Os primeiros passos para ser empreendedor

Descubra o que é ser empreendedor e quais dicas seguir para se tornar o melhor!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ser empreendedor é muito mais do que apenas abrir um negócio ou investir em um determinado serviço. É preciso estudar diversas técnicas de gestão empresarial e saber se posicionar no mercado. Da mesma forma, ser empreendedor é ser líder, é conseguir lidar com situações de crise.

Pode ser um desafio e tanto ser um empreendedor de sucesso. Afinal, não existe fórmula mágica, apenas um caminho constante de reinvenção e aprendizado. Independentemente do tamanho ou tipo do empreendimento, uma coisa é certa: o conhecimento e aprendizado são fundamentais para seu sucesso.

Deve-se considerar algumas dicas na hora de empreender, assim como entender as melhores estratégias para ser empreendedor. Neste conteúdo, você irá entender melhor sobre o empreendedorismo e suas características, acompanhando um passo a passo definitivo sobre esse desafio. Continue acompanhando até o final e descubra!

O que caracteriza uma pessoa como empreendedor?

Um empreendedor é aquela pessoa que sempre enxerga as oportunidades de negócio onde quer que elas estejam. Muitas pessoas acreditam que é preciso começar um negócio do zero, mas, na verdade, um empreendedor também consegue enxergar um negócio consolidado como um novo empreendimento.

Ser uma pessoa empreendedora é estar em constante evolução, buscando novidades e soluções que possam resolver, ou melhorar, diferentes problemas da sociedade. Um empreendedor é alguém inquieto que vê oportunidades de transformação no mercado de serviços e também nas pessoas.

Algumas características clássicas de empreendedores são: liberdade para arriscar sem medo de falhar, flexibilidade para trabalhar onde, como e da forma que quiser, proporcionando a realização de abertura do próprio negócio.

Empreendedor digital

O empreendedorismo digital é uma das formas mais escolhidas, atualmente, para entrar no ramo de venda de produtos e serviços. Para isso não é necessário um espaço físico, mas somente acesso à internet.

Nesse modelo de negócio, o empreendedor utiliza as redes sociais, site, blogs e landing pages como aliadas na hora de buscar alcance e conquistar mais clientes. Para isso, é importante ter bom conhecimento em marketing de conteúdo, para pequenas empresas ou mesmo escritórios contábeis, gestão e vendas on-line.

Um exemplo de negócio digital são as microfranquias Omie. Com elas, você precisa apenas de uma boa conexão com a internet para poder oferecer soluções em sistema ERP. Apesar de oferecer praticidade, a internet é um território com desafios próprios. Por isso, saiba se diferenciar e invista em tecnologia!

Empreendedorismo feminino

Um dos assuntos que mais vem ganhando relevância ultimamente é o empreendedorismo feminino. Apesar de estar rodeado por desafios, como dupla jornada, preconceitos e autoconfiança, o empreendedorismo feminino tem se destacado no mercado, se tornando uma grande tendência.

Mulheres donas do próprio negócio, chefes de família e empreendedoras, infelizmente, ainda precisam ser incentivadas. Mas, apesar disso, elas vêm buscando seu lugar de direito, participando de workshops, networkings e se mostrando cada vez mais determinadas em ter seus espaços.

Passo a passo para ser um empreendedor

Existem alguns passos fundamentais para se tornar um bom empreendedor e, por mais básicos que eles pareçam, serão essenciais para garantir os bons resultados. Entre eles estão:

  • Escolha do nicho: saber em qual segmento de mercado você vai atuar é o primeiro passo para ser um empreendedor. São muitas opções de atuação, por isso, definir bem qual será a escolhida vai tornar suas ações mais assertivas.
  • Faça o mapeamento e pesquisa de mercado: definido o mercado, é hora de entender como ele funciona e quais suas chances de sucesso no meio. Por isso, mapear e realizar pesquisas será de grande valia na hora de abrir o seu negócio.
  • Crie um modelo de ideia: definido o nicho e conhecendo o mercado, é o momento de dar forma a ideia de negócio. Existem muitas maneiras de atuar dentro de um mercado, pode ser online ou fisicamente, com cursos, prestação de serviços, entre outras possibilidades.
  • Monte um plano de negócio: o plano de negócios é o que vai te guiar durante o processo de abertura. É fundamental e um grande aliado para os empreendedores. É uma ferramenta estratégica que vai ajudar o empreendedor a alcançar as metas e resultados pretendidos.

Dicas para ser um bom empreendedor

Os pontos apresentados são parte do caminho para se tornar um bom empreendedor. O processo vai além, ainda, exigindo algumas posturas apresentadas a seguir. Confira algumas dicas para ser um bom empreendedor!

  • Trabalhe sua persuasão: essa característica é essencial. Em algum momento você precisará utilizar a persuasão como ferramenta para convencer clientes, investidores e até mesmo os bancos.
  • Mostre disponibilidade e intenção em ajudar: estar disponível para o cliente é uma das melhores maneiras de atraí-lo.
  • Esteja atualizado e informado das tendências de mercado: estar atento e de olho nas novidades vai te ajudar a sair na frente e propor soluções ainda mais específicas.
  • Tenha um planejamento estruturado e preza pela máxima organização: saber quais desafios podem vir a ocorrer ajuda a estabelecer segurança em seu negócio.
  • Busque estar ativo no networking: essa é uma das formas mais eficientes de atrair clientes, se destacar no mercado e buscar conhecimento sobre o segmento. O networking é considerado uma das melhores maneiras de abrir as portas para parceiros e novos clientes.
  • Tenha uma boa equipe: é importante contar com ajuda de uma equipe, dividindo as responsabilidades e tarefas para que tudo ande conforme o planejado.
  • Esteja aberto a ouvir o cliente: os clientes são essenciais para qualquer empreendimento, por esse e muitos outros motivos, é fundamental ouvir o que eles têm a dizer sobre a sua empresa. Sejam os elogios, ou as críticas, tudo é válido.
  • Preze por construir uma imagem a longo prazo: mesmo no início do empreendimento, é importante prezar por construir uma imagem positiva, utilizando os feedbacks dos seus clientes de forma favorável e que contribuam para a sua autoridade.

Todo negócio passa por muitas etapas de crescimento e, seja qual for a que se encaixe no seu, é preciso trilhar um caminho de excelência.

Cursos para ser um bom empreendedor

Agora você já sabe como ser um empreendedor, conhece todos os passos e aprendeu muitas dicas, é o momento de começar a se preparar para isso. Ser empreendedor exige uma rotina de estudos, dedicação e visão estratégica para onde se vai e como conquistar ainda mais espaço no nicho de mercado escolhido.

Uma boa opção para avançar ainda mais em suas metas é o curso sobre a base do empreendedorismo. Nele, você vai conhecer todos os princípios básicos sobre o assunto, além de aprender a conciliar a vida pessoal e profissional, entre outras coisas. Na Omie Academy, tem esse e muitos outros cursos para alavancar a sua carreira. Vem conhecer!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
maximizando a eficiência financeira
Neste artigo, exploraremos os motivos pelos quais a ativação do Omie.Cash e a adoção do Pix no ponto de venda
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas.
imagem imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas