Pick up e drop off: saiba tudo sobre essa tendência logística

Duas tendências do universo do e-commerce, o pick up e o drop off são estratégias complementares que ajudam as organizações a oferecer mais comodidade para sua clientela.
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A forma como os consumidores compram mudou radicalmente nos últimos anos – e o pick up e drop off são duas modalidades que podem ajudar muito a sua empresa a se tornar mais eficiente. 

Duas tendências do universo do e-commerce, o pick up e o drop off são estratégias complementares que ajudam as organizações a oferecer mais comodidade para sua clientela.

Implementá-las demanda certo planejamento logístico, uma vez que é importante se preparar para oferecê-las de forma atraente para seus clientes. 

Se você está achando essa conversa complicada, mantenha a calma: é bem simples!

Nos próximos parágrafos, vamos explicar os conceitos de pick up e drop off e, também, como essas tendências funcionam e como implementá-las. 

Vamos ainda falar sobre as vantagens de utilizar esse tipo de modelo no seu e-commerce. 

Tudo pronto? Vamos lá!

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O que é pick up e drop off?

Também conhecidos pela sigla PUDO, pick up e drop off são duas soluções logísticas para se lidar com entregas e logística reversa de produtos adquiridos pela internet. 

No caso do pick up (que significa “pegar” em inglês), o consumidor pode fazer a compra em um e-commerce e escolher um lugar para retirar o item. 

Esse local pode ser uma loja física ou um estabelecimento parceiro da sua marca. Aqui no Brasil, essa tática também é chamada por algumas empresas de “compre e retire”. 

Já o drop off (que significa “deixar”, em inglês) é o oposto: neste caso, o consumidor pode escolher onde deixar uma mercadoria que deseja trocar ou devolver para a loja. 

Normalmente, os pontos de pick up e drop off são os mesmos, mas isso depende da estratégia de cada empresa. 

Como funciona o pick up e drop off?

Para entender como funciona este processo, é interessante dividir os processos logísticos em duas partes: nas entregas de produtos para o consumidor e nas retiradas de produtos devolvidos. 

1. Nas entregas

De maneira geral, o processo para realizar entregas em pontos de retirada é simples. O começo da operação, inclusive, é parecido com o da maioria das transações feitas pelo e-commerce

Nesse caso, o produto é escolhido pelo consumidor, o pedido é feito e a mercadoria é separada no estoque. A diferença, porém, começa aí: em vez de ir para a casa da pessoa, o produto é enviado ao ponto de retirada

Lá, o consumidor precisa se apresentar, mostrar um documento e fazer a retirada do produto. Antes da encomenda chegar, o rastreamento também pode ser feito até o local de retirada (o pick up). 

A grande vantagem é que em vez de fazer múltiplas entregas de um pedido em vários lugares, é preciso fazer apenas uma só em um lugar, com múltiplos pedidos. 

Normalmente, os pontos de retirada tem um prazo máximo de 7 dias para que o consumidor retire o produto. 

Ter esse prazo é importante para evitar que mercadorias se acumulem, criando gastos com estoque parado

2. Nas devoluções

Os pontos de retirada também podem ser usados para devolução de mercadorias, dentro do processo de logística reversa. 

Aqui, a facilidade de pegar encomendas em um só local também facilita a logística das companhias, reduzindo ainda o tempo necessário para finalizar um processo que costuma ser bastante moroso. 

A ideia é simples: caso precise trocar ou devolver um item, o cliente entra em contato com a loja, programa a devolução e leva um pacote até um ponto de devolução escolhido. 

Lá, a empresa recolhe os itens – em muitos casos, podendo usar até mesmo o mesmo caminhão que levou mercadorias para serem retiradas. 

É uma forma de reduzir custos de maneira bastante eficiente. 

Além disso, a ação é mais simples para os consumidores, uma vez que em vez de precisarem ir até uma agência dos Correios ou aguardarem uma transportadora, eles precisam apenas entregar um pacote no local. 

Onde se localizam os pontos de pick up e drop off?

Existem diversos tipos de pontos de retirada. 

Na prática, qualquer estabelecimento comercial pode ser um ponto de retirada (também chamado de “pick up point”), desde que aceitem essa modalidade.

Entre eles, podem ser citados: 

  • Supermercados; 
  • Bancas de jornal;
  • Centros de distribuição;
  • Farmácias; 
  • Lanchonetes e restaurantes; 
  • Lojas de roupas, calçados ou bijuterias. 

A grande questão para definir pontos de retirada é entender que tipo de estabelecimento tem mais a ver com o seu público. 

Além disso, é importante firmar boas parcerias e prestar atenção em horários de abertura. 

Quais os benefícios do pick up e drop off?

É possível dizer que os benefícios dos pontos de retirada existem tanto para os varejistas quanto para o público.

Por isso, vamos dividir essa lista em duas partes.

1. Benefícios para quem vende 

Ao usar a estratégia de pick up and drop off, há diversos benefícios para as empresas. Entre elas, estão: 

  • Redução de custos de frete
  • Redução do prazo de entrega
  • Economia na manutenção da frota de veículos; 
  • Aumento da eficiência nas entregas; 
  • Melhor processo de logística reversa.

Além disso, vale ainda citar que os estabelecimentos parceiros de pontos de retirada também ganham com o fluxo de novas pessoas, que podem passar a se tornar clientes daquele local. 

2. Benefícios para quem compra

Também há uma série de benefícios para as pessoas que compram os produtos e optam por retirar as mercadorias. Entre eles, estão: 

  • Entrega mais rápida; 
  • Redução de custos de frete;
  • Comodidade; 
  • Falta de necessidade de combinar entrega na portaria ou com vizinhos. 

Conclusão

Se você chegou até aqui no texto, esperamos que tenha já uma boa noção sobre como funciona o pick up and drop off e também esteja pensando em como implementar esse tipo de estratégia na sua loja. 

Se você acha que essa tática está disponível apenas para grandes varejistas, que tal essa informação? 

Graças a serviços como o LoggiPonto, qualquer empresa pode usufruir da estratégia de pontos de retirada. 

Além da comodidade, é uma estratégia que pode ajudar a baratear os fretes da sua loja, especialmente para grandes distâncias no país. 

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