Quais são os sistemas ERP mais usados nas empresas?

Saiba quais são os principais sistemas ERP mais usados no mercado e como eles podem facilitar a sua gestão.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Com tantas opções de sistemas ERP disponíveis no mercado, pode ser desafiador escolher a solução ideal para o seu negócio. Afinal, diversos aspectos devem ser ponderados antes de determinar qual deles se tornará o seu parceiro na gestão.

Para simplificar esse processo e auxiliá-lo a compreender os requisitos essenciais de um sistema ERP, suas funcionalidades principais, e oferecer orientações para tomar essa decisão, elaboramos este conteúdo.

Aqui, você terá acesso a informações abrangentes sobre os sistemas ERP mais utilizados, bem como a maneira como podem otimizar as operações diárias do seu negócio.

Bannner para conhecer o sistema

A história do sistema ERP no Brasil

No Brasil, o sistema ERP surgiu ainda na década de 70. Mas foi nos anos 90 que ele se popularizou. As empresas, principalmente as de grande porte, começaram a adotar essa solução para se adequar às crescentes demandas e competição do mercado.

Nos anos 2000, surgiram sistemas com versões mais acessíveis e simplificadas. Assim, as PMEs também começaram a investir nesse tipo de solução, que possuem funções integradas com diferentes tecnologias, incluindo a nuvem. 

Isso permitiu uma maior mobilidade e flexibilidade para as empresas, facilitando o acesso a informações em tempo real, melhorando a colaboração entre áreas e tornando a gestão estratégica e mais eficiente.

Além disso, com o avanço da tecnologia, os softwares passaram a se especializar em atender a setores específicos, como manufatura, varejo e serviços. Dessa forma, as empresas passaram a contar com soluções mais alinhadas às suas necessidades e processos específicos.

Por que usar um sistema ERP?

A implementação de um sistema ERP pode oferecer uma série de vantagens e benefícios para a sua empresa, principalmente se você enfrenta problemas de gestão e com processos manuais. 

Confira abaixo, algumas dos motivos pelos quais usar um ERP pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Eficiência operacional

Um dos principais benefícios que um sistema ERP oferece é o aumento da eficiência operacional. Isso porque eles automatizam tarefas do dia a dia, como processamento de pedidos, faturamento, controle de estoque, entre outros.

Dessa forma, é possível eliminar os esforços e integrar os processos em um lugar, reduzindo a necessidade de colocar manualmente dados no sistema e cometer erros. Além disso, ele possibilita criar indicadores que contribuam para a produtividade. 

Assim, os funcionários podem se concentrar em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado para o negócio. 

Tomada de decisões embasadas em dados

Outra vantagem são os dados fornecidos pelos sistemas ERP que desempenham um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas. 

Como eles coletam e reúnem dados de diferentes áreas da empresa, acabam fornecendo uma visão abrangente das operações. 

Assim, é possível gerar insights valiosos para tomar decisões informadas na hora de otimizar processos, identificar oportunidades de crescimento e alocar recursos de forma eficaz. 

Conformidade regulatória

Toda empresa precisa estar em conformidade com as regulamentações do seu setor. Aquelas que fazem parte de segmentos como o de saúde, em clínicas médicas, alimentos e financeiro, como contabilidade, por exemplo, podem se beneficiar muito com um sistema ERP. 

Isso porque eles possuem recursos específicos para ajudar esses negócios a cumprir as regulamentações governamentais e do setor. 

Com o sistema é possível realizar o cálculo e relatório de impostos, ficar de olho nas normas contábeis, fazer a emissão de notas fiscais e muito mais.

Ou seja, a solução garante que as empresas estejam sempre conforme os requisitos de segurança, qualidade e regulamentação determinados pelo setor.

Principais funcionalidades dos sistemas ERP

Para atender as principais necessidades dos negócios brasileiros, os sistemas de ERP são desenvolvidos com funcionalidades que contribuem para tornar a gestão ainda mais simples e otimizada. 

Confira abaixo quais são as principais funções que os melhores sistemas ERP oferecem:

Gestão financeira

A gestão financeira é essencial para a saúde e sucesso de um negócio e os sistemas ERP apresentam funções específicas para garantir um controle financeiro eficaz.

