Gestão financeira para escritórios contábeis

Entenda melhor sobre a gestão financeira, além da sua importância para melhorar os resultados da sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Se você tem um negócio, provavelmente já ouviu falar sobre o que é gestão financeira. Afinal, o faturamento de uma empresa, bem como seu sucesso, depende do equilíbrio e controle dos gastos e ganhos, bem como o direcionamento de recursos para investimentos, pagamento de dívidas, entre outros.

Por meio do controle das finanças, são criadas estratégias que ajudam o negócio a crescer, ser mais produtivo e, claro, aumentar os lucros. Por isso, quanto mais efetiva for a gestão financeira da sua empresa, melhores serão os seus resultados e domínio de mercado.

Nesse sentido, manter as ações necessárias em dias, independente do tamanho ou segmento do seu negócio, é essencial, principalmente para PMEs. Além dos riscos financeiros, existem implicações legais que podem ser evitadas com medidas contínuas e simples.

Para entender melhor a importância da gestão financeira e de faturamento, além das vantagens de automatizar dados com tecnologia da Omie, continue a leitura. Impulsione seus resultados com dicas simples que vão mudar seu dia a dia. Vamos lá!

CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 1

Qual a importância da gestão financeira e de faturamento?

A gestão financeira é um conjunto de processos e metodologias administrativas que possibilitam analisar, planejar e controlar as atividades financeiras da empresa. Assim, é essencial para prever e entender possíveis cenários, estabelecer metas e objetivos, além de acompanhar os prazos e resultados atingidos.

Já a gestão de faturamento de uma empresa é um processo utilizado para atualizar todos os dados e informações referentes à entrada e saída de produtos e serviços. Com essas informações o gestor consegue tomar as melhores decisões sobre o negócio, atendendo às necessidades de seus clientes.

Ambas são fundamentais e acabam se complementando. Enquanto uma estabelece as metas, faz análises e controles dos processos, a outra cuida da parte operacional, emitindo notas fiscais, efetivando vendas, analisando o faturamento e controle de entrada e saída.

Ainda, quando automatizadas, essas práticas se tornam ainda mais efetivas e seguras, fazendo com que o negócio cresça de forma estratégica, otimizada, produtiva e competitiva no mercado. O uso da tecnologia faz com que todos os setores da empresa economizem tempo – o recurso mais valioso em qualquer operação.

Vantagens de automatizar a gestão financeira e de faturamento

Gerenciar e controlar corretamente as finanças e recursos de um negócio pode ser uma tarefa bem detalhista, quando feita manualmente. Por isso, contar com tecnologia e um bom sistema de automatização é essencial para que a gestão financeira e de faturamento sejam efetivas.

Existem diversas vantagens que tornam a gestão de negócios mais simplificada e os sistemas de gestão financeira empresarial uma excelente alternativa. Confira algumas delas:

  • Acesso fácil e remoto: com o avanço da tecnologia e o poder de alcance da internet, você consegue acessar todas as suas funcionalidades de onde quer que esteja. Tudo o que precisa é de um dispositivo móvel, como celular, tablet ou notebook. Dessa forma, é possível analisar e controlar todos os processos, mesmo sem estar presente no escritório;
  • Facilita outros processos: outra grande vantagem da automatização da gestão financeira e de faturamento é que você, consequentemente, melhora outros processos, ou seja, consegue emitir relatórios, boletos, faturas e muito mais, de maneira mais simplificada;
  • Economia de recursos: um bom sistema de gestão financeira oferece uma visão completa dos processos da empresa. Assim, você conseguirá entender para onde vai grande parte dos seus gastos e, com base nisso, criar estratégias para economizar, sem prejudicar o negócio;
  • Reduz inadimplência: outra vantagem significativa é que automatizar a gestão de finanças faz com que seus pagamentos fiquem em dia, o que evita atrasos ou problemas maiores. Além de conseguir acompanhar as mudanças sobre taxas de impostos e questões similares;
  • Geração de métricas: em sistemas de gestão, é comum ter uma funcionalidade específica que ajuda a acompanhar o progresso de suas ações, o sucesso dos processos e como andam as metas. Com essas métricas importantes, fica mais fácil tomar decisões estratégicas.

Como vimos, investir na automatização da gestão financeira de faturamento pode ser extremamente vantajoso para o seu negócio. Aqui, na Omie, você encontra o software ideal que oferece tudo isso e muito mais para a sua empresa.

Como funciona a gestão financeira e faturamento Omie?

Na rotina de uma empresa, os colaboradores e gestores precisam lidar com inúmeros documentos e informações que surgem a todo momento. Muitas vezes, fica complicado analisar e controlar todos os detalhes, o que pode levar a erros na horar de gerenciar as finanças ou o faturamento.

Ter fácil acesso a dados referentes às vendas, contratos, prazos e gastos é essencial para as empresas desenvolverem melhores táticas e ajustarem seus processos. Felizmente, a Omie tem algumas soluções ideais para facilitar a gestão financeira e de faturamento do seu negócio.

