PaaS: o que é e como funciona?

Saiba mais sobre o PaaS, plataforma para a utilização de diversos recursos de tecnologia. Veja como ele pode alavancar o seu negócio!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Com o avanço da tecnologia, a maneira como o usuário se comporta e vende mudou, muito por conta do desenvolvimento da tecnologia em nuvem. Isso porque permitiu-se a criação de ferramentas que transformaram os modelos de negócio de empresas e deixaram tudo mais prático e ágil. O PaaS é um dos exemplos de como negócio e tecnologia em nuvem podem ser grandes aliados.

O PaaS, também conhecido como “Platform-as-a-Service”, é um modelo de entrega de soluções de tecnologia. Nesse sentido, fornece um conjunto de serviços, além de infraestrutura e ambiente necessários para o desenvolvimento, execução e gerenciamento de aplicativos e dados de um negócio.

Quer saber mais sobre o PaaS? Caso ainda não conheça esse serviço ou não saiba se é um bom investimento para o seu negócio, continue lendo este artigo. Aqui, explicaremos o que é o PaaS, como ele funciona, além dos principais benefícios para o seu negócio. Boa leitura!

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 44

O que é o PaaS e qual sua importância?

Trata-se de um modelo de entrega de soluções de tecnologia. Um provedor que fornece um conjunto de serviços e hospeda todo o ambiente necessário para o desenvolvimento, execução e gerenciamento de aplicativos e dados de um negócio.

A parte da sigla “como serviço”, é um serviço fornecido por terceiros para que sua empresa possa se concentrar no que realmente importa, por exemplo, desenvolvimento de código e relacionamento com clientes. Nesse caso, o PaaS é a plataforma onde os aplicativos e dados ficarão hospedados.

Antigamente, na área de tecnologia das empresas, os desenvolvedores precisavam gerenciar individualmente cada produto licenciado, ou seja, um processo único para cada ação, como implantação, aplicação de patches, atualizações, enfim, todo o trabalho.

Agora, com o uso do PaaS, elimina-se a necessidade de comprar, configurar e gerenciar individualmente todos os recursos de hardware e software, integrando-os em um único ambiente para criar as aplicações de forma muito prática e ágil – fatores que acompanham as necessidades sociais.

O PaaS fica entre o IaaS (Infraestrutura como Serviço) e o SaaS (Software como Serviço), que são os 3 principais modelos de entrega de tecnologia em nuvem conhecidos hoje. Desse modo, proporciona uma plataforma robusta e flexível para a utilização de diversos recursos de tecnologia.

Além disso, os usuários têm a opção de pagar pela PaaS (Plataforma como Serviço) por uso, ou seja, a cada processo de criação e gerenciamento de aplicação. No entanto, existem provedores com planos com uma taxa mensal fixa para acessar a plataforma e gerir seus aplicativos.

Como funciona a Platform as a Service?

A solução de tecnologia PaaS tem três partes principais: infraestrutura cloud, software e interface. O provedor de PaaS é responsável por fornecer tudo que o seu negócio precisa para desenvolver aplicações, como o servidor, redes, software de sistema operacional, armazenamento, bancos de dados e as ferramentas para o desenvolver o aplicativo.

Diferentemente do SaaS (Software como Serviço), o PaaS não fornece apenas um software, mas sim todo um ambiente disponibilizado para os desenvolvedores criarem e gerirem aplicativos.

Ao adotar o PaaS em seu negócio, você enxuga recursos e processos, não precisando comprar, configurar e gerenciar de forma individual os recursos de hardware e software necessários para desenvolver um aplicativo sem obstáculos.

Portanto, a parte bruta fica indisponível para o desenvolvedor, mas consegue focar na parte que é importante. Alguns exemplos que oferecem esse serviço são a IBM, com o IBM Cloud, a Amazon com a AWS e o Google oferece o serviço de Google Cloud.

Quais as vantagens do PaaS para o negócio?