Por exemplo, eles simplificam o acompanhamento das contas a pagar e a receber, automatizando a entrada de dados. Além disso, emitem lembretes de pagamento e oferecem informações em tempo real sobre as transações financeiras.

Os ERPs geram relatórios financeiros importantes e detalhados, como: 

Esses relatórios, por sua vez, fornecem uma visão clara da saúde financeira da empresa, ajudando na tomada de decisões informadas.

Gestão de recursos humanos

O ERP também é um grande aliado na gestão de recursos humanos nos sistemas, simplificando toda a administração de pessoal. 

A solução automatiza o processamento da folha de pagamento, incluindo cálculos de salários, impostos e benefícios. Dessa forma, é possível reduzir erros e agilizar o pagamentos aos funcionários.

O sistema ainda auxilia na gestão de uma força de trabalho substancial, incluindo o gerenciamento de escalas de trabalho, férias, treinamentos e acompanhamento de desempenho, por exemplo.

Gestão de estoque e logística

Se a sua empresa lida diariamente com produtos físicos, uma boa gestão de estoque e logística é essencial. Felizmente, os ERPs oferecem funções valiosas para otimizar essas áreas.

O sistema ERP permite o rastreamento em tempo real do estoque, ajudando a evitar a falta ou o excesso de produtos. Ele também facilita a gestão de diferentes espaços de armazenamento.

Dessa forma é possível aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos, otimizando o fluxo de materiais, reduzindo custos de transporte e garantindo entregas pontuais. 

Gestão de vendas e CRM

Por fim, vale destacar que um sistema de ERP completo, como o da Omie, torna a gestão de vendas ainda mais efetiva. 

Isso porque ele auxilia na gestão de pedidos, cotações e comissões de vendas, agilizando o processo de vendas e melhorando a precisão das informações.

Além disso, módulos de CRM dos sistemas ERP permitem acompanhar as interações com clientes, histórico de compras e preferências. Assim, é possível personalizar o atendimento ao cliente e aumentar as chances de fidelização.

Principais sistemas ERP utilizados nas empresas

Com a transformação digital e avanço da tecnologia, surgiram várias opções de sistemas ERPs que podem ser utilizados no seu negócio para melhorar a gestão e os processos. 

Entre os principais sistemas ERP do mercado podemos citar:

  • SAP ERP: é um dos sistemas ERP mais usados por empresas de grande porte. Ele conta com funções importantes simplificar a rotina como gestão integrada, módulos específicos para diferentes setores, além de recursos de análise de dados para que a tomada de decisão seja mais assertiva.
  • Oracle E-Business Suite: indicado para empresas de todos os portes, esse sistema conta com funcionalidades que permitem a gestão de cadeia de suprimentos, projetos e recursos humanos. Ele também possui integração com ferramentas para análises.
  • Microsoft Dynamics 365: além de possuir as funções tradicionais de um ERP, é uma solução que oferece integração com outras ferramentas da Microsoft. Ele se destaca por permitir que as empresas escolham módulos que melhor atendem às suas necessidades. 

Qual sistema ERP usar?

Como você pode imaginar, a escolha do sistema ERP é uma decisão estratégica e importante. Afinal, ela requer análise e consideração de vários aspectos que podem ser respondidos por perguntas como: 

  • Quais são as necessidades que precisam ser atendidas em seu negócio?
  • Quais são as metas e objetivos definidos? Como o sistema vai ajudá-lo com isso?
  • Qual é o seu orçamento disponível?
  • A opção escolhida oferece integração com outros sistemas existentes?
  • A empresa que fornecerá o ERP oferece suporte e treinamento?

Com base nessas perguntas, você pode decidir qual é a melhor opção de ERP para o seu negócio. Se possível, busque por empresas que oferecem a opção de teste da solução. Assim, você terá maior certeza de que está tomando a decisão correta. 

Além disso, não esqueça de avaliar as funções. Tenha em mente que a escolha certa de um sistema ERP pode transformar seu negócio! Conheça as funcionalidades do sistema de gestão Omie e eleve os resultados de forma eficiente e estratégica.

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
Veja como fazer análise de risco, superar desafios de gestão e transformar ameaças em oportunidades de melhorias e lucros de
Aprenda como fazer a implementação de ERP na sua empresa de maneira simples. Confira um passo a passo explicativo do