Uma delas é o gerenciador financeiro. Com ele, você otimiza todos os processos de gestão financeira e de faturamento da sua empresa, elevando cada vez mais seu negócio, de forma estratégica e personalizada.

Conheça um pouco mais sobre como funcionam todos esses processos utilizando o sistema da Omie.

Gestão de contratos

Com a gestão de contratos Omie, toda a sua operação se tornará muito mais simplificada. Isso porque basta inserir os serviços que serão prestados, definir o tempo de vigência do contrato e qual será o dia do faturamento. Assim, no dia definido, o sistema apresentará todos os contratos que precisam ser faturados e, com apenas um clique, você fatura todos os seus contratos automaticamente.

No caso de incluir um novo item ao contrato, é possível definir uma vigência específica e particular, caso seja diferente do tempo de duração do contrato final. Dessa forma, em casos de serviços contratados à parte, como a cobrança do 13º, é possível que sejam adicionados com uma vigência específica. O fluxo de caixa vai considerar o item apenas dentro do período predeterminado.

Por fim, para cadastrar um serviço, basta informar se ele seguirá a vigência final determinada no contrato ou uma especial. Isso permite que você faça o rateio entre os departamentos, além de automatizar a atualização dos faturamentos. Desse modo, garante-se maior controle na gestão de contratos e, consequentemente, na gestão financeira, além do reflexo fiscal e contábil.

Gestão das despesas reembolsáveis

Despesas avulsas, como a contratação temporária de motoboy, gastos com certidões, cartório, impressões e registros na Junta Comercial e outras agora podem ser facilmente incluídas no faturamento. Para isso, basta informar a categoria em que se encaixa a despesa e o seu valor correspondente.

No sistema de gestão, isso acontece de forma automática, ou seja, o valor final do contrato que será faturado é alterado, bem como o fluxo de caixa. Desse modo, no próximo dia de faturamento, todas as despesas reembolsáveis que ainda não foram faturadas serão automaticamente incluídas, gerando os recibos necessários para justificar os reembolsos.

Uma dúvida bem comum é se existem impostos que serão aplicados nessas despesas adicionais. Na verdade, não. Você não precisará pagar impostos para recuperar suas despesas. O sistema, por ser automatizado, já entende que não é necessário incluir esses comprovantes de reembolsos na nota fiscal, justamente para que não haja encargos de impostos.

Faturamento de serviços

Com a Omie é possível faturar todos os serviços realizados pela sua empresa em um só lugar. O sistema permite emitir notas fiscais de serviços ou produtos para qualquer um dos municípios brasileiros.

Por meio da funcionalidade de geração de NFS-e exclusiva, você consegue integrar o documento a qualquer prefeitura do país. Com essa solução totalmente desenvolvida para o seu escritório, você ganha muito mais em produtividade e redução de custos.

E para facilitar ainda mais a integração com as prefeituras, criamos uma funcionalidade especial que permite emitir as notas fiscais indicando diretamente o valor dos impostos ao invés do percentual de alíquotas, como é feito frequentemente.

Considerando que a maioria dos municípios têm suas próprias regras e algumas ainda bem específicas, essa funcionalidade ajuda na organização e manutenção das obrigações legais. Saber cada tipo de enquadramento necessário para as empresas e os seus respectivos impostos, no método padrão, torna o processo mais demorado e com maiores riscos.

As vantagens do ERP online para PME são inúmeras. Ele é o primeiro e único ERP parceiro do contador que, além de integrar as informações contábeis e fiscais automaticamente, ainda pode garantir a melhor gestão financeira empresarial por meio de um software completo e desenvolvido especialmente para acompanhar a sua jornada de crescimento.

Com a Omie, a gestão financeira é mais efetiva

Uma boa gestão financeira e de faturamento pode envolver diversos documentos, informações e dados para acompanhar diariamente, quando feita de forma tradicional. Com um sistema de gestão personalizado e com funcionalidades exclusivas, você consegue automatizar todas essas atividades e tornar a rotina mais simplificada.

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre a gestão financeira e de faturamento, o papel dessa operação em escritórios contábeis e empresas e como a tecnologia pode otimizar o processo de forma completa, a partir de integração e funcionalidades intuitivas.

O sistema da Omie oferece uma variedade de funcionalidades que acompanham todas as etapas da sua empresa, além de integrar e facilitar o acesso às informações de diferentes áreas. Quer entender um pouco mais sobre ele e suas funcionalidades? Conheça o Sistema ERP Omie para escritórios contábeis e torne sua gestão mais efetiva agora mesmo.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Confira o que é a restituição do Imposto de Renda e transforme isso em oportunidade para receber dinheiro de volta.
Autônomos e profissionais liberais precisam preencher mensalmente o Carnê-leão para não ter problemas com a Receita Federal
o que é código ncm
Descubra tudo sobre o que é NCM, para que serve e como realizar a consulta em seu negócio.