saber quais são os tipos disponíveis no mercado. 

Essas interfaces estão presentes em diversos setores da indústria e podem ser classificadas de diferentes maneiras. Mas, ainda assim, existem dois tipos mais comuns que podem ser utilizados pelas empresas. Abaixo você pode conferir mais detalhes sobre quais são elas.

APIs por finalidade 

As APIs podem ser classificadas com base na sua finalidade ou no tipo de serviço que oferecem. Como um software ERP, que tem como objetivo, por exemplo, integrar diferentes áreas e tarefas. Tornando os processos automatizados, práticos e ágeis. 

APIs por função

As APIs também podem ser classificadas de acordo com sua função ou papel no desenvolvimento de software. Alguns tipos comuns incluem o acesso e manipulação de informações, armazenados em bancos de dados.

Torne os processos da sua empresa mais inovadores com a Omie.Store

Como você viu até aqui, as APIs desempenham um papel fundamental na simplificação e integração de trocas de dados entre sistemas, permitindo que a conexão entre diferentes softwares seja mais eficiente e otimizada. 

Hoje em dia, já é possível encontrar essas interfaces em diversos aplicativos e sistemas, e com elas, as empresas podem aproveitar os benefícios de integração contábil, gestão de dados e outras funcionalidades específicas. Seja para automatizar processos, aprimorar a experiência do usuário ou obter informações atualizadas.  

A Omie.Store possui APIs públicas exatamente com o intuito de atender os clientes que necessitam de soluções específicas que outros sistemas oferecem. Com ela é possível potencializar a sua empresa ao conectar-se com outras ferramentas do mercado. Conheça todos os benefícios dessa integração de dados para a rotina do seu negócio.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.
Pessoas montando Blueprint
Veja como atingir a experiência ideal do cliente com o blueprint e garanta processos otimizados!
economia digital
Desafios e oportunidades na economia digital: conheça mais com a Omie e mantenha sua empresa no foco!