Por que o método BSC está ligado ao Sistema ERP?

Entenda como a integração do BSC com o Sistema ERP pode ser a chave para o sucesso da sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Não é novidade que por trás de toda empresa de sucesso há sempre um bom planejamento e bom uso de ferramentas de gestão. O método BSC pode ser citado como uma boa forma de garantir o crescimento do negócio, tendo um panorama daquilo que deve ser melhorado e de que forma isso poderia ser feito.

Neste post, abordaremos mais profundamente sobre o que é o método BSC, quais os seus benefícios e, principalmente, de que forma a sua integração com um bom sistema de gestão ERP pode mudar completamente o funcionamento da empresa e elevá-la a outro nível.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 42

BSC e Sistema ERP: entenda qual é a relação!

O Balanced Scorecard ou BSC desenvolve um planejamento empresarial que tem como base os indicadores de várias áreas do negócio, buscando definir e reforçar o papel dos colaboradores de forma a alcançar melhores resultados.

Para que isso seja possível, é necessário que a empresa tenha relatórios e indicadores que realmente reflitam a situação atual da companhia, por meio de métricas e indicadores-chave de desempenho.

É por esse motivo que o método BSC funciona muito melhor quando atrelado a um sistema ERP, já que o Enterprise Resource Planning permite uma gestão mais centralizada e eficiente de todas as áreas da empresa.

Além disso, é possível estabelecer parâmetros em um sistema ERP para a medição estratégica do nível de desempenho empresarial, o que ajuda os gestores a desenvolver processos mais eficientes e certeiros para, assim, garantir o crescimento do negócio, tendo em mãos o conjunto de ferramentas necessário para a criação de um BSC que atenda às necessidades da empresa.

Por que adotar o método BSC?

O Balanced Scorecard (BSC) pode ser definido como um método de medição de gestão de desempenho. Ele funciona por meio de um sistema de gestão empresarial, ou seja, o ERP, e com indicadores de desempenho.

Para colocar em prática o BSC, é preciso estabelecer seu objetivo, delimitar quais mudanças devem ser feitas de forma a executar aquilo que busca ser alcançado na empresa.

Ainda, definir medidas que apontem tudo aquilo que necessita ser revisto no funcionamento do negócio para, então, encontrar ações que busquem sanar esses problemas, além de colocar em prática estratégias criadas com base nos dados e indicadores obtidos.

O BSC tem alguns objetivos que devem ser cumpridos para que realmente consiga impulsionar o crescimento e manutenção do negócio.

Objetivos a serem alcançados

Em primeiro lugar, é preciso analisar a parte financeira, buscando obter uma noção de como a empresa será percebida pelos seus investidores. Além disso, deve observar a perspectiva do cliente e buscar a sua satisfação máxima, sempre otimizando os processos internos.

Por meio do BSC, também é possível construir estratégias de inovação e implementação de novos recursos para o futuro, buscando sustentar o crescimento da empresa e alcançar cada vez melhores resultados.

Esse método vai além de sistemas tradicionais que consideram apenas indicadores financeiros, abrangendo também os objetivos a curto e longo prazos, indicadores de ocorrência e tendência, aspectos internos e externos do negócio, além de indicadores não financeiros.

Como o sistema ERP pode ajudar no método BSC?

Para que o método BSC alcance os resultados esperados, é necessário, antes de tudo, que a empresa tenha um bom panorama do seu funcionamento e de seus indicadores, já que, sem eles, é impossível traçar estratégias para o futuro.

O ERP, sistema de gestão empresarial, cumpre muito bem esse papel. Por meio dele, é possível ter uma visão completa de todas as áreas da empresa de forma integrada, rápida e eficiente, otimizando processos e reduzindo a incidência de erros e retrabalhos.

Esse sistema de gestão não só oferece dados completos e confiáveis, como também auxilia na interpretação desses dados, uma vez que, por meio dele, é possível estar sempre por dentro de tudo o que ocorre na empresa, tanto interna quanto externamente. Assim, consegue-se transformar dados em verdadeiros indicadores, o que é crucial para o método BSC.

A seguir, confira alguns dos benefícios da integração entre o BSC e o ERP.

Organização empresarial

Tendo em mãos dados concretos sobre a saúde da empresa em todos os níveis, é possível organizar e otimizar processos, delegar atribuições aos colaboradores de forma mais inteligente, além de economizar tempo e esforço, já que se sabe exatamente os problemas que devem ser solucionados e como chegar a esse objetivo.

Acompanhar o desempenho da empresa

Por meio da integração entre as informações oferecidas pelo sistema de gestão, é possível ter um bom panorama da situação atual e acompanhar o desempenho da empresa a qualquer tempo, já que boa parte desse processo passa a ser automatizado.

Registro de dados em um único lugar

Integração é a palavra-chave de um sistema ERP. Todas as informações mais importantes sobre a empresa passam a ser armazenadas em um único lugar, seguro, confiável, eficiente e otimizado, poupando tempo e retrabalho por parte dos gestores e demais colaboradores da empresa.

É impossível gerir o que não se mede

Para que o método BSC possa ser aplicado, é necessário, em primeiro lugar, ter em mãos todos os indicativos a respeito da organização interna e externa da empresa. Sem isso, não há como fazer uma gestão eficiente e voltada à resolução de problemas e crescimento.

Sistema ERP Omie

Aqui, ficou claro como o método BSC é uma ótima maneira de contornar obstáculos e sempre garantir a manutenção e o crescimento da empresa no mercado, o que só pode ser feito com a integração a um bom sistema de ERP.

A junção dessas duas ferramentas pode abrir caminhos e garantir um bom funcionamento da companhia, tanto no nível interno, em seus processos e com seus colaboradores, quanto no externo, com investidores e clientes.

O sistema de ERP Omie oferece uma plataforma de integração completa entre os mais diferentes níveis da empresa de forma descomplicada e dinâmica, sempre buscando auxiliar gestores das mais diversas áreas a alcançar um maior nível de excelência e profissionalismo.

Comece hoje mesmo a evoluir com a transformação digital e mantenha-se atualizado. Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, informação é a chave do sucesso. Conte com as soluções e conteúdos da Omie!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
duas pessoas conversando sobre como abrir uma empresa
Se você quer ter o próprio negócio, precisa entender o passo a passo para abrir uma empresa de forma simples
Pessoa fazendo governança de dados.
Tenha uma gestão transparente e mais estratégica com a implementação da governança de dados.
ERP para pequenas empresas

MEI

Você já considerou a implementação de um ERP para pequenas empresas no seu negócio? Ententa as vantagens aqui!