Qual a diferença entre cross selling e up selling?

Conheça as técnicas de cross selling e up selling e saiba como elas podem ajudar a ampliar as oportunidades de negócio no seu processo de vendas.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Com um mercado em alta competitividade, é preciso trabalhar com técnicas e metodologias para extrair ao máximo as possibilidades de vendas feitas para os clientes, buscando fidelização e bom relacionamento.  

Dentre as práticas realizadas nas estratégias comerciais, há duas bastante conhecidas: cross selling e up selling, poderosas estratégias para otimizar vendas e oferecer soluções mais completas para os clientes.

Apesar de serem métodos semelhantes, há algumas diferenças nas finalidades importantes de cada estratégia. Conheça melhor cada uma delas e saiba como aplicar de forma efetiva no seu negócio. 

O que é cross selling e up selling?

Cross selling é também conhecido como “venda cruzada”. Estratégia que leva esse nome porque consiste em oferecer para o cliente um produto ou serviço semelhante ao que ele já adquiriu. Esse produto vem como uma solução complementar que pode maximizar os benefícios adquiridos pelo cliente e trazer mais oportunidades de negócio para a empresa.

Up selling funciona como um ganho adicional ou um upgrade que o cliente pode ter. Essa prática consiste em oferecer um produto ou serviço com um benefício ainda maior para o cliente. Geralmente, essa oferta vem acompanhada de uma boa condição de pagamento, dentre outros benefícios, tornando a condição muito atrativa para o cliente, que poderá ter mais ganhos adquirindo um melhor produto. 

Ambas estratégias são usadas com o intuito de oferecer soluções mais completas que resolvem e ajudam o cliente a chegar no seu objetivo. As metodologias contribuem também para otimizar as vendas trazendo mais oportunidades comerciais.

Outro ponto interessante a ser levantado é a oportunidade de construção do bom relacionamento com o cliente que as práticas de cross selling e up selling trazem. Com isso, vem as chances de fidelização e novos negócios. 

Qual a diferença entre cross selling e up selling? 

As duas técnicas de vendas são utilizadas, muitas vezes em conjunto, pelas equipes comerciais das empresas. No entanto, há diferenças entre cross selling e up selling, sendo a principal delas a finalidade de cada estratégia. 

A técnica de cross selling foca em adicionar produtos ou serviços no contrato, para que o cliente obtenha uma solução mais completa, já o up selling foca em levar o cliente a adquirir uma versão mais completa e efetiva do que ele estava procurando. 

Como usar o cross selling e o up selling para aumentar as vendas?

Investir em estratégias de cross selling e up selling é uma excelente forma de impulsionar novos negócios para a empresa e de fidelizar o cliente. Quando utilizados em conjunto de forma inteligente, eles podem trazer ótimos resultados.

É preciso ter cautela e oferecer produtos realmente relacionados ao que o cliente procura para conseguir converter processos de venda em compra, pensando sempre em melhorar as soluções oferecidas, e não apenas em forçar mais vendas para o cliente sem objetivo nenhum. Então, para utilizar ambas técnicas de vendas em conjunto, é preciso entender o momento do cliente e como o seu produto pode colaborar. 

Cuidados ao usar o cross selling

Alguns cuidados são fundamentais para proporcionar um bom atendimento para o cliente e obter sucesso nas estratégias de cross selling. Entenda como o relacionamento com o cliente é importante para gerar confiança e conquistar mais sucessos ao usar essa técnica de venda. 

Ganhe a confiança do cliente 

Um ponto fundamental ao realizar uma venda em cross selling é a confiança. É preciso, de fato, transmitir credibilidade demonstrando que os produtos ou serviços adicionais ofertados geram benefícios superiores. A relação com o cliente pode ser muito prejudicada se parecer que o vendedor está apenas interessado em vender mais produtos. 

Além disso, é preciso estar atento à realidade da empresa desse cliente. Oferecer uma solução que está muito distante da realidade do negócio ou muito longe do que ele pediu, pode trazer percepções negativas sobre o seu atendimento. 

Automatize os processos

Automatizar processos pode ser uma estratégia inteligente. Mas, é preciso realizar as configurações conforme a necessidade do cliente para oferecer soluções certeiras. Se você possui um e-commerce ou um marketplace, por exemplo, os produtos oferecidos para a venda cruzada devem ter alguma relação.

Use uma abordagem coerente e controlada

Ao invés de se preocupar apenas em oferecer novos produtos ou serviços, procure ouvir o seu cliente com atenção para fazer uma abordagem coerente e controlada na hora certa. O seu cliente se sentirá muito mais confortável e confiante de comprar de você se o serviço adicional oferecido realmente tiver relação com a solução que ele está buscando e com o momento da sua empresa. 

Cuidados ao usar o up selling

Para garantir um up selling de sucesso, conseguindo, de fato, incentivar bons upgrades, é preciso do treinamento adequado do time para agir no momento certo e acompanhar de perto as oportunidades, que devem ser observadas com um olhar experiente e estratégico.

Treine e desenvolva o time interno

Um dos grandes pontos de atenção para ter sucesso em uma venda no momento do up selling, é a percepção de que aquele é o momento certo para oferecer o produto ou serviço. Para identificar esse momento, o time precisa estar muito bem desenvolvido e conseguir lidar bem com cada etapa da negociação. 

Um time mais experiente entenderá quando o cliente estará pronto para ouvir a proposta, além de realizar um acompanhamento de perto em busca de novas oportunidades. O relacionamento com o cliente importa mais do que nunca quando praticar a técnica de up selling. 

Acompanhe oportunidades

Fique de olho em todos os sinais de oportunidades que o seu cliente demonstrar, desde a etapa de captação e negociação. As oportunidades podem ir mudando pelo caminho e o vendedor precisa estar preparado para identificá-las. É preciso saber em que momento o seu cliente está e oferecer a solução mais adequada possível, mesmo que seja a mais simples naquela situação.

Considere dados na tomada de decisão

Tomar decisões baseadas em dados é uma forma inteligente de entender de fato os resultados dos seus esforços. Procure definir e analisar dados de CRM para entender todas as etapas de compra que os seus clientes estão percorrendo e como se comportam em cada uma delas. 

A partir desses dados, é possível colher ricas percepções e redesenhar a sua estratégia sempre que possível, buscando melhores resultados e melhorias contínuas para o processo de vendas da sua empresa.

Aproveite melhor as oportunidades do seu negócio

Agora que você já entendeu o que são as estratégias de cross sell e upsell, assim como as principais diferenças entre elas, poderá aproveitar ao máximo as oportunidades comerciais que surgirem para a sua empresa de forma inteligente e estratégica. 

Para otimizar cada vez mais o seu processo de vendas e realizar a sua gestão comercial em um só lugar, você pode contar com um sistema que vai ajudar a vender mais e melhor, trazendo maior produtividade e aproveitamento de tempo.

Conheça o sistema comercial da Omie e tenha mais controle das suas vendas em um só lugar! 

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Marketing para pet shop
Saiba como o marketing para pet shop pode transformar seu negócio no ramo. Dicas práticas e eficazes para melhorar a
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
conheça os principais de indicadores de vendas
De leads a lucros: saiba como medir e melhorar seu desempenho com 8 indicadores de vendas.