Existem inúmeras vantagens ao usar a PaaS e isso inclui não precisar comprar e manter a parte do TI, como servidores, atualização de infraestrutura, além de não precisar criar uma plataforma para construir sua aplicação.

Ademais, existem vantagens mais práticas que impactam positivamente o seu negócio. Confira as principais vantagens da PaaS.

Redução de custos

Se você possui gastos com licenciamentos de softwares e hardware na hora de desenvolver um aplicativo, o PaaS é o grande aliado para o seu negócio.

Isso porque, reduz gastos de licenciamento de produtos, além de integrar todas as soluções em um único ambiente, otimizando o trabalho do desenvolvedor, bem como auxilia nos custos nas tarefas para gerir as aplicações e outras tarefas administrativas.

Acessos flexíveis

A PaaS (Plataforma como Serviço) integra as soluções em um único ambiente, oferecendo um local compartilhado para desenvolver aplicativos em nuvem. Assim, os desenvolvedores conseguem acessar remotamente todos os arquivos de onde estiverem, de qualquer local com acesso à internet.

Mais liberdade para testar novidades

Ao adotar a PaaS em sua estratégia, a infraestrutura do ambiente fica a cargo de terceiros, consequentemente, isso reduz o tempo que os desenvolvedores escrevem os códigos, focando em aplicativos, além de conseguir testar novas linguagens e implementar as novidades do mercado.

Diversidade de recursos

O grande diferencial das plataformas PaaS é que elas oferecem acesso a uma grande diversidade de recursos em um único ambiente, como servidores, redes, software de sistema operacional, armazenamento, bancos de dados, bem como ferramentas para desenvolver os aplicativos.

Maior escalabilidade

A escalabilidade é a capacidade que uma empresa tem de crescer sem perder a qualidade de entrega. Com a PaaS, sua equipe de desenvolvimento tem o aparato necessário para atender as demandas do mercado e investir em inovações, entregando tudo com muita qualidade.

Menos erros

A plataforma PaaS fornece toda a arquitetura de back-end, portanto, a infraestrutura do ambiente é invisível para desenvolvedores. Desse modo, eles precisam focar apenas em escrever o código do aplicativo em questão, reduzindo significativamente as chances de dar algum erro ao fim do processo.

Maior agilidade em lançamentos

Com a PaaS, você não precisa se preocupar em adquirir hardware e software necessários para cada processo, tudo está integrado em um único ambiente. Por isso, as equipes trabalham focadas no aplicativo e em melhorias, finalizando o projeto de forma rápida e adiantando os lançamentos dos mesmos.

Mais flexibilidade e agilidade

Por fim, o provedor é o responsável por fornecer a PaaS e isso implica que a sua equipe não precisa aplicar esforços para ficar a par das novidades e atualizações dos serviços utilizados, agilizando o desenvolvimento do aplicativo e deixando toda a equipe mais ágil.

Otimize sua estratégia com a tecnologia em nuvem

Como vimos, a tecnologia em nuvem mudou a maneira como o usuário se comporta e vende, revolucionando o mercado — e as empresas precisam se adaptar a isso. Logo, conhecer as últimas soluções disponíveis no mercado é importante para garantir que o seu negócio esteja sempre otimizado.

A PaaS é um serviço fundamental nos dias atuais, além de ser uma solução em nuvem que traz muita praticidade e agilidade para o seu negócio (e inúmeros outros benefícios).

A Omie também oferece soluções em nuvem, como o ERP Omie, por meio de uma contabilidade digital que vai otimizar e facilitar o seu dia a dia e ajudar a desburocratizar a rotina de processos de um negócio. Confira as vantagens de ter gestão na nuvem e como isso pode alavancar seu negócio.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A gestão de projetos pode ser a ponte para entregas de qualidade, com controle orçamentário e eficiência. Entenda como colocar
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
o que é packing: mulher segurando caixa em esteira
Packing eficiente é a chave para melhorar suas entregas. Entenda como ele funciona na logística e veja como otimizar